24/07/2022
Sacrificio de animal no candomblé!
1° CANDOMBLÉ MATA BICHO?
RESP.: NÃO.
Nós imolamos animais.
E ainda que parece uma mera substituição de palavras, ao longo do texto, vou deixar explicações e reflexões para aqueles que ainda tem resistência contra o sacrifício animal.
É importante saber que em nossa crença baseada na tradição Yorubá, onde acreditamos que á primeira civilização humana acontece em terras africanas, onde junto á ela nasce o princípio da sobrevivência, a mais sagrada necessidade de alimentar-se.
Desde já deixo claro que em nossos cultos afro-brasileiros não pode haver crueldade, a carne que nos alimenta, é rezada, reverenciada, e agradecida, onde sabemos que contém o axé (bênçãos) que nos alimentam, e esse já é o princípio básico para a diferença entre imolação e matança de animais.
Quando vc ouvir a palavra sacrificio, sacralização ou imolação de animal, entenda que o abate do animal não é a finalização em si, e não pode ser compreendido sem buscarmos conhecimento nos desdobramentos religiosos simbólicos, culturais e filosóficos, que acontecem desde que o mundo é mundo.
CLARO! que se vc é Vegano, vc descordará dessa prática, e eu entendo e respeito, e peço o mesmo em retribuição.
MAS... Se vc aprecia um bom churrasco, um bife, ou qualquer tipo de carne animal, é mera hipocrisia, pois saiba que vc alimenta uma cadeia produtiva de mais de 300 mil toneladas de carne animal por ano no mundo, e de que o brasil é o 6° pais que mais consome carne animal no mundo.
Vc não pode, ou ao menos não deveria criticar as nossas Tradições.
Pois a carne do seu churrasco, o bife, frango, ou qualquer outro alimento que seja extraido de um animal que te alimenta, chega até vc depois da matança de animais, com uma única finalidade, para quem os mata, DINHEIRO.
Entende pq a falta de reflexão e a busca de conhecimento torna pessoas ignorantes e hipócritas ????
É importante destacar, que tbm somos contra as senas deploráveis de animais abandonados nas ruas, maltratados que vemos no cotidiano, nas ruas e em emissoras de televisão.
Contrariando a prática sagrada de imolação de animais.
A imolação de animais no candomblé, cumpri uma função ritualisticas, e tem como princípio, a sacralização de objetos insígnia religiosas.
Como propõe á palavra, sacralização é tornar Sacro, sagrado.
E nossos ancestrais tinham um entendimento muito simples com relação á isso, mesmo sem saber que o sangue nutre e mantém vivo cada parte do nosso corpo, entendiam que a imolação estariam
Dando vida, aos objetos, e os transformando em receptáculo de energias, em altares religiosos, em representação ao divino.
Mesmo antes das primeiras civilizações, o ser humano sobrevivia do alimento que a natureza provinha, fosse a caça ou a coleta de frutos.
No começo de tudo, tinhamos o povo nomade, que migravam de acordo com as relações climáticas, e à necessidade desses recursos naturais.
Mais ou menos á uns 8 mil anos antes de cristo, acontece á revolução neolítica, que resumindo se constata na transição humano, para o que viria se tornar as grandes civillizações.
É quando o homem começa a desenvolver a agricultura e á criação de animais para fins nutricionais.
Isso é história e não religião.
Percebendo que á alimentação era essencial para sobrevivência humana, o ser humano então passa naturalmente á associar comida á Deus.
Por extensão, ser bem sucedido em uma caça ou colheita, eram bençãos de Deus.
Se choveu para fertilizar a terra que alimenta a minha família, é Deus quem me abençoou, se á minha caçada foi próspera, e pude levar alimento a minha família, foi Deus quem abençoe, e á assim o ser humano passa á associar como divino tudo aquilo que vos alimenta, e que independente da sua vontade como divino.
E é nesse contexto, e em sinal de gratidão, os seres humanos passam a agradecer e a retribuir á Deus por todas as bênçãos conquistada.
Essa então é a base da oferenda, não só no candomblé, como em diversos outros segmentos religiosos.
DEUS me abençoou, eu retribuo á ele e ele me alimenta de volta.
Temos aqui o princípio da comunhão, o entendimento litúrgico das imolações e oferendas dentro das religiões.
Infelizmente sabemos que existem pessoas sem conhecimento e informações , fazem e utilizam o abate do animal sem o menor respeito ou finalidade para o bem...
Deixando claro, que Nossa cultura de Matrizes Africana (Candomble) na sua VERDADEIRA ESSÊNCIA, não COMPACTUA para o abate direcionado as práticas negativas.
A IMOLAÇÃO, deve ser feita como dito anteriormente com respeito, reverência, e á cima de tudo agradecimento.
Esses animais precisam ter sido bem cuidados, criados soltos, acreditando que eles tem uma história, uma vida digna, onde esse axé será transferido para nós, e o seu sacrifício é a gratidão pelas benção do sagrado...
Sua carne é abençoada, virando alimento para a comunidade candomblecista.
Sendo honrados pelo uso de toda sua carne...
Lembrem-se antes de julgar, á milenios a imolação de animais, faz parte da prática de diversos segmentos religiosos.
Até em textos bíblicos, onde são os praticantes cristãos que mais nos perseguem.
Sempre que o sacrifício de animais entra em debate, as pessoas utilizam como exemplos outras crenças, como por exemplo:
DEUS pediu a Abraão que sacrificasse seu filho Isac, e ele ia fazer, quando Deus pediu que substituice por um Cordeiro.
Quando Jesus nasceu, José e Maria imolaram um casal de pombo em ação de graça.
Quando as 10 pragas de Deus cairam do Egito para libertar os esraelitas, Deus disse para cada familia sacrifícar um Cordeiro e passa-se seu sangue nas suas portas.
Nada disso importa para nós , o que eu desejo é causar uma grande reflexão ao mundo.
Onde a imolação de animais foi comum para toda a civilização e que para o candomblé ainda é uma forma de comunhão para com o sagrado.
O candomblé é uma Religião histórica, que foi massacrada e segue com um racismo religioso e tbm histórico.
O pior tipo de intolerância religiosa é a ignorância. F**a á Dica!
Axé para quem é verdadeiramente de axé. Boa noite baba bença e motumbá a os meus irmãos de fé eu achei interessante quis compartilhar com vcs.
Babálorisa Koya Jinã