Egbé Iyá N'la Oyá

Egbé Iyá N'la Oyá A pagina tem finalidades para divulga a Culto de Tradiçao Ioruba de matrizes africana, Candomble, Orisas, Inkissis e etc

Faço atendimento  em  São Paulo Capital, Grande São Paulo e Interior de São Paulo
16/06/2025

Faço atendimento em São Paulo Capital, Grande São Paulo e Interior de São Paulo

Hoje eu venho fazer um relato muito importante para mim. Quero dizer que Iya Mi Oyá é a senhora da minha vida da minha e...
29/10/2023

Hoje eu venho fazer um relato muito importante para mim. Quero dizer que Iya Mi Oyá é a senhora da minha vida da minha existência a dona dos meus caminhos do meu destino que está sempre presente em minha vida tanto nos momentos bons quanto nos momentos ruins pois sei que eu poderei contar sempre com ela eu estando certo ou errado e garanto de que msm se um dia eu estiver sentado na sargeta eu sei que ela estará lá do meu lado para me apoiar me dar amor e dizer eu estou e estarei sempre com vc a onde vc estiver meu filho não se preoculpe pois eu sempre falo pra todos que "A VIDA ME FEZ DE OYA MAIS FIZ DE OYA A MINHA VIDA"
Aboru Aboye Abossise

Hoje é dia 05/10/23 é uma data muito especial pois eu fui Homenageado  com o CERTIFICADO HONORIFICO DE DESTAQUE EM CIDAD...
06/10/2023

Hoje é dia 05/10/23 é uma data muito especial pois eu fui Homenageado com o CERTIFICADO HONORIFICO DE DESTAQUE EM CIDADANIA PELA CAMERA MUNICIPAL DE SAO VERNARDO DO CAMPO com muita honra carinho e dedicação.

A mão que planta axé, não pode ser a que queima. A boca que mastiga obi, não pode ser a que difama. A casa que abriga o ...
23/09/2023

A mão que planta axé, não pode ser a que queima.
A boca que mastiga obi, não pode ser a que difama.
A casa que abriga o orixá, não pode se prestar a degradação.
Não se pode cultuar aquilo que não se vê desrespeitando aos que são visíveis!!!
O povo de yoruba diz: "iwá lé sin"(o bom caráter é a essência da religião)
Não existe religião ruim o que existe são pessoas ruim na religião.

Babálorisa Koya Jinã

11/09/2023
11/09/2023


03/05/2023

IYAMI /IPÉSÉ

As Iyami são mulheres sobrenaturais que foram abençoadas por Eledumare com um grande poder que pode ser visto no Odu Ifa Osetua, onde está escrito: quem faz um plano excluindo dele as idéias das mulheres, deve saber que seu plano destina-se a falhar. No Odu Ifa Osetua é dito que o homem sozinho não pode ser ele sempre terá suas mães ancestrais que o fará ,completo e que se subestimar a vontade de Iyami nunca alcançará seus objetivos. Além disso, Iyami (as bruxas das Grandes Mães) não causarão dano ao homem, exceto o que o homem causa a si mesmo.
Iyami Osoromaniga são as Grandes Mães bruxas cujo poder é infinito e, portanto, útil para qualquer finalidade; o trabalho que o Babalawo ou o Iyanifa vão desempenhar será classificado em cores: Dudu (preto) para obter a vitória e derrotar os inimigos; Pupa (vermelho), FunFun (branco) para obter bênçãos, Ayrin (azul claro) para proteção e assim por diante. Para cada Babalawo e Iyanifa é muito importante oferecer Ipese a Iyami.
Em muitos afirmam que a iniciação em Iyami não existe ou não pode ser possível... Porque, veja você, a iniciação em Iyami é a iniciação mais secreta de todas. Ainda existem várias formas de se iniciar na Sociedade Iyami, através de rituais e também por herança. É bom estar fazendo oferendas e apaziguar a IYAMI para não bloquear suas bênçãos.
Iyami são mulheres sobrenaturais que foram abençoadas por Eledumare com um grande poder que pode ser visto no Odu Ifa Osetua, onde está escrito: quem faz um plano excluindo dele as idéias das mulheres, deve saber que seu plano é destinado a falhar. No Odu Ifa Osetua é dito que o homem sozinho não pode ser completo e que se subestimar a vontade de Iyami nunca alcançará seus objetivos. Além disso, Iyami (as bruxas das Grandes Mães) não causarão dano ao homem, exceto o que o homem causa a si mesmo. Ìyámí osòróngà pode ser representada através de seu ipese alimento necessário para apaziguar sua irá e atrair benefícios.
Podemos ter ìyámí osòróngà como nossa mãe suprema e sempre agrada lá para que sejamos abençoados na vida ...

