Histórico do C.E.U.R.O.F.O
O Centro Espírita de Umbanda Reino de Ogum nas Forças de Oxalá, esta localizado na Rua Macedo A. Taques, Nº 014, Bairro Serrinha em Palmas Paraná – Brasil. Deu inicio ao seu funcionamento no dia 26 de Setembro de 2004, numa linda noite de domingo homenagem a São Cosme e São Damião. O seu desenrolar se deu por três pessoas, que acredita fielmente nessa ciência religiosa,
Juliano Ferraz Prestes de Ogum Mege, Aldari Ribas Ferraz de Xangô e Marli Terezinha Ferraz Woos de Yemanjá. O segundo ditado a cima deu o ponta pé inicial em uma conversação com o primeiro, dizendo estar lembrando dos dias festivos do terreiro em qual freqüentávamos e teve um sonho de que estávamos homenageando os santos gêmeos, mas assim de forma inocente sem lembrar em que mês, dia estávamos então fiz questão de dar um sentido ou seja um esclarecimento em seu sonho dizendo pois é estamos em Setembro dia 25 daqui dois dias os terreiros festejam o povo da doçura . Ai ele teve a idéia, maluca, bizarra e insano em dizer vamos homenagear eles amanhã e mais vamos fazer somente trabalhos de homenagem os messes que tiver nos fazemos, pra Oxalá, Ogum, Xangô, Yemanjá, Pretos Velhos, Oxossi e começamos amanhã. Perguntei a ele aonde iremos fazer – ele disse já ta tudo certo lá na mama (terceira pessoa da história). Já comprei doce, balão, bolo e guaraná. Perguntei a ele então já falou com ela? Ai que ta, vim falar pra você pra nos ir La falar com ela. Perguntei fale mais desse sonho? Foi assim te vi com uma vela vermelha e um copo de água ardente (pinga, marafo) falando com Tranca Rua das Almas, próximo ao portão e a mama no quartinho acendendo as velas para os orixás e eu atrás de um tamborzinho ( atabaque), por uma dádiva dos orixás eu tinha este tamborzinho. Então pensei realmente é pra nos fazer, cumprir o chamado dos orixás, disse pra ele vamos falar com a mãe(Mama) contamos a ela toda essa história. Perguntamos o que ela achava com isso tudo, responde que não tem o que achar, temos que fazer, pois os orixás querem nos utilizar para atender pessoas necessitadas de nosso auxilio espiritual e para darmos continuidade em nossos desenvolvimentos, mas antes vocês tem de convidar crianças para partilharem com os Éres e assim fizemos. Aproveitamos a tarde de sábado e convidamos as crianças da família e os familiares para irem numa pequena comemoração aos santos gêmeos no dia seguinte as 18:00horas. Na noite de sábado enchemos os balões e enfeitamos o lugar e treinemos alguns pontos que lembrávamos. Confesso estava apavorado pois eu só batia atabaque no terreiro onde iniciei. Porem com muito medo de não dar certo, pois eu nunca havia recebido entidade antes, e no sonho de Aldari de Xangô eu recebia quase todas as vibrações de diversas linhas é o que me deixou mais apavorado. Mas busquei tranqüilizar me com minha mãe que já tinha mais ou menos 20 anos de conhecimento mediúnico, mas não estava em nem um terreiro no momento trabalhava sozinha atendendo as pessoas que vinhão em seu conga, nos não tínhamos base de como proceder no real, foi quando ela disse o orixá ordenou então ele já ensinou siga-o relato do sonho no dia de amanhã, firme a porteira pedindo segurança, venha até o conga faça uma prece a Oxalá e ao seu anjo de guarda que eles te guiarão nesta nova missão. Então quando se esta com medo ou nervoso basta piscar os olhos que já chegou a hora, fiz o que orientou minha mãe segui o manual o sonho de Aldari, comecei na porteira com a vela e com a marafa, entregando a esse guardião, solicitei sua proteção dizendo a ele senhor Tranca Rua das Almas eu nada sei, mas cuide desta homenagem para que tudo de certo pois estou com medo. Então os familiares e amigos começaram a chegar e o medo a aumentar; entrei no quartinho do conga orei a Oxalá, a meu Anjo da Guarda como o sonho e minha mãe recitou. Mas como eu tava apavorado com tantas pessoas aproveitei a pedir proteção a Ogum, Xangô, Oxossi, Yemanja, Éres e a Pretos Velhos e no mais só queria ficar ali, sozinho no conga. Eu vi que o trabalho já havia começado pois não é o que fazemos, é com a fé que fazemos. Ai vem uma pergunta de Aldari de Xangô antes de nos começar, e agora o que eu faço...Mas o teu sonho, você não se lembra... Me lembro mas eu vi só vocês rezando e eu atrás do atabaque... Então faça uma oração para seu anjo de guarda e para Xangô, e volte a trás do atabaque. Após cantamos um canto para cada linha de Umbanda e depois para Exu. Hoje eu falo e ri o. Mas foi a hora que começou a surra, gente como apanhei, Senhor Tranca Rua das Almas ao se incorporar em mim, jogou me encima da mesa do conga, a mesa não quebrou, as velas não apagou me contaram que foi de arrepiar, quando foram para me tirar do conga o Exu disse estou preparando meu aparelho, continue tocando o atabaque e cantando meu camarada, pois quem ta na gira é pra gerar. Fumou, bebeu e me descarregou e para subir de novo me surrou eu digo no começo não é fácil, mas é divertido pra contar a história depois. Logo após a subida de Exu; como se fosse algo programado sem canto, sem chamada, de forma suave se manifesta um Preto Velho, minha mãe foi atender então ele pediu um canto pra nego veio e o Aldari cantou e o velhinho foi benzendo a criançada e as pessoas que ali estavam; minha mãe vibrou com sua nega velha e ajudou no atendimento e na mesma noite ela já arrumou uma cambona, Danuza Ferraz para atender das entidades em terra. Após o benzi mento, ele pediu que se Sasse o canto para uma oração coletiva naquele ambiente para que os anjos do céu vissem pureza no que estava sendo feito e viessem com todas suas vibrações ajudar na missão desses filhos que nada sabiam, mas quem tem fé nos espíritos de luz. Encerrou a oração e chamou o filho do sonho para um dedo de prosa mas nego veio. Ize fio essa é a missão de vois sunceis levar a caridade, humildade aonde vocês estiverem. A maioria das grandes casas começa assim, é as entidades que fundamentam não os donos da casa material; vois tem uma grande missão meu fio cuide com amor e carinho que vois vai progredir. É isso fio diz pro meu aparelho também, os orixás se agradaram com vocês no dia de hoje. Festejam eles e nada vai faltar pra vos sunceis é isso fio nego vai subir. então é chegado a hora dos Éres brincar e festejar com as crianças hoje a casa conta com presidente diretor de culto Juliano Ferraz Prestes de Ogum Mege, sua esposa Cleonice dos Santos de Inhasã Mutumba, seu filhos Poliany dos Santos Ferraz Prestes de Obá Xiré e Juliano Ferraz Prestes Junior de Ogum Beira Mar, mãe Marli Terezinha Ferraz de Yemanjá, Pai pequeno Aldari Ribas Ferraz de Xangô e mais trinta e cinco médiuns não citados e fora os simpatizantes e pessoas que nos procuram no Ceurofo. Hoje digo que estamos progredindo não na estrutura material pois somos todos humildes, simples financeiramente, mas temos um amor incondicional pela nossa Umbanda. Temos nossos erros, nossas falhas mas o mundo é nossa escola e a vivencia nossa professor, e vivendo adquirimos aprendizado... Axé a todos e nos visitem nós; Rua Santa Tereza - 60 - São Jose dos Pinhais. E-mail: [email protected]