Templo Escola Cultural de UmbandaReino de Ogum e Ynhasa Nas Forças de Oxalá

Templo Escola Cultural de UmbandaReino de Ogum e Ynhasa Nas Forças de Oxalá Esta pagina se trata de religiosidade Umbandista, como forma de manifestar a fé no criador através da Umbanda, reunindo os amados irmãos do axé.

Histórico do C.E.U.R.O.F.O
O Centro Espírita de Umbanda Reino de Ogum nas Forças de Oxalá, esta localizado na Rua Macedo A. Taques, Nº 014, Bairro Serrinha em Palmas Paraná – Brasil. Deu inicio ao seu funcionamento no dia 26 de Setembro de 2004, numa linda noite de domingo homenagem a São Cosme e São Damião. O seu desenrolar se deu por três pessoas, que acredita fielmente nessa ciência religiosa,

Juliano Ferraz Prestes de Ogum Mege, Aldari Ribas Ferraz de Xangô e Marli Terezinha Ferraz Woos de Yemanjá. O segundo ditado a cima deu o ponta pé inicial em uma conversação com o primeiro, dizendo estar lembrando dos dias festivos do terreiro em qual freqüentávamos e teve um sonho de que estávamos homenageando os santos gêmeos, mas assim de forma inocente sem lembrar em que mês, dia estávamos então fiz questão de dar um sentido ou seja um esclarecimento em seu sonho dizendo pois é estamos em Setembro dia 25 daqui dois dias os terreiros festejam o povo da doçura . Ai ele teve a idéia, maluca, bizarra e insano em dizer vamos homenagear eles amanhã e mais vamos fazer somente trabalhos de homenagem os messes que tiver nos fazemos, pra Oxalá, Ogum, Xangô, Yemanjá, Pretos Velhos, Oxossi e começamos amanhã. Perguntei a ele aonde iremos fazer – ele disse já ta tudo certo lá na mama (terceira pessoa da história). Já comprei doce, balão, bolo e guaraná. Perguntei a ele então já falou com ela? Ai que ta, vim falar pra você pra nos ir La falar com ela. Perguntei fale mais desse sonho? Foi assim te vi com uma vela vermelha e um copo de água ardente (pinga, marafo) falando com Tranca Rua das Almas, próximo ao portão e a mama no quartinho acendendo as velas para os orixás e eu atrás de um tamborzinho ( atabaque), por uma dádiva dos orixás eu tinha este tamborzinho. Então pensei realmente é pra nos fazer, cumprir o chamado dos orixás, disse pra ele vamos falar com a mãe(Mama) contamos a ela toda essa história. Perguntamos o que ela achava com isso tudo, responde que não tem o que achar, temos que fazer, pois os orixás querem nos utilizar para atender pessoas necessitadas de nosso auxilio espiritual e para darmos continuidade em nossos desenvolvimentos, mas antes vocês tem de convidar crianças para partilharem com os Éres e assim fizemos. Aproveitamos a tarde de sábado e convidamos as crianças da família e os familiares para irem numa pequena comemoração aos santos gêmeos no dia seguinte as 18:00horas. Na noite de sábado enchemos os balões e enfeitamos o lugar e treinemos alguns pontos que lembrávamos. Confesso estava apavorado pois eu só batia atabaque no terreiro onde iniciei. Porem com muito medo de não dar certo, pois eu nunca havia recebido entidade antes, e no sonho de Aldari de Xangô eu recebia quase todas as vibrações de diversas linhas é o que me deixou mais apavorado. Mas busquei tranqüilizar me com minha mãe que já tinha mais ou menos 20 anos de conhecimento mediúnico, mas não estava em nem um terreiro no momento trabalhava sozinha atendendo as pessoas que vinhão em seu conga, nos não tínhamos base de como proceder no real, foi quando ela disse o orixá ordenou então ele já ensinou siga-o relato do sonho no dia de amanhã, firme a porteira pedindo segurança, venha até o conga faça uma prece a Oxalá e ao seu anjo de guarda que eles te guiarão nesta nova missão. Então quando se esta com medo ou nervoso basta piscar os olhos que já chegou a hora, fiz o que orientou