Casa De Oração Indio Tupinambá-Cointá

Casa De Oração Indio Tupinambá-Cointá Casa de Oração voltada a Religião UMBANDISTA
Sacerdote responsável:Wilson José Santana até 2021
Sacerdotisa responsável:Maria José Brancati Santana

O nosso ideal é utilizar a mediunidade em prol da comunidade que necessita de uma orientação espiritual com a permissão do nosso PAI OLORUM, onde iremos atender a todos os consulentes independente de sua cor, raça, credo religioso ou posição social. Nesta casa você encontrará muita PAZ, HARMONIA e principalmente ATENÇÂO , pois somos um grupo de colaboradores compromissados com o plano espiritual

sem fins lucrativos e com o ideal de realizar ajuda espiritual a todos. As graças serão alcançadas de acordo com o merecimento de cada pessoa,e com a permissão de nossos sagrados e amados Orixás.

27/02/2025
03/09/2022

Quem é a Vítima?

Quantos Pais, Mães, Zeladores, Dirigentes são mal falados por aí?
Quantos terreiros sofrem com a famosa frase:
Aquele terreiro não presta...
Mas será tudo verdade?
Será toda história que aquele medium levantou tem fundamento?
Aí partimos para a análise da questão:
Analisar os fatos gerais, ver os envolvidos e percebemos que aquele medium já passou por vários terreiros e na maioria das vezes a história contada se repete...
É triste minha gente, tal realidade ser tão comum nos dias de hoje!
O medium vai pro terreiro para assediar outros médiuns...
O medium vai pro terreiro pra mostrar que tem entidades fabulosas...
O medium vai pro terreiro achando que sua vida até então que tinha trapaça, mentiras, falta de caráter, vícios, imoralidades, vai mudar sem que ele mude suas atitudes...
Mas no terreiro tem Orixá né?
Orixá muda a vida!!!
Orixá da bençãos!!!
Mas no terreiro tem Exú né?
Exú da caminho e proteção...
Pior, a gente ouve tais coisas e quando olhamos nos olhos de tal medium, percebemos que ele está exigindo a tal mudança na vida promíscua dele sem ele ao menos tentar mudar as atitudes...Saímos por Zeladores falhos, sem poder, sem mão para os trabalhos...
Será que este tipo de medium foi vítima de um zelador "ruim" ou de um terreiro "fraco"?
Sabemos da resposta...
Medium que roda terreiros não movimenta sua vida!!!
Imaginem plantar uma semente num canto, retirar a semente e plantar em outro canto e novamente e novamente...
Chega uma hora que a semente perde a vida, apodrece!!!
Eu como zelador digo: Chega de aceitar tudo de braços abertos!!!
Médium de Umbanda, Candomblé...Deve sim ser exemplo de boa conduta, deve estar num terreiro por amor e não por interesses!!!
Ir para o terreiro para cantar o irmão ou irmã que estão solteiros(as) não é nenhum tipo de Axé pelo que sei... E f**ar no pé da pessoa fora do terreiro tbm não é legal...Ou aprendi errado até agora....
Ir para o terreiro ou nas "esquinas" e acender velinha pra desejar mau do outro tbm não é Axé!!!
Ficar devendo para um irmão ou irmã de corrente que acreditou em vc e não pagar por canalhice tbm não é Axé!!!
Fofocas, sem vergonhice, panelinhas, tbm não são Axé!!!
O exemplo de um Umbandista não é somente no dia da gira ou seja não é somente dentro do terreiro, a vida fora do terreiro tbm pontua e muito!!!
Aquele(a) espertalhão acredita que sempre está a frente dos outros...Triste engano!!!
O espertalhão ganha pequenos passos...
O sábio ganha uma caminhada!!!

Pai Beto de Ogum e Xangô

TULAR -Tenda de Umbanda Liberdade, Amor e Respeito

21/08/2022

O SIMBOLISMO DA ESPIRAL

É um dos símbolos mais herméticos e de profundo signif**ado simbólico, dependendo a sua interpretação do contexto onde está inserido.

A espiral provém, etimologicamente, do grego speira que signif**a enrolamento. Ao contrário do círculo que é um enrolamento fechado, em que cada ponto está equidistante do centro único que lhe deu origem, a espiral, pelo contrário, é um enrolamento aberto, em que cada ponto se situa a uma distância variável da multiplicidade dos seus centros criadores.

