16/03/2024
*O mistério das águas nas quartinhas*
✓Se o mundo, é composto de 70% de água na terra, e o corpo é composto pela mesma porcentagem 70%, olha a importância da água não apenas no Ayê (Terra) mas para nossas vidas e que sá na vida de um recém iniciado!
A água é um dos elementos mais importantes para a CONSAGRAÇÃO não apenas dentro do Àsé,mas como em outros segmentos religiosos.
A água, além de esfriar, apaziguar,consagrar é considerada uma dádiva que vem dos céus(Orún).
Existe um ditado,de nossos anciões dentro do Àsé,que diz:
"Omi ti o ṣubu lati ọrun, ti o tutu ilẹ, tutu ọna, o wu agbara ẹda, o si jẹ ibukun fun ẹda eniyan."
Oque traduzindo,seria mais ou menos assim:
[A agua que cai do céu,esfria a terra,esfria o caminho,agrada a força da natureza, e é um ebó para a humanidade ]
Partindo dessa premissa descrita acima,notou a importância!?
(Qdo levamos um néofito para o Balùwé, ali fazemos os ritos, dentro de algumas tradições, colocamos na mão do Iyàwó,depois dos atos,a quartinha com água)
Visto aqui,a suma importância, do elemento água na consagração!
Coloco então,03 perguntas (?)
a)Qual o significado da água e sua simbologia na quartinha?
b)Diante dos fatos & magnetude da água, o porque alguns(a) ainda,deixam sua quartinha vazia!
c)Se a água vai na quartinha,e com o passar do tempo,ela segue com o processo natural de evaporação,oque significa na visão de vocês,tal processo e interpretação?
Continue...