minha mãe segui o manual o sonho de Aldari, comecei na porteira com a vela e com a marafa, entregando a esse guardião, solicitei sua proteção dizendo a ele senhor Tranca Rua das Almas eu nada sei, mas cuide desta homenagem para que tudo de certo pois estou com medo. Então os familiares e amigos começaram a chegar e o medo a aumentar; entrei no quartinho do conga orei a Oxalá, a meu Anjo da Guarda como o sonho e minha mãe recitou. Mas como eu tava apavorado com tantas pessoas aproveitei a pedir proteção a Ogum, Xangô, Oxossi, Yemanja, Éres e a Pretos Velhos e no mais só queria ficar ali, sozinho no conga. Eu vi que o trabalho já havia começado pois não é o que fazemos, é com a fé que fazemos. Ai vem uma pergunta de Aldari de Xangô antes de nos começar, e agora o que eu faço...Mas o teu sonho, você não se lembra... Me lembro mas eu vi só vocês rezando e eu atrás do atabaque... Então faça uma oração para seu anjo de guarda e para Xangô, e volte a trás do atabaque. Após cantamos um canto para cada linha de Umbanda e depois para Exu. Hoje eu falo e ri o. Mas foi a hora que começou a surra, gente como apanhei, Senhor Tranca Rua das Almas ao se incorporar em mim, jogou me encima da mesa do conga, a mesa não quebrou, as velas não apagou me contaram que foi de arrepiar, quando foram para me tirar do conga o Exu disse estou preparando meu aparelho, continue tocando o atabaque e cantando meu camarada, pois quem ta na gira é pra gerar. Fumou, bebeu e me descarregou e para subir de novo me surrou eu digo no começo não é fácil, mas é divertido pra contar a história depois. Logo após a subida de Exu; como se fosse algo programado sem canto, sem chamada, de forma suave se manifesta um Preto Velho, minha mãe foi atender então ele pediu um canto pra nego veio e o Aldari cantou e o velhinho foi benzendo a criançada e as pessoas que ali estavam; minha mãe vibrou com sua nega velha e ajudou no atendimento e na mesma noite ela já arrumou uma cambona, Danuza Ferraz para atender das entidades em terra. Após o benzi mento, ele pediu que se Sasse o canto para uma oração coletiva naquele ambiente para que os anjos do céu vissem pureza no que estava sendo feito e viessem com todas suas vibrações ajudar na missão desses filhos que nada sabiam, mas quem tem fé nos espíritos de luz. Encerrou a oração e chamou o filho do sonho para um dedo de prosa mas nego veio. Ize fio essa é a missão de vois sunceis levar a caridade, humildade aonde vocês estiverem. A maioria das grandes casas começa assim, é as entidades que fundamentam não os donos da casa material; vois tem uma grande missão meu fio cuide com amor e carinho que vois vai progredir. É isso fio diz pro meu aparelho também, os orixás se agradaram com vocês no dia de hoje. Festejam eles e nada vai faltar pra vos sunceis é isso fio nego vai subir. então é chegado a hora dos Éres brincar e festejar com as crianças hoje a casa conta com presidente diretor de culto Juliano Ferraz Prestes de Ogum Mege, sua esposa Cleonice dos Santos de Inhasã Mutumba, seu filhos Poliany dos Santos Ferraz Prestes de Obá Xiré e Juliano Ferraz Prestes Junior de Ogum Beira Mar, mãe Marli Terezinha Ferraz de Yemanjá, Pai pequeno Aldari Ribas Ferraz de Xangô e mais trinta e cinco médiuns não citados e fora os simpatizantes e pessoas que nos procuram no Ceurofo. Hoje digo que estamos progredindo não na estrutura material pois somos todos humildes, simples financeiramente, mas temos um amor incondicional pela nossa Umbanda. Temos nossos erros, nossas falhas mas o mundo é nossa escola e a vivencia nossa professor, e vivendo adquirimos aprendizado... Axé a todos e nos visitem nós; Rua Santa Tereza - 60 - São Jose dos Pinhais. E-mail: [email protected]