Enquanto o círculo é o símbolo da indiferenciação primordial e da estabilidade, a espiral representa um caminho e um movimento. Partindo do ponto e do seu desenvolvimento, ela incita a uma reflexão sobre o movimento eterno da vida.

Assim, a representação da espiral convida a uma reflexão sobre o que nos liga à origem e sobre o que é a nossa própria responsabilidade, isto é, o percurso evolutivo e, por que não dizê-lo, iniciático da nossa vida.

Uma representação da espiral vertical é o caduceu. As duas serpentes enrolam seu corpo em volta do pilar axial, descrevendo assim um movimento espiralado que traduz a ascensão das energias. Encontramos igualmente uma forma espiralada para descrever a subida das energias em função da sua passagem pelos diversos chakras.

A espiral está associada à noção de viagem espiritual ou iniciática. Nesse sentido, ela foi escolhida como elemento terminal do báculo ou cajado dos guias espirituais. A espiral simboliza, assim, um estado evolutivo.
(...)
As formas em espiral são visíveis na natureza desde as galáxias até aos remoinhos; desde as serpentes enroladas até às impressões digitais e à estrutura em dupla hélice do ADN no núcleo de cada célula.

Insculpidas em megálitos, as espirais sugerem uma viagem labiríntica ao além. Por outro lado, a espiral também pode simbolizar o tempo, os ritmos da natureza e os ciclos cósmicos, quando a uma forma circular se acrescenta o impulso rotativo. A espiral desenrolada é fálica e masculina; a espiral enrolada é feminina; a dupla espiral é um símbolo de fertilidade.

02/08/2022

TOME CUIDADO ao tentar reconstruir aproximações que a vida rasgou. Não tem nada com guardar mágoa. Tem tudo haver com guardar o coração ❤ EXISTEM DISTÂNCIAS QUE SÃO NECESSÁRIAS. Lembra de Abraão e Ló??? Tiveram que se afastar, NÃO ERA NADA PESSOAL mas a convivência não ERA MAIS SAUDÁVEL. Isso não signif**a que jamais se viram, pelo contrário, Abraão chegou entrar em guerra para resgatar seu sobrinho, no entanto não o trouxe para o seu dia a dia.

CONCLUSÃO: Algumas pessoas continuarão no nosso caminho, mas NÃO MAIS NA NOSSA MESA.

Texto de Fernanda Cruz

09/07/2022

Guias Estressados?


Quando um consulente, durante uma Gira, é atendido por um Guia, aquele é um momento mágico; muitas vezes, esclarecedor, divisor de águas e decisório na vida da pessoa. E é assim que tem que ser: ISSO É UMBANDA - ajuda, amparo e orientação.
No atendimento, a pessoa enxerga aquela incorporação como a materialização da Umbanda. Para ela, o Guia é o representante da religião e o que ele fala ou faz é reflexo do que é a Umbanda.
Essa visão pode se tornar deturpada na medida em que o consulente desconhece a possibilidade do médium desequilibrado intervir na incorporação e vai embora da Gira com uma impressão errada da nossa religião.
Dentre os vários mitos em torno da incorporação dos Guias, há um que se destaca pelo potencial de influenciar negativamente o consulente em relação ao seu conceito do que é a Umbanda: Guias bravos, estúpidos,s ecos, mal educados, tratando mal todo mundo!
Meu entendimento é que todo Guia, para conquistar o grau de Guia, passou por muito estudo, muito trabalho, muita vivência, onde adquiriu muita sabedoria. Na minha visão, os Guias são espíritos de irmãos mais velhos e realmente muito mais evoluídos que nós.
Como é que alguém que adquiriu maturidade e equilíbrio pode ser estúpido e mal educado? Como assim?
Há aqueles Guias “incorporados” que só sabem dar bronca, criticar, julgar e condenar. Daí, o consulente sai da Gira muito pior do que chegou; mais triste, mais culpado, mais nervoso e, muitas vezes , com raiva da casa, do Guia e da Umbanda. E sai falando mal por aí e nunca mais volta. E dou toda razão, pois eu faria o mesmo se estivesse buscando ajuda e recebesse pedradas!
Até os cambones evitam trabalhar com esses Guias, pois muitas vezes são tratados com palavras ríspidas, autoritárias e humilhantes.
Que fique muito claro uma coisa: ISSO NÃO É UMBANDA - isso é médium em animismo, colocando para fora toda sua revolta, raiva e stress que estava acumulado, contido e abafado dentro dele e explodiu na incorporação.
Uma coisa é ter um Guia específico que é mais direto, mais sério, mais disciplinador. Outra coisa é ter a maioria (ou todos) os seus Guias apresentando-se com raiva e revolta dos nossos erros e limitações encarnadas.
Caridade também é compreensão, compaixão, tolerância, paciência, incentivo e esperança - e o Guia sabe disso melhor que ninguém!
O Guia, que é calmo, equilibrado, tem discernimento e nutre por nós um amor incondicional, olha pra seu médium, com o carinho e a tristeza do pai que vê seu filho doente da alma.
Mas ele continua vindo e incorporando assim mesmo, pois é refletindo o íntimo de seu filho que talvez ele o desperte para os desequilíbrios de sua vida que estão se materializando durante a incorporação. E, consciente de si mesmo, esse médium busque ajuda para mudar e melhorar.
Você, médium que incorpora e dá consultas em seu terreiro, faça uma autoanálise, faça uma reflexão de seus Guias e o comportamento deles e meça onde termina o seu ego desequilibrado e onde começa a sabedoria e o amor do Guia durante as incorporações.
por: Fabiana Carvalho
Postado por Fraternidade Espírita Monsenhor Horta

18/06/2022

DESENCARNES

Todos os Espíritos podem se comunicar logo após sua morte?
Sim, pelo menos teoricamente, todos os Espíritos podem se comunicar após a morte do corpo físico. Porém, a Doutrina Espírita nos ensina que o Espírito sofre uma espécie de perturbação (que nada tem ver com desequilíbrio) que pode demorar de horas até anos.

Uma criança, quando desencarna, seu Espírito terá a mesma idade que ela tinha, quando era encarnada?
Sim, dependendo, no entanto de sua maturidade espiritual. O Espírito, quando desencarna, permanece com os mesmos condicionamentos mentais que tinha na Terra, até que se conscientize de sua real situação. Permanecerá em estado de criança ou de adolescente, por um determinado tempo, dependendo de sua evolução, ou seja, de seu grau de entendimento, até que adquira plena consciência de sua condição e de suas necessidades. Isso, geralmente acontece com Espíritos que ainda estão em situação de pouca evolução espiritual. Por isso, nas colônias socorristas próximas à crosta terrestre, encontram-se Espíritos em condição de crianças e adolescentes. Deve-se saber, entretanto, que esta situação perdura apenas por um determinado período.
O que acontece com os recém-nascidos que logo morrem? E por que isto acontece?
O Espírito de criança morta em tenra idade recomeça outra existência normalmente. O desencarne de recém-nascidos, freqüentemente, trata-se de prova para os pais, pois o Espírito não tem consciência do que ocorre. A maioria dessas mortes, entretanto, é por conta da imperfeição da matéria.

www.espirito.or.br

Informações igualmente preciosas nos deu André Luiz, em sua obra intitulada Entre a Terra e o Céu, psicografada por Francisco Cândido Xavier.

Conta-nos ele que, em determinado momento no plano espiritual, passa a ouvir uma suave melodia; ao se aproximar, percebe que a música era entoada por um coro de crianças felizes e sorridentes, em meio a paisagens de rara beleza. Ele se encontrava no Lar da Bênção — um misto de escola de preparação para a maternidade e abrigo para espíritos que haviam desencarnado na infância. Alguns deles, naquele exato momento, recebiam a visita de suas mães, ainda encarnadas, que para lá se deslocavam por ocasião do sono físico. André Luiz, então, fascinado com o que via, questiona se haveria ali cursos primários de alfabetização; ao que a dirigente daquele educandário responde afirmativamente, pois que se tratava de um verdadeiro estabelecimento de ensino no além, que abrigava à época, cerca de dois mil espíritos desencarnados em tenra idade, que lá permaneciam até reunir condições para retornar ao plano físico, o que se dava, na maioria das vezes, antes que o Espírito retomasse sua compleição adulta.
Surge, então, a instigante questão do “crescimento das crianças no plano espiritual”, que estará intimamente atrelada à retomada de consciência por parte do Espírito desencarnado, o que lhe permitirá plasmar as modif**ações necessárias em seu corpo fluídico.

LIVRO DOS ESPIRITOS - Allan Kardec. Da Pluralidade das existências. Parte Segunda. Capitulo IV. Perguntas 197 a 199.
Tema: Sorte das crianças depois da morte.

