Omi Oxum Karê Opô Xangô

Omi Oxum Karê Opô Xangô Página do Ilê Axé Alaketu Omi Oxum Karê Opô Xangô

Omolú ganha pérolas de IemanjáOmolú foi salvo por Iemanjá quando sua mãe, Nanã Buruku, ao vê-lo doente, coberto de chaga...
26/02/2024

Omolú ganha pérolas de Iemanjá

Omolú foi salvo por Iemanjá quando sua mãe, Nanã Buruku, ao vê-lo doente, coberto de chagas, purulento, abandonou-o numa gruta perto da praia.

Iemanjá recolheu Omolú e o lavou com a água do mar, o sal da água secou sua feridas, Omolú tornou-se um homem vigoroso, mas ainda carregava as cicatrizes, as marcas feias da varíola.

Iemanjá confeccionou para ele uma roupa toda de ráfia, e com ela ele escondia as marcas de suas doenças, ele era um homem poderoso, andava pelas aldeias e por onde passava deixava um rastro ora de cura, ora de saúde, ora de doença, Mas continuava sendo um homem pobre.

Iemanjá não se conformava com a pobreza do filho adotivo, e pensou:
“Se eu dei a ele a cura, a saúde, não posso deixar que seja sempre um homem pobre”. Ficou imaginando quais riquezas, poderia da a ele.

Iemanjá era a dona da pesca, tinha os peixes, os polvos, os caramujos, as co**has, os corais, tudo aquilo que dava vida ao oceano pertencia a sua mãe, Olocum, e ela dera tudo a Iemanjá.

Iemanjá resolveu então ver suas jóias tinha algumas, mas enfeitava-se mesmo era com algas, ela enfeitava-se com água do mar, vestia-se de espuma, ela adorava-se com o reflexo de Oxu, a Lua.

Mas Iemanjá tinha uma grande riqueza e essa riqueza eram as pérolas, que as ostras fabricavam para ela. Iemanjá, muito contente com sua lembrança, chamou Omolú e lhe disse:
“De hoje em diante, és tu quem cuidas das pérolas do mar. Serás assim chamado de Jeholu, o Senhor das Pérolas”.

Por isso as pérolas pertencem a Omolú, por baixo de sua roupa de ráfia, enfeitando seu corpo marcado de chagas, Omolú ostenta colares e mais colares de pérola, belíssimos colares.

Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Dia: DomingoCores: Azul, Rosa e também VerdeElemento: ArDomínios: Nascimento e InfânciaSaudação: Bejiróó!Ibeji é o Orixá...
25/02/2024

Dia: Domingo
Cores: Azul, Rosa e também Verde
Elemento: Ar
Domínios: Nascimento e Infância
Saudação: Bejiróó!

Ibeji é o Orixá-Criança, em realidade, duas divindades gêmeas infantis, ligadas a todos os orixás e seres humanos. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; e por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.

Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo, é o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; e sua regência está ligada à infância. Está presente em todos os rituais do Candomblé pois, assim como Exú, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros da Casa. É o Orixá que rege a alegria, inocência, ingenuidade da criança. Sua determinação é tomar conta do bebê até a adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.

Feche os olhos e lembre-se de um momento feliz, de uma travessura e você estará revivendo uma experiência com este Orixá. Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu na infância, foi regido e administrado por Ibeji. Portanto, Ibeji já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós vivemos.

A história de Ibeji acontece a cada momento feliz de uma criança. Ao menos para manter vivo este importante Orixá, procure sempre dar felicidade a uma criança. Faça você mesmo o encantamento de Ibeji. Gere dentro de você mesmo a felicidade de estar vivo e transmita isso, contagie o seu próximo com ela. Encante Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criança. E seja feliz! 🙏🏽🩵🩷💚

Bejiróó!

   with .repost・・・Oyá Igbale é aquela que caminha por entre os mundos e encaminha aqueles que aqui se encontram perdidos...
24/01/2024

with .repost
・・・
Oyá Igbale é aquela que caminha por entre os mundos e encaminha aqueles que aqui se encontram perdidos.

Oyá Igbale é aquela que acolhe todos sem distinção e coloca os filhos seus sempre por debaixo de sua saia.

Oyá Igbale é detentora dos mistérios mais inimagináveis e de uma força descomunal que transmite aos filhos seus.

Texto
Arte .alafia_fineart

Renata de Oyá

Ontem foi ao ar o primeiro capítulo do remake de Renascer. Na versão original, Chica Xavier brilhou na pele de Inácia, f...
23/01/2024

Ontem foi ao ar o primeiro capítulo do remake de Renascer. Na versão original, Chica Xavier brilhou na pele de Inácia, fiel escudeira do protagonista, que o ajudou a criar seus filhos, depois que ficou viúvo. Através de Inácia, o público pode aprender um pouco sobre o candomblé, o jogo de búzios e o quanto eles mostram nosso destino.

E ontem, a atriz Edvana Carvalho, que dá vida a Inácia na nova versão, emocionou ao público com rezas e rituais para Ogum proteger e salvar a vida de José Inocêncio. Mas o que mais tocou aos noveleiros mais atentos e os filhos da religião, foi o fato de Edvana aparecer usando um brinco de coral, muito semelhante aos que Chica Xavier usava - numa linda e emocionante homenagem à atriz falecida em 2020.

Em 1993, Chica aparecia usando os brincos. O acessório, aliás, estava sempre com a atriz em todos os seus trabalhos. Ela nunca os tirava, pois eram brincos de coral, que simbolizavam seu orixá de cabeça, Iansã. A atriz encomendou os brincos em Salvador, e, não importa a personagem que fazia, não ficava sem eles.

Para quem não sabe, Chica também era Yalorixá, e comandou o terreiro Irmandade do Cercado de Boiadeiro por mais de 40 anos, em Sepetiba (RJ). A atriz contava que começou a atender em seu apartamento no Humaitá, mas que ali não estava mais suprindo as necessidades. “Não pode ter assentamento de Exú acima da cabeça das pessoas. Ele deve ficar sempre no chão”, disse Chica, e que por isso, foi o próprio Exú que a guiou até o terreno em Sepetiba, onde viria a construir seu terreiro. Segundo ela, Exú foi o primeiro a entrar e morar lá.

A atriz, entre tantos personagens emblemáticos, viveu a mãe de santo Magé Bassã, na minissérie Tenda dos Milagres (1985), e contava que conseguiu o papel cantando uma cantiga de Exú durante o teste. Também deu vida a mãe Setembrina na novela Duas Caras (2007), além da própria Inácia de Renascer (1993), entre as personagens que faziam paralelo entre os dois universos da atriz.

E você, tinha notado o brinco de Edvana Carvalho ontem? Sabia essa história em relação aos brincos de coral usados pela atriz Chica Xavier?!

Xangô e seus homens lutavam com um inimigo implacável.Os guerreiros de Xangô, capturados pelo inimigo, eram mutilados e ...
17/01/2024

Xangô e seus homens lutavam com um inimigo implacável.

Os guerreiros de Xangô, capturados pelo inimigo, eram mutilados e torturados até a morte, sem piedade ou compaixão. As atrocidades não tinham limites. E o inimigo mandava entregar a Xangô seus homens aos pedaços.

Xangô estava desesperado e enfurecido, subiu no alto de uma pedreira, perto do acampamento, e dali consultou Orunmilá sobre o que fazer. Xangô pediu ajuda a Orunmilá. Xangô estava irado e começou a bater nas pedras com o oxé, seu machado duplo. O machado arrancava faíscas das pedras, que acendiam no ar famintas línguas de fogo, que devoravam os soldados inimigos.

A guerra, antes perdida, foi se transformando em vitória. Xangô ganhou a guerra. Os chefes inimigos que haviam ordenado o massacre dos soldados de Xangô foram dizimados por um raio que Xangô disparou no auge de sua fúria.

Mas os soldados inimigos que sobreviveram foram poupados por Xangô. A partir de então, o senso de justiça de Xangô foi admirado e cantado por todos.

Através dos séculos, os orixás e os homens têm recorrido a Xangô para resolver todo tipo de pendência, julgar as discordâncias e administrar justiça.

Kaô Kabiesilê!!! 🌋🔥⚡

Mitologia dos Orixás - PRANDI, Reginaldo, 2000

Orixanlá cria a TerraNo começo, o mundo era todo pantanoso e cheio d’água, um lugar inóspito, sem nenhuma serventia.Acim...
12/01/2024

Orixanlá cria a Terra

No começo, o mundo era todo pantanoso e cheio d’água, um lugar inóspito, sem nenhuma serventia.

Acima dele havia o Céu, onde viviam Olorum e todos os orixás, que às vezes desciam para brincar nos pântanos insalubres. Desciam por teias de ar**ha penduradas no vazio. Ainda não havia terra firme, nem o homem existia.
Um dia Olorum chamou à sua presença Orixanlá, o Grande Orixá. Disse-lhe que queria criar terra firme lá embaixo e pediu-lhe que realizasse tal tarefa.

Para a missão, deu-lhe uma co**ha marinha com terra, uma pomba e uma galinha com pés de cinco dedos. Orixanlá desceu ao pântano e depositou a terra da co**ha. Sobre a terra pôs a pomba e a galinha
e ambas começaram a ciscar. Foram assim espalhando a terra que viera na co**ha até que terra firme se formou por toda parte.

Orixanlá voltou a Olorum e relatou-lhe o sucedido. Olorum enviou um camaleão para inspecionar a obra de Oxalá e ele não pôde andar sobre o solo que ainda não era firme. O camaleão voltou dizendo que a Terra era ampla, mas ainda não suficientemente seca.

Numa segunda viagem o camaleão trouxe a notícia de que a Terra era ampla e suficientemente sólida,
podendo-se agora viver em sua superfície. O lugar mais tarde foi chamado Ifé, que quer dizer ampla morada. Depois Olorum mandou Orixanlá de volta à Terra para plantar árvores e dar alimentos e riquezas ao homem. E veio a chuva para regar as árvores.

Foi assim que tudo começou. Foi ali, em Ifé, durante uma semana de quatro dias, que Orixá Nlá criou o mundo e tudo o que existe nele.

Mitologia dos Orixás - PRANDI, Reginaldo, 2000

A Casa Karê deseja à nossa filha Ana Paula um feliz aniversário, repleto de amor, saúde e axé!!! Que mamãe Oxum sempre t...
03/01/2024

A Casa Karê deseja à nossa filha Ana Paula um feliz aniversário, repleto de amor, saúde e axé!!! Que mamãe Oxum sempre te olhe e guarde, que ilumine os seus caminhos e que te mantenha em sintonia com o sagrado!!!

Eis que começa um novo ano, um ano novinho em folha, com oportunidades diárias de se refazer, se reinventar e viver cois...
02/01/2024

Eis que começa um novo ano, um ano novinho em folha, com oportunidades diárias de se refazer, se reinventar e viver coisas memoráveis. E 2024 é um ano bissexto, com uma chance extra para fazer com que tudo seja incrível e revigorante.

Um ano que começa em plena segunda-feira, com todas as bençãos e caminhos abertos, regidos por Exu!!!!

Laroyê!!!! Feliz 2024!!!!

#2024

   with .repost・・・Quarta-feira iluminada (por raio!)🐃🔥
30/08/2023

with .repost
・・・
Quarta-feira iluminada (por raio!)

🐃🔥

   with .repost・・・Sexta Feira Dia do louvar OxaláQue nossa Sexta Feira seja de paz , amor , reflexão e gratidão .Epà Bab...
23/06/2023

with .repost
・・・
Sexta Feira

Dia do louvar Oxalá
Que nossa Sexta Feira seja de paz , amor , reflexão e gratidão .

Epà Babà Oxalá 🤍🕊️🐌✨🙏🏾

sem créditos por não conhecer o artista. Quem souber por favor marcar.

   with .repost・・・Kaô Kabiecilinho. ☺️🔥🐢Xangô Menino
21/06/2023

with .repost
・・・
Kaô Kabiecilinho. ☺️🔥🐢
Xangô Menino

Bom dia, boa semana e fé em orixá sempre!!! Asé!!! 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽  .mulambo_oficiall with .repost・・・Bom Dia !!!Axé. 🕯️❤️
19/06/2023

Bom dia, boa semana e fé em orixá sempre!!! Asé!!! 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

.mulambo_oficiall with .repost
・・・
Bom Dia !!!
Axé. 🕯️❤️

Endereço

Rua José Francisco Alexandre Soffredi
São Paulo, SP
02881-080

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Omi Oxum Karê Opô Xangô posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar