Ilé Ode Maroketu Asé Obá

Ilé Ode Maroketu Asé Obá O Ilé Ode Maroketu Asé Obá zela pelo respeito e culto aos Orixás, pelos ensinamentos dos mais velhos e por nossa grande família e amigos do Ilé.

Nossa missão é cultuar os ensinamentos dos nossos ancestrais, ajudar a apoiar nossa comunidade.

30/01/2023

Neste dia 29 de janeiro, data em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans, o Ile Odẹ Maroketu Àṣẹ Ọba afirma o compromisso com as lutas da população de tr****tis e transexuais.

No vídeo, nossas filhas Victória Dandara, Ana Flor e o filho Miguel Ângelo abordam um pouco sobre suas vivências em nossa casa.

O Candomblé sempre representou um espaço de acolhimento, cuidado e crescimento espiritual para a população de tr****tis e transexuais. Acolher, incluir e celebrar as diferenças é um princípio ético basilar em nossa religião.

Asé!

Èsù (Exu) - O poder da comunicação e realização Em 2023, a nossa comunidade, Ile Odẹ Maroketu Àṣẹ Ọba, será regida pelo ...
01/01/2023

Èsù (Exu) - O poder da comunicação e realização

Em 2023, a nossa comunidade, Ile Odẹ Maroketu Àṣẹ Ọba, será regida pelo orixá Èsù.

A menção de seu nome em yorubá significa Esfera. Ele é o dono do mercado, da comunicação, do poder de realização e transmutação. Sendo, propriamente, o representante de todos os movimentos.

É o início de um ano bastante positivo, no que se trata das relações comerciais e pessoais.

A chegada de um ano de Èsù é propícia para reflexão sobre atitudes, pois se trata do orixá mais próximo do ser humano.

Èsù é o dono da rua, dos caminhos e das encruzilhadas. Que ele mesmo guarde os nossos caminhos. Laroye! 🖤❤️🔱

Feliz 2023 🎆

Crédito: foto de Pierre Verger

Encerramos o ano de 2022 com nossas Rainhas… Último dia do ano, em um sábado que é o dia das Iyabàs!As donas da nossa ca...
01/01/2023

Encerramos o ano de 2022 com nossas Rainhas… Último dia do ano, em um sábado que é o dia das Iyabàs!

As donas da nossa casa, com toda nobreza, esbanjam sabedoria, amor, encanto, estratégias, coragem, força… Nos ensinam diariamente com toda fraternidade e acolhimento! Nos aceitando do jeito que somos, nos reconhecendo como filhos e nos educando para sermos melhores! Mas acima de tudo, nunca desistindo de nós… Nossas sagradas mães, que nos mostram o caminho através dos valores tão simples que muitas vezes não temos a humildade em enxergar!
Osun, Oyá e Yemonjá, são água, vento… São guerreiras, mães, rainhas…

São elas, a grande SEGURANÇA do Ilê Odé Maroketu Asé Obá!

Adupé por cada vida de nossa egbè, por todo aprendizado…

O portal já se abriu, venha 2023!!!
Asé!
💛💙❤️

Créditos: fotos de Márvila Araujo

Nesta última sexta-feira do ano, louvamos a Oxalá pela sua bondade à comunidade Ile Odé Maroketu Àse Obá. Todes vivemos ...
30/12/2022

Nesta última sexta-feira do ano, louvamos a Oxalá pela sua bondade à comunidade Ile Odé Maroketu Àse Obá.

Todes vivemos um misto de incertezas e esperança. Saúde, política e acontecimentos pessoais, além de ver muitos dos nossos enfrentando dificuldades extremas, fez com que praticássemos a nossa fé em Oxala com ainda mais fervor.

Ele, representado pelo branco, a cor da tranquilidade, da bondade e da paz, deu-nos força e sabedoria para seguirmos fortes.

As Águas de Oxalufan se fizeram presentes diariamente em nossas vidas, a canjica alimentou nossas cabeças, o pano branco cobriu nossos caminhos. A força de Oxaguian nos trouxe energia para lutar por nossos objetivos.

Nossa gratidão ao Pai Supremo, Rei da Criação do mundo, Senhor da Determinação.

Nossa máxima confiança em Oxalá no dia de hoje e sempre.

Epi epi Bábà 🕊️
costa

Ẹ kú ọ àjọyọ̀! (Boas festas!)Nós do Ile Odẹ Maroketu Àṣẹ Ọba, desejamos um Feliz Natal a toda a nossa comunidade, adepto...
25/12/2022

Ẹ kú ọ àjọyọ̀! (Boas festas!)

Nós do Ile Odẹ Maroketu Àṣẹ Ọba, desejamos um Feliz Natal a toda a nossa comunidade, adeptos, amigos e simpatizantes.

Que a pluralidade desta data seja celebrada entre as pessoas que amamos, em sintonia, paz e harmonia.

É época de reforçar o fortalecimento de nossos laços, a união, o amor e o perdão.

Que essa força seja cultivada entre todas as pessoas no dia de hoje e sempre.

Celebremos com muito axé! 🎄🤍✨

Ọdún Mẹ́ẹ̀dọ́gbọ̀n - 25 anos de iniciação Hoje (21/12), nosso Baba Egbé completa 25 anos de iniciação para Obaluwaiye, p...
21/12/2022

Ọdún Mẹ́ẹ̀dọ́gbọ̀n - 25 anos de iniciação

Hoje (21/12), nosso Baba Egbé completa 25 anos de iniciação para Obaluwaiye, pai que generosamente nos cobriu com suas palhas sagradas, nos protegendo de todas as mazelas do mundo.

Nós do Ile Odẹ Maroketu Àṣẹ Ọba, desejamos que essa data se repita por muitos e muitos anos.

Que sua alegria seja o combustível de persistência e concretude, para que permaneça de forma íntegra e honrosa em nosso ile àṣẹ, acolhendo a todos com amor.
Que Omolu, Oya e Yemanja sejam sempre por nós.

Gratidão e carinho de seus irmãos, filhos e filhas.

Odun Kodun Orodun!



Nota de REPÚDIO O Ilé Ọde Maroketu Àse Oba repudia a violação do monumento em homenagem a Iya Stella de Oxóssi, veneráve...
06/12/2022

Nota de REPÚDIO

O Ilé Ọde Maroketu Àse Oba repudia a violação do monumento em homenagem a Iya Stella de Oxóssi, venerável ancestral das comunidades tradicionais de matrizes africanas no Brasil e da secular Egbé do Ilé Àse Opo Afonjá na Bahia.

O racismo religioso, arraigado em nossa sociedade, precisa ser combatido. Nosso compromisso ancestral com os Orixás, Inquices e Voduns nos direciona para luta e defesa do legado e da memória de Mãe Stella, Ode Kayode, e de todas as lideranças tradicionais de matrizes africanas que deram suas vidas para que nosso culto e tradição se perpetuasse até os dias de hoje.

Trata-se de crime de ódio e deve ser apurado e os culpados responsabilizados. Nossa memória negra merece respeito.

A Luta contra o racismo é um dever ancestral!
Mãe Stella presente.

Curta, comente e compartilhe.

📸 reprodução:
https://aloalobahia.com/notas/monumento-de-tatti-moreno-que-homenageia-mae-stella-foi-inaugurado-em-salvador

Vamos celebrar mais essa conquista!A filha do nosso Ilê, Victória Dandara, estudante de direto da USP, defendeu seu TCC ...
06/12/2022

Vamos celebrar mais essa conquista!

A filha do nosso Ilê, Victória Dandara, estudante de direto da USP, defendeu seu TCC e foi aprovada com o tema: “Direitos da Esquina: Uma Autoetnografia Transfeminista Interseccional do acesso à Justiça”. A apresentação abordou o acesso à justiça de grupos marginalizados na sociedade, a partir das mãos de uma tr****ti.

Sua aprovação foi honrosa e enche nossa comunidade de orgulho. Que essa seja uma das muitas conquistas que virão.

Parabéns ! Que os Orixás estejam sempre guiando seus caminhos.

Quando cuidamos de nosso Orí, aprendemos a importância do auto-cuidado. Fazer exames periódicos é prezar pela sua saúde,...
23/11/2022

Quando cuidamos de nosso Orí, aprendemos a importância do auto-cuidado.

Fazer exames periódicos é prezar pela sua saúde, longevidade e bem-estar.

Marque aqui alguém que precisa saber disso.

Endereço

Rua Antonio André Rodrigues, 673
São Paulo, SP
03372-030

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilé Ode Maroketu Asé Obá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Ilé Ode Maroketu Asé Obá:

Compartilhar

Categoria