1- Criança desencarnando em tenra idade define grau evolutivo do espírito ?
A criança desencarnada em tenra idade pode sim ter abrigado um Espírito muito evoluído, mas a ocorrência nao define o grau evolutivo, pois também os Espíritos menos evoluídos podem desencarnar de um corpo em tenra idade.

2- Quais podem ser a causa de desencarnação de crianças ?
A curta duração da vida da criança pode representar, para o
Espírito que a animava o complemento de existência precedentemente interrompida antes do momento em que devera terminar, e sua morte, também não raro, constitui provação ou expiação para os pais.

3- Quais as condições de crianças após o desencarne?
Assim como todo Espírito na erraticidade em reflexão de suas existências, e buscando compreender as suas próprias vicissitudes, recomeça uma nova jornada em busca de uma nova oportunidade encantatória.

18/06/2022

MORTE POR ACIDENTES

Nos casos de morte por acidente, é importante compreender que, na verdade, na verdade, não houve acidente.

Na morte por acidente não há enganos. Aquele era o momento do desencarne daquela pessoa.

É, por exemplo, o caso daquele que perdeu o voo e o avião se acidentou.

É, igualmente, o caso daquele que não iria embarcar na aeronave acidentada, mas por algum motivo embarcou.

Em ambos os casos não houve engano algum.

O espírito, ao desencarnar de forma traumática ou mesmo após doença, frequentemente f**a desacordado, passando por um período de transição e recuperação.

É levado para hospitais no plano espiritual. Ali, ele f**a em tratamento recuperando-se.

O período de recuperação varia de acordo com cada caso.

Outro ponto interessante:

Pode acontecer também de, no caso de acidente grave, o espírito ser “desligado” instantes antes de o corpo sofrer danos muito grandes.

E para que isso? Para que aquela pessoa não sinta todo o trauma/dor do acidente.

Aquele espírito é retirado do corpo, milésimos de segundos antes de o corpo sofrer os ferimentos do acidente.

Nesse caso, o corpo se desgasta, mas o espírito não sofre o trauma.

Emmanuel

13/06/2022

Eu gostaria que algumas instruções religiosas parassem de incentivar as pessoas a se manterem em relacionamentos abusivos com a justif**ativa que essa é a vontade de Deus. Quando a Bíblia diz: "o amor tudo suporta", não se refere ao abuso emocional, psicológico, traições, agressões, desrespeito e desvio de caráter. O amor suporta a pobreza, doença, as dificuldades, defeitos, as diferenças e etc. Compreenda isto e nunca mais, se sentirá na obrigação de tolerar nada em nome do amor (A. Desc). Você não é obrigado a nada. Nem a permanecer em um relacionamento ruim em nome de uma reputação, ou qualquer dogma. AMAR NÃO SIGNIFICA SOFRER (Rana Vitória). Precisamos urgentemente atentar sobre o assunto e não permitir com que o amor seja comparado a uma série de comportamentos que não trazem felicidade a ninguém, pelo contrário, destrói a autoestima, acaba com a alegria e furta a liberdade (Pe. F de Melo). Ama sempre, mas não te permita relacionamentos conflituosos sob a justif**ativa de que tens a missão de salvar o próximo. Ninguém é capaz de tornar feliz aquele que a si mesmo se recusa a alegria de ser pleno. Não romantize relações tóxicas. Jamais permaneça em um relacionamento que te machuca em nome do amor. Isso não é amor, mas a falta dele. Você deve aprender a se levantar da mesa quando o amor já não está sendo servido. Às vezes, nosso coração precisa ter paz, e não ter alguém. É necessário deixar partir o que já deixou de ser, assumir a perda, viver o luto, abrir espaço na alma. Somente depois estaremos prontos para receber o que precisa chegar.. Uma das coisas mais lindas que pode nos acontecer é nos permitirmos viver relações felizes, originadas e mantidas pelos encantos da afinidade intensa, pelo respeito e pela admiração mútua, relações que provocam lágrimas de boas emoções, de prazeres indizíveis e que revelam às nossas almas o verdadeiro sentido dessa existência que é fazermos parte de uma imensa relação que só dá certo quando é dignamente generosa.

Fonte: Diário Espírita

Crédito ( Karen Nakagawa )

Endereço

Rua Sebastião Martins, 70
São Paulo, SP
05595-010

Horário de Funcionamento

19:30 - 22:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Casa De Oração Indio Tupinambá-Cointá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar