11/01/2023
A MONTANHA DA AYRÁ 🔥👑
Na época antiga quando a cidade de Itasa Ainda se chamava Itilé, Após a colina se erguia uma montanha, no topo um assentamento de Orixá.
Este era o Orixá que protegia
a cidade e que de tão poderoso
Era respeitado ate pelo rei.
O rei era Onitilé, e o Orixá
Era Ayrá Intilé.
Havia um homem da cidade, um homem que ninguém se lembra do nome. Ele foi criado dentro das tradições do povo,
E todo povo cultuava Ayrá. Ele viu as pessoas serem possuídas pelo Orixá,
Ele viu as oferendas e a fé, Mas com tudo isso ele não acreditava.
O homem via o povo da cidade como um bando de lunáticos,ria e debochava deles
Quando os via fazendo o culto.
Mas entre todas as tradições havia uma que ele não achava graça.
O povo da cidade de Itilé não podia subir a montanha sagrada durante todo o ano.
O único dia que era permitido era no dia da colheita dos inhames, dia que também se fazia a celebração de Ayrá.
O homem odiava não poder ir até lá por causa da fé dos outros. Quando perguntou ao babá o motivo de ser Proibido ir até lá então o Babá disse
"Ayrá uma vez foi homem de carne e osso como nós, e nesta época veio até Itile e disse com a própria boca que nós devíamos fazer o assentamento dele, e ele nos ensinou como faze-lo. Depois ordenou que fosse feito bem ao lado o assentamento de Obaji, que seu irmão, e de Ogun que é seu amigo. Depois ele ordenou, e ordenou com veementemente força que ninguém subisse ao topo da montanha durante o ano, pois ele faria do cume sua morada, e junto com ele morariam Obaji, Ogun e sua esposa Oxum. La também seriam bem vindos Oxóssi, Amodé, Orojafin, Obalá, Xango e muitos Orixás, então nós firmamos o pacto de deixar o local isolado e só subir la uma vez ao ano, no dia de fazer as oferendas."
"Mas e se uma pessoa subir la? O que acontece?"
Ele quis saber.
"Aquele que desobedecer, morrerá."
Disse o Babá.
O homem ouviu a história e achou tao estapafúrdia que riu do velho Babá.
Pensou:
"Que gente louca, acham mesmo que esse tal Ayrá existe... mas eu vou provar que não existe."
Mitos dos Orixás,
Dramatização: Felipe Caprini 🙏🏼
ÀWÚRE!