15/05/2026
INFORMATIVO PAROQUIAL - 16 DE MAIO DE 2026
VISITAS NAS COMUNIDADES: Neste mês de maio damos destaque às celebrações da Iniciação Eucarística dos catequizandos de 39 as comunidades, que receberam um roteiro próprio para a liturgia. As demais comunidades preparem bem as missas, conforme a liturgia da palavra própria do dia e do domingo quando se reúnem no final de semana, com enfoque para as solenidades da Ascenção do Senhor, Pentecostes e Santíssima Trindade.
- Dia 16, sábado: Grápia, às 14h30min; Igreja São Miguel Arcanjo, às 17h30min; Bairros Agostini e São Luiz, às 19h.
- Dia 17, domingo: Igreja São Miguel Arcanjo, às 8h30min e 19h; Bairro Sagrado Coração de Jesus, às 8h30min; e festa de família no Paraíso, às 10h.
- Dia 19, terça-feira: Dois Irmãos e São José, às 19h.
- Dia 20, quarta-feira: Bela Vista, Filomena e São Judas, às 19h.
- Dia 21, quinta-feira: Castelo Branco e Santa Lucia, às 19h.
- Dia 23, próximo sábado: Igreja São Miguel Arcanjo, às 17h30min; Bairros Jardim Peperi, às 18h30min, Andreatta e São Jorge, às 19h.
- Dia 24, próximo domingo: Igreja São Miguel Arcanjo, às 8h30min (Missa do Encarcerado) e 19h; entreajuda no Tríduo de Caravaggio, às 19h30min.
FESTAS DE PADROEIROS: Nas comunidades do Alto Caçador, em honra a São João Batista de La Salle, e Bairro Santa Rita, em honra a Santa Rita de Cássia, neste domingo, dia 17 de maio, com missas às 10h. No próximo domingo chegará a vez das comunidades Três Passos e Bairro Estrela. Divulguem e participem!
CATEQUESE ITINERANTE: Os retiros com os crismandos estão programados para os dias 09, 16 e 23 maio. Portanto, o segundo acontece sábado, dia 16, no caminho de Treze de Maio até Sete de Setembro. A modalidade seguida é a mesma que ocorreu no ano passado. Todas as comunidades que estão concluindo o Catecumenato Crismal receberam as orientações necessárias para que nossos adolescentes façam essa vivência pessoal com intensidade. Tudo será acompanhado pelas catequistas, equipe paroquial, e onde for possível também por pais e mães dos catequizandos.
ENCONTRO PARA CASAIS: A Pastoral Familiar oferece neste sábado um momento formativo para a implantação e aprimoramento do Catecumenato Matrimonial, com a presença do assessor André Parreira de Minas Gerais. O público alvo são agentes da pastoral familiar, formadores de noivos, sacerdotes e ministros da Arquidiocese de Chapecó. Na, sexta-feira, ele estará acompanhando os casais e famílias de São Miguel do Oeste.
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ: Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece no Brasil entre os dias 17 a 24 de maio, Domingo de Pentecostes. O CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - lidera e coordena as iniciativas, estimulando a todos os cristãos a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17,21). O tema “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança” (cf Efésios 4,4).
FORMAÇÃO COM MINISTROS NOVOS: Na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, acontecerá a etapa formativa dos novos ministros. Será apenas na sexta-feira, no salão paroquial, às 19h. Desta vez não haverá outra oportunidade. Todos devem aproveitar o horário da sexta-feira.
JUVENTUDE EM AÇÃO: Em nossa paróquia estamos muito felizes pelos vários grupos de adolescentes e jovens que estão se articulando. No processo de acompanhamento, programamos um encontro de Dinâmicas para Grupos, nos dias 30 e 31 de maio, na Chácara das Irmãs Jesus Maria e José, com início no sábado, às 13h30min, e término no domingo, com o almoço. Será um fim de semana de convivência, espiritualidade e muita alegria! As vagas serão limitadas e a inscrição deve ser feita pela secretaria paroquial por meio do WhatsApp até o dia 22 de maio.
MOSTRAI-NOS, Ó SENHOR, VOSSOS CAMINHOS: Esse lema, tirado do Salmo 25, versículo 4, inspira e ilumina nossa caminhada da Assembleia Paroquial. Durante os meses de maio e junho são realizados os momentos celebrativos nos grupos de reflexão, nos núcleos e com os grupos pastorais que existem em cada comunidade. Este é o tempo ideal de escuta, logo, quanto mais gente puder participar e dar sugestões melhor será para toda a Igreja. Mais materiais e informações podem pedir na secretaria paroquial.
DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS: O 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2026 será realizado neste domingo, 17 de maio, com o tema "Preservar vozes e rostos humanos". Definido pelo Papa Leão XIV, o tema foca no impacto da Inteligência Artificial (IA) e tecnologias digitais, defendendo a empatia e a ética humana frente à automação.
Na mensagem o Papa afirma: “A comunicação pública exige julgamento humano, não apenas esquemas de dados. O desafio é garantir que a humanidade continue sendo o agente orientador. O futuro da comunicação deve garantir que as máquinas sejam ferramentas a serviço e à conexão da vida humana, e não forças que corroem a voz humana”.
Por fim, “Como católicos, podemos e devemos dar a nossa contribuição para que as pessoas – especialmente os jovens – adquiram a capacidade de pensar criticamente e cresçam na liberdade de espírito”, conclui o texto.
IDE! EIS QUE ESTOU COM VOCÊS TODOS OS DIAS: Em Mateus 28,16-20, evangelho proclamado neste Domingo da solenidade da Ascenção do Senhor, Jesus envia seus discípulos em missão universal. A perspectiva do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) destaca o envio de volta à Galileia (o lugar dos marginalizados), a superação do sagrado restrito aos templos e a garantia da presença divina: "Estou com vocês todos os dias".
Mateus não ignorava as dificuldades inerentes nessa missão. Cinquenta anos depois da Ascensão, a comunidade dele, perseguida e fraca, experimentava a tentação do desânimo. Por isso, Mateus insiste no elemento do futuro, que Jesus está e sempre estará com a comunidade dos discípulos. Por isso, não há porque desanimar diante das inevitáveis incompreensões e dificuldades. Pois, como dizia Paulo, a partir da experiência de missionário, quando Deus está conosco nada estará contra nós (cf. Rm 8,11).
Jesus não delega um poder de dominação, mas um compromisso de amor, liberação e serviço à comunidade, quebrando barreiras culturais e religiosas.
O versículo final ("estou com vocês") ecoa a promessa do Êxodo e traz conforto, lembrando que a missão não é solitária, mas guiada por Deus que caminha junto todos os dias.
A festa da Ascensão não celebra o afastamento de Jesus da sua comunidade. Ao contrário, celebra a sua presença de uma forma nova na comunidade missionária dos discípulos.
Agardecemos sua atenção e desejamos um ótimo e abençoado final de semana!