Babálorisa Koya Jinã.

Epô (Dendê) é quem Acalma a Terra Oyn (Mel) traz Honras a Terra Otin (Bebida) Alegra a Terra Yò (Sal) traz Felicidade a ...
22/10/2022

Epô (Dendê) é quem Acalma a Terra
Oyn (Mel) traz Honras a Terra
Otin (Bebida) Alegra a Terra
Yò (Sal) traz Felicidade a Terra
Eje balê akararo: o Sangue cai na Terra para nos Acalmar e nos Fortalecer.
Cada Homem têm o seu Caminho e sua Cabeça, não se dá aos outros aquilo que não Possui!
A Nação e o Àṣẹ de cada um devem ser Respeitados pois Velho dos Velhos é Òrúnmìlà e este deu a cada um o Livre Arbítrio para ser Conduzido pelo seu propio Orí!
Ori é o Único Òrìṣà que não precisa ser apresentado ao seu Filho pois Ele o conduz do Ọrùn ao Àiyé e do Àiyé ao Ọrùn!
Cada um segue sua Crença e suas Raízes.
Sábio é o Homem que não conta e nem reconta sua Vida para os Outros!
O Saber não é nada se não possuir á Humildade pois Ninguém jamais se Inicia ao Òrìṣà se não Dormir em sua propia Enin!
Então Ninguém vive o Destino do Outro.
Òrúnmìlà não conhece o Homem que não possuí Caráter!
Não se Vive a base de Mentiras e Falsidade!
Antes de Criticar alguém e seu conhecimento, olhe sempre para trás e veja o Caminho que Tu mesmo Trilhou!
O Dinheiro não te faz Melhor do que Ninguém, pois meu Obí e meu Orogbo não tem Preço!
Onílẹ é a Dona da Terra e a Nossa Verdadeira Morada.
Tudo que compraste no Àiyé não valerá de Nada, pois em seu Caixão não terás Gaveta!
"Inu gbá rijo" a Boca Coletiva antes de Èṣù é a própria Terra, e Todos Servirão de Adubo como qualquer outro ser Vivo!
Òrìṣà nasceu para ser Cultuado, Adorado, Respeitado e Amado, até por que o Conhecedor de Tudo é Òrúnmìlà porém somos atendido em nossas Preces!
Òrìṣà Guardião da Cabeça do Homem não pode existir sem preces e sem Oferendas.
Mo Igbá Òrúnmìlà onin gbo gbo àwọn
Eu saúdo Òrúnmìlà Senhor de Todos os Mistérios e Segredos!
Mo igbá olá Èṣù yangi oré ré mi
Eu saúdo Èṣù yangi forma arcaica de Èṣù, meu Amigo com Honras!
Mo igbá olá obirin àgbá
Eu saúdo as Mulheres Anciãns com Honras!
Mo igbá olá Egbon mi
E saúdo os Meus mais Velhos com Honras!
Mo igbá Onilé
Eu saúdo a Terra!
Mo igbá ori mi
Eu saúdo minha?Cabeça!
Àṣẹ! Àṣẹ! Àṣẹ!...

Créditos: Ogãn Kofaberu

18/10/2022

OS 16 MANDAMENTOS DE IFÁ

1º - ÒKÀNRÀN: Não fazer mal a ninguém.
2º - ÉJÌ ÒkÒ: Não sentir ódio nem destratar o outro.
3º - ETÁ ÒGÚNDÁ: Não guardar sentimentos vingança.
4º - ÌRÒSÙN: Não fazer armadilhas nem caluniar.
5º – ÒSÉ: Não invejar nada nem ninguém.
6º - ÒBÀRÀ: Não mentir.
7º - ÒDÍ: Não corromper nem se deixar ser corrompido.
8º - ÈJÌ ONÍLÈ: Usar bem a cabeça neste mundo e respeitar os segredos alheios.
9º - ÒSÁ: Não ser falso com o próximo.
10º - ÒFÚN: Não roubar, não jurar em falso nem amaldiçoar.
11º - ÒWÓNRÍN: Não matar, não arruinar a vida de outros e ser grato ao bem que nos façam.
12º - ÈJÌLÁ SEBORÁ: Evitar os escândalos e as tragédias.
13º - ÈJÌ OLÓGBON: Respeitar os Ancestrais.
14º - ÌKÁ: Não espalhar doenças, a corrupção e a maldade sobre o mundo.
15º - ÒGBEGÚNDÁ: Respeitar aos mais velhos, as crianças, o pai e a mãe.
16º - ÀLÀÁFÍÀ: Ouvindo estes conselhos não sentirá vergonha no dia que tiver que se apresentar perante Olódùmarè!!!

Babálorisa Koya Jinã

Sacrificio de animal no candomblé! 1° CANDOMBLÉ MATA BICHO? RESP.: NÃO. Nós imolamos animais.E ainda que parece uma mera...
24/07/2022

Sacrificio de animal no candomblé!

1° CANDOMBLÉ MATA BICHO?
RESP.: NÃO.
Nós imolamos animais.
E ainda que parece uma mera substituição de palavras, ao longo do texto, vou deixar explicações e reflexões para aqueles que ainda tem resistência contra o sacrifício animal.
É importante saber que em nossa crença baseada na tradição Yorubá, onde acreditamos que á primeira civilização humana acontece em terras africanas, onde junto á ela nasce o princípio da sobrevivência, a mais sagrada necessidade de alimentar-se.
Desde já deixo claro que em nossos cultos afro-brasileiros não pode haver crueldade, a carne que nos alimenta, é rezada, reverenciada, e agradecida, onde sabemos que contém o axé (bênçãos) que nos alimentam, e esse já é o princípio básico para a diferença entre imolação e matança de animais.
Quando vc ouvir a palavra sacrificio, sacralização ou imolação de animal, entenda que o abate do animal não é a finalização em si, e não pode ser compreendido sem buscarmos conhecimento nos desdobramentos religiosos simbólicos, culturais e filosóficos, que acontecem desde que o mundo é mundo.
CLARO! que se vc é Vegano, vc descordará dessa prática, e eu entendo e respeito, e peço o mesmo em retribuição.
MAS... Se vc aprecia um bom churrasco, um bife, ou qualquer tipo de carne animal, é mera hipocrisia, pois saiba que vc alimenta uma cadeia produtiva de mais de 300 mil toneladas de carne animal por ano no mundo, e de que o brasil é o 6° pais que mais consome carne animal no mundo.
Vc não pode, ou ao menos não deveria criticar as nossas Tradições.
Pois a carne do seu churrasco, o bife, frango, ou qualquer outro alimento que seja extraido de um animal que te alimenta, chega até vc depois da matança de animais, com uma única finalidade, para quem os mata, DINHEIRO.
Entende pq a falta de reflexão e a busca de conhecimento torna pessoas ignorantes e hipócritas ????
É importante destacar, que tbm somos contra as senas deploráveis de animais abandonados nas ruas, maltratados que vemos no cotidiano, nas ruas e em emissoras de televisão.
Contrariando a prática sagrada de imolação de animais.
A imolação de animais no candomblé, cumpri uma função ritualisticas, e tem como princípio, a sacralização de objetos insígnia religiosas.
Como propõe á palavra, sacralização é tornar Sacro, sagrado.
E nossos ancestrais tinham um entendimento muito simples com relação á isso, mesmo sem saber que o sangue nutre e mantém vivo cada parte do nosso corpo, entendiam que a imolação estariam
Dando vida, aos objetos, e os transformando em receptáculo de energias, em altares religiosos, em representação ao divino.
Mesmo antes das primeiras civilizações, o ser humano sobrevivia do alimento que a natureza provinha, fosse a caça ou a coleta de frutos.
No começo de tudo, tinhamos o povo nomade, que migravam de acordo com as relações climáticas, e à necessidade desses recursos naturais.
Mais ou menos á uns 8 mil anos antes de cristo, acontece á revolução neolítica, que resumindo se constata na transição humano, para o que viria se tornar as grandes civillizações.
É quando o homem começa a desenvolver a agricultura e á criação de animais para fins nutricionais.
Isso é história e não religião.
Percebendo que á alimentação era essencial para sobrevivência humana, o ser humano então passa naturalmente á associar comida á Deus.
Por extensão, ser bem sucedido em uma caça ou colheita, eram bençãos de Deus.
Se choveu para fertilizar a terra que alimenta a minha família, é Deus quem me abençoou, se á minha caçada foi próspera, e pude levar alimento a minha família, foi Deus quem abençoe, e á assim o ser humano passa á associar como divino tudo aquilo que vos alimenta, e que independente da sua vontade como divino.
E é nesse contexto, e em sinal de gratidão, os seres humanos passam a agradecer e a retribuir á Deus por todas as bênçãos conquistada.
Essa então é a base da oferenda, não só no candomblé, como em diversos outros segmentos religiosos.
DEUS me abençoou, eu retribuo á ele e ele me alimenta de volta.
Temos aqui o princípio da comunhão, o entendimento litúrgico das imolações e oferendas dentro das religiões.
Infelizmente sabemos que existem pessoas sem conhecimento e informações , fazem e utilizam o abate do animal sem o menor respeito ou finalidade para o bem...
Deixando claro, que Nossa cultura de Matrizes Africana (Candomble) na sua VERDADEIRA ESSÊNCIA, não COMPACTUA para o abate direcionado as práticas negativas.
A IMOLAÇÃO, deve ser feita como dito anteriormente com respeito, reverência, e á cima de tudo agradecimento.
Esses animais precisam ter sido bem cuidados, criados soltos, acreditando que eles tem uma história, uma vida digna, onde esse axé será transferido para nós, e o seu sacrifício é a gratidão pelas benção do sagrado...
Sua carne é abençoada, virando alimento para a comunidade candomblecista.
Sendo honrados pelo uso de toda sua carne...
Lembrem-se antes de julgar, á milenios a imolação de animais, faz parte da prática de diversos segmentos religiosos.
Até em textos bíblicos, onde são os praticantes cristãos que mais nos perseguem.
Sempre que o sacrifício de animais entra em debate, as pessoas utilizam como exemplos outras crenças, como por exemplo:
DEUS pediu a Abraão que sacrificasse seu filho Isac, e ele ia fazer, quando Deus pediu que substituice por um Cordeiro.
Quando Jesus nasceu, José e Maria imolaram um casal de pombo em ação de graça.
Quando as 10 pragas de Deus cairam do Egito para libertar os esraelitas, Deus disse para cada familia sacrifícar um Cordeiro e passa-se seu sangue nas suas portas.
Nada disso importa para nós , o que eu desejo é causar uma grande reflexão ao mundo.
Onde a imolação de animais foi comum para toda a civilização e que para o candomblé ainda é uma forma de comunhão para com o sagrado.
O candomblé é uma Religião histórica, que foi massacrada e segue com um racismo religioso e tbm histórico.
O pior tipo de intolerância religiosa é a ignorância. F**a á Dica!
Axé para quem é verdadeiramente de axé. Boa noite baba bença e motumbá a os meus irmãos de fé eu achei interessante quis compartilhar com vcs.

Babálorisa Koya Jinã

❤️🌪️🦋 Oyá 🦋🌪️❤️Oyá, é a força bruta que nos faz levantar da cadeira e tomarmos uma atitude. Nos torna motivados a mudar ...
15/07/2022

❤️🌪️🦋 Oyá 🦋🌪️❤️

Oyá, é a força bruta que nos faz levantar da cadeira e tomarmos uma atitude. Nos torna motivados a mudar uma situação injusta, e também a lutar por aquilo, que é nosso.
A verdade interior, é o fogo que move pois aquilo que não é verdadeiro não se sustenta.
Oyá, por nós 🙏🏻⚡🦋 Eparrey ❤️

Babálorisa Koya Jinã

Endereço

Rua Jacaranda Rosa 279 A
São Paulo, SP
08180240

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
18:00 - 19:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
18:00 - 19:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
18:00 - 19:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
18:00 - 19:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00
18:00 - 19:00

Telefone

+5511948977309

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Egbé Iyá N'la Oyá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Egbé Iyá N'la Oyá:

Compartilhar