06/02/2023
MANTENDO A TRANSPARÊNCIA DIANTE DE DEUS
"... no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar OS SEGREDOS DOS HOMENS, de conformidade com o meu evangelho" (Paulo aos Romanos, 2:16).
Paulo fala de um dia, uma ocasião bem próxima que há de vir. Este dia é o dia do juízo, o Juízo Final. Os filmes de ficção de Hollywood fazem uma descrição muito equivocada deste terrível dia. Eles descrevem uma catástrofe cósmica, pela qual tudo será destruído. Mas essa descrição não menciona a pessoa de Deus, conforme lemos no livro Apocalipse.
Paulo se refere a este dia como o dia em que Deus julgará os homens, isto é, toda a humanidade. Mas Deus o fará por meio do Seu Filho, Jesus (Yeoshua ou Yeshua) Cristo (o Messias ou Mashiach). E o critério ou base do julgamento é a Palavra de Deus, aqui chamada por Paulo de evangelho. Neste mesmo capítulo, ele disse que o juízo de Deus é segundo a verdade (versículo 2). Em Apocalipse, capítulo 20, verso 12, está escrito que no dia do Juízo serão abertos alguns livros, o que pode ser uma referência às Escrituras.
Voltando à Carta aos Romanos, Paulo disse que os segredos dos homens serão julgados. Não existem segredos para Deus. Ele vê todas as coisas e conhece sobre tudo. No Salmo 139, está escrito que, para Deus, as trevas e a luz são a mesma coisa. O Senhor Jesus disse que nada que está oculto deixará de ser revelado.
O cristão é alguém que sabe que está o tempo todo na presença de Deus. Em outras palavras, ele sabe que sua vida está permanentemente patente diante de Deus. Antes de ser cristão, ele vivia como se Deus não existisse. A sua vida comprovava isso. Ele fazia dela o que bem entendia, sem a noção de que precisasse prestar contas dela a Ele. Agora não. Os seus olhos foram abertos, ele recebeu uma compreensão que ele não tinha antes, e pode ter essa noção bem clara de que Deus o vê o tempo todo. E isso para ele não é um tormento, um constrangimento, um incomodo, mas motivo de grande alegria e segurança. Deus o vê porque Ele o ama e protege. Assim, nada há em sua vida, por menor que seja, que não esteja visível diante de Deus, inclusive os seus segredos. Entretanto, diante da compreensão que ele tem a respeito de Deus, prefere não manter oculto nada diante dele - até porque sabe que não o pode. A sua vida está na luz, porque Deus é luz; e essa é a única maneira dele manter comunhão com Ele.
Assim, a lição que este texto nos deixa é que devemos lutar para andarmos diante de Deus na mais absoluta transparência, não procurando esconder nada dele. Por mais que algo seja constrangedor ser trazido à luz da Sua presença, deve ser feito, para o nosso bem. Isso nos ajudará a manter acesa a chama da luz em nós, a manter a nossa comunhão com Ele e a preservar a nossa confiança no Seu amor por nós. Façamos destas palavras, uma base para as nossas orações a Ele.
Conhecendo as Escrituras e o poder de Deus