06/05/2014
Jorge Kibanazambi
2 de maio
Primeiramente boa tarde a todos os amigos, filhos, netos e bisnetos do axé kinibá respondendo a algumas pessoas que estão me perguntando a respeito do axexê de minha querida Ia kekere tenho algumas questões bem complicadas. Mais vamos lá axexê quer dizer origem das origens meu babalorixá e minha origem, minha ialorixá e minha origem, pois são eles que me fazem ser reconhecido nos dois espaços dos quais abitamos um é Aye e outro Orun, quando estamos no mundo material somos chamados de Ara-aye e quando estamos no mundo de nossos ancestrais somos chamados de Ara-orun, e só somos reconhecidos por nossa ancestralidade porque temos um axé ou seja uma origem que nos identifica como omo egbé ou como é mais popular dizer filho do axé ou filho da casa. Quando colocamos nossos fios de contas, roupas apropriadas para o axé, nos tornamos representantes legais de todos que abitam em nossa casa vivos no mundo material ou vivos no mundo espiritual porque não cultuamos a morte e sim a vida por isso amamos tudo que tem vida os animais, vegetais, minerais, tudo é forma de vida para as tradições de matrizes africana, por este motivo várias pessoas vem até a roça do candomblé prestar suas homenagens para que o nosso venerável Ara-aye faça uma boa viagem de volta para o Orun a onde ela vai receber um titulo muito importante, ira se tornar ara-orun e será recebido por todos aqueles que lhe deram origem um dia aqui. Nos não somos seres materiais vivendo um mundo espiritual na verdade somos seres espirituais vivendo um mundo material por isso e tão difícil deixar as coisas para atrás principalmente as que amamos. chegamos aqui sem nada adquirimos tudo através dos nossos esforços nos tornamos pessoas honradas na sociedade material e nos dedicamos muito pouco para a nossa espiritualidade ficamos totalmente viciados no mundo material e só damos valor para o concreto,colocamos todas as duvidas no abstrato por isso temos tanta dificuldade de deixar quem amamos ir embora. A bem da verdade tornamos tudo que temos nossa propriedade. E esquecemos que viver aqui no Aye ou la no Orun não é uma vontade nossa e sim de uma força maior que sabe o tempo exato de tudo que esta aqui entre nós. Por isso eu digo e afirmo temos que homenagear as pessoas que amamos para que ela possa ter certeza que não deixou nada para trás e possa seguir seu caminho para que a vida continue tanto no sentido material como espiritual temos mais dois dias pela frente e continuaremos tornando a vida de nossa querida Iemanjá nire,especial por tudo que nos proporcionou aqui no Aye (planeta terra) Olorun igbá sewo. Ya-mi.
Foto: Primeiramente boa tarde a todos os amigos, filhos, netos e bisnetos do axé kinibá respondendo a algumas pessoas que estão me perguntando a respeito do axexê de minha querida Ia kekere tenho algumas questões bem complicadas. Mais vamos lá axexê quer dizer origem das origens meu babalorixá e minha origem, minha ialorixá e minha origem, pois são eles que me fazem ser reconhecido nos dois espaços dos quais abitamos um é Aye e outro Orun, quando estamos no mundo material somos chamados de Ara-aye e quando estamos no mundo de nossos ancestrais somos chamados de Ara-orun, e só somos reconhecidos por nossa ancestralidade porque temos um axé ou seja uma origem que nos identifica como omo egbé ou como é mais popular dizer filho do axé ou filho da casa. Quando colocamos nossos fios de contas, roupas apropriadas para o axé, nos tornamos representantes legais de todos que abitam em nossa casa vivos no mundo material ou vivos no mundo espiritual porque não cultuamos a morte e sim a vida por isso amamos tudo que tem vida os animais, vegetais, minerais, tudo é forma de vida para as tradições de matrizes africana, por este motivo várias pessoas vem até a roça do candomblé prestar suas homenagens para que o nosso venerável Ara-aye faça uma boa viagem de volta para o Orun a onde ela vai receber um titulo muito importante, ira se tornar ara-orun e será recebido por todos aqueles que lhe deram origem um dia aqui. Nos não somos seres materiais vivendo um mundo espiritual na verdade somos seres espirituais vivendo um mundo material por isso e tão difícil deixar as coisas para atrás principalmente as que amamos. chegamos aqui sem nada adquirimos tudo através dos nossos esforços nos tornamos pessoas honradas na sociedade material e nos dedicamos muito pouco para a nossa espiritualidade ficamos totalmente viciados no mundo material e só damos valor para o concreto,colocamos todas as duvidas no abstrato por isso temos tanta dificuldade de deixar quem amamos ir embora. A bem da verdade tornamos tudo que temos nossa propriedade. E esquecemos que viver aqui no Aye ou la no Orun não é uma vontade nossa e sim de uma força maior que sabe o tempo exato de tudo que esta aqui entre nós. Por isso eu digo e afirmo temos que homenagear as pessoas que amamos para que ela possa ter certeza que não deixou nada para trás e possa seguir seu caminho para que a vida continue tanto no sentido material como espiritual temos mais dois dias pela frente e continuaremos tornando a vida de nossa querida Iemanjá nire,especial por tudo que nos proporcionou aqui no Aye (planeta terra) Olorun igbá sewo. Ya-mi.