26/01/2022
Olha que história engraçada
Quando não tem ninguém pra ajudar, é o Iyawô que toca atabaque, é o Iyawô que abre bode, é o Iyawô que vira buchada, é o Iyawô que cozinha ebó, é o Iyawo que mantem os quartos de santo limpo. Quando não tem ninguém pra fazer, é o Iyawô que cria o barco (as vezes até de obrigações acima das que ele tem). É o Iyawô que acorda de madrugada pra dar banho, que prepara o dengué, que reza até de manhã, que já não dorme mais porque tem que lavar a roupa de quem tá recolhido, dar o café da manhã, preparar o almoço, agitar as coisas pra função do dia.
É o Iyawô que da os ensaios, é o Iyawô que ensina o ginka e como quem esta no processo iniciatico deve ser portar ao longo da vida. É engraçado que quando não tem ninguém pra ajudar na matança, é o santo do Iyawô que segura o bode e as galinhas. É o Iyawô que atura as baixas e os surtos do Baba/Iya durante a função. É o Iyawô que tem que manter a roça organizada e limpa, É o Iyawô que cozinha os Iyales e faz o axé.
Engraçado que na maioria das vezes, quem faz a função acontecer é o Iyawô.
Mas sempre tem um ofótolu, nkembensa, que se incomoda e que não aceita que alguém "inferior" brilhe mais que ele. Que aprenda mais que ele. Que tenha vez na frente dele.
Sempre tem "umazinha" pra encher o s**o tentando interiorizar o Iyawô, com sua grandiosa idade de santo e com a famosa frase
" NO MEU TEMPO NÃO ERA ASSIM"
Mas a verdade, seu incompetente, é que no seu tempo, você nem pra roça ia. No seu tempo, você nunca tinha tempo pra roça. E pagou muito bem pago pra tomar suas grandiosas obrigações e desfilar com suas luxuosas roupas. Porque pra você, betó, roupa cara é ebó. Fio de conta de grau é ouro.
Mas manda acertar o ponto do akassá pra forrar a gamela.. manda fazer um akassá de leite. Manda arrumar uma matança. Manda ele preparar o labé, manda ele arrumar o deká/ibásè, MANDA ELE PREPARAR A "FOLHA".
Ou vai no mínimo, manda ele preparar o Omitorô/aruá.
B com b.
Bobagem com besteira.
Por isso aqui em casa o Orixá chegou na matança, Acorda. Já cumpriu seu papel, acorda todo mundo pra aprender.
Ensinar depois dos 7 é como jogar um médico na sala de cirurgia, sem nunca ter assistido nenhuma operação.