24/05/2026
A Solenidade de Pentecostes, celebrada cinquenta dias após a Páscoa, marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria reunidos em oração. É considerada o nascimento da Igreja, pois, fortalecidos pelo Espírito, os discípulos deixam o medo de lado e começam a anunciar com coragem o Evangelho de Cristo a todos os povos.
Narrado nos Atos dos Apóstolos, Pentecostes acontece como o cumprimento da promessa de Jesus: “Recebereis o Espírito Santo”. O vento impetuoso e as línguas como de fogo simbolizam a força, a presença e a ação transformadora de Deus na vida daqueles que se abrem à Sua graça. A partir desse momento, a Igreja torna-se missionária, viva e enviada ao mundo.
O Espírito Santo concede dons, fortalece a fé, inspira a unidade e conduz os cristãos na missão de testemunhar o amor de Deus. Pentecostes nos recorda que não caminhamos sozinhos: o Senhor permanece conosco através do Seu Espírito, que renova a face da terra e inflama os corações com esperança, sabedoria e caridade.
Celebrar Pentecostes é renovar em nós o desejo de sermos discípulos missionários, permitindo que o Espírito Santo transforme nossa vida, nossa comunidade e nossa forma de amar e servir. É a festa da unidade, da coragem e do envio, onde a Igreja inteira clama: “Vinde, Espírito Santo!”