Nesta sexta-feira, peço a força de Exu para abrir meus caminhos e a luz de Oxalá para manter meu coração em paz.Que Exu ...
29/05/2026

Nesta sexta-feira, peço a força de Exu para abrir meus caminhos e a luz de Oxalá para manter meu coração em paz.
Que Exu afaste toda maldade disfarçada de amizade, e que Oxalá cubra minha vida com serenidade, proteção e fé.
Porque quando a justiça de Exu caminha ao lado da calma de Oxalá, nenhum mal permanece de pé. 🤍🖤

24/05/2026

✨ 24 de maio é dia de celebrar a força, a fé e a magia de Santa Sara Kali e de todo o Povo Cigano!

Que sua energia nos traga caminhos abertos, proteção, prosperidade e liberdade para viver com verdade e alegria. 💃🔥

Optchá! Que nunca nos falte coragem para seguir em frente e acreditar nos nossos caminhos. 🌹✨

Muito axé para todos 🤎💜💛🧡💙🤍🩵❤️🩷💚

Bom dia ☀️🤍🕊️✨Que Pai Oxalá derrame sua luz sobre a vida de vocês, trazendo paz para a alma e calma para o coração 🙏🤍Que...
22/05/2026

Bom dia ☀️🤍🕊️✨
Que Pai Oxalá derrame sua luz sobre a vida de vocês, trazendo paz para a alma e calma para o coração 🙏🤍
Que hoje vocês encontrem serenidade nos pensamentos, equilíbrio nos caminhos e proteção em cada passo ✨🕊️
Oxalá ensina que a verdadeira força também vive na tranquilidade e na fé 💫
Respirem fundo, desacelerem o coração e confiem… tudo chega no tempo certo 🙏✨
Um dia iluminado, leve e cheio de AXÉ para vocês! 🔥🤍🌿

saudação aos Pretos Velhos: ADOREI AS ALMAS! 🤍🕯️  🙏🥰Tem gente que acredita que ser humilde é aceitar migalha, abaixar a ...
13/05/2026

saudação aos Pretos Velhos: ADOREI AS ALMAS! 🤍🕯️ 🙏🥰

Tem gente que acredita que ser humilde é aceitar migalha, abaixar a cabeça para tudo, engolir desaforo calado, mas os Pretos Velhos ensinam exatamente o contrário. Humildade não é se diminuir. Humildade é ter tanta força dentro de si, que você não precisa provar nada para ninguém.

Porque quem vive tentando parecer forte o tempo inteiro, quase sempre está cansado por dentro.

Os Pretos Velhos observam aquele coração que vive competindo, querendo reconhecimento, esperando que os outros valorizem aquilo que faz, e enquanto isso, a própria paz vai ficando esquecida num canto da vida. E sabe o que acontece? A pessoa começa a adoecer no silêncio. Dorme cansada. Acorda irritada. Se sente invisível mesmo rodeada de gente.

Mas a sabedoria antiga senta devagar no banco da vida e cochicha: “meu filho… minha filha… árvore carregada de frutos não faz barulho.”

A verdadeira força espiritual aparece quando você consegue permanecer firme sem precisar humilhar ninguém para crescer. Quando aprende que responder tudo também cansa. Que discutir toda injustiça rouba energia. Que alimentar orgulho pesa mais do que carregar pedra.

Hoje os Pretos Velhos pedem que você acenda uma vela branca ou bicolor preta e branca 🕯️ e faça sua oração com calma. Sem pressