28/03/2018
Sábado as 14 hs BENÇÃO DOS ALIMENTOS!
Muita gente aqui na página comentando que tem saudades da época do dido e da bába e que hoje não prepara mais a cesta para a benção.
Vamos lá, ainda está em tempo de resgatar a tradição e deixar o dido e a bába muito orgulhosos :D
É HORA DE "BENZER PÁSKA"
(Andreiv Choma)
A tradição da benção dos alimentos é bastante antiga, a ideia é reunir os alimentos dos quais as pessoas se abstiveram durante a quaresma para que, depois abençoados, sejam consumidos na primeira refeição do domingo de Páscoa. Não se pode imaginar uma casa ucraniana sem aquele cheirinho que só a cesta de Páscoa tem no domingo da Ressurreição.
E o que levamos para abençoar? Não existe uma regra específica, os alimentos variam de uma região para outra e até mesmo de uma família para outra. As cestas mais comuns incluem: p***a (pão salgado e decorado), babka (pão doce) shenka (pernil de porco), hrin (raiz forte), manteiga, requeijão colonial (ricota), sal, pimenta, ovos e kovbassá (salame defumado).
Outros alimentos podem ser incluídos? De acordo com os mais tradicionais, seria um sacrilégio. Mas não há problemas. Acredite, o importante é incluir aquilo que você costuma consumir. Se você não come carne de porco, por exemplo, não adianta colocar na sua cesta. Pode substituir por um bolo de carne moída. No Canadá, aliás, as pessoas benzem um belo pedaço de presunto cozido. A mesma regra vale para os demais alimentos. Não come manteiga? Pode levar margarina. Não achou requeijão colonial? Pode ser aquela ricota processada encontrada nos mercados.
E Pêssankas? Se a sua casa não teve cheiro de cera de abelha durante a quaresma, você pode adquirir pêssankas em todas as cidades de colonização ucraniana. Se não conseguir, não tem problemas, você pode colorir alguns ovos com corantes artificiais ou então com erva-mate, casca de beterraba e outros corantes naturais, são os krashankê.
E a cesta de vime? Bom, é uma cesta de Páscoa e um ucraniano que se preze tem uma bela cesta guardada para essa ocasião. Mas, se não for o seu caso, uma bandeja pode resolver o problema.
As cestas, ou bandejas, são decoradas com flores da época, alecrim, "mirt" (não lembro por nada a tradução), trigos, girassóis e lozá (ou verbá, o velho salgueiro). Um belo rushnyk (toalha bordada) é parte quase inseparável da cesta. Não esqueça de colocar uma vela na sua p***a.
A benção dos alimentos acontece em todas as Igrejas Ucranianas do Brasil, logo após a celebração da Ressurreição, ou durante a tarde de Sábado. Em Curitiba acontece também no Memorial Ucraniano do Parque Tingui (neste sábado, às 16h).
O importante dessa bela tradição ucraniana é preparar a sua cesta, reunir a família, partilhar os alimentos. Esse é o significado da Páscoa. Não esqueça de preparar a mesa para o café e antes de iniciar a refeição partilhar um ovo, entregando um pequeno pedaço para cada membro da família ou convidado dizendo Xpuctoc Bockpec! (Hrestos Voskrés! - Cristo Ressuscitou!).
A foto é da minha cesta do ano passado :D
Dúvidas? Sugestões? Sua família faz diferente? Deixe seu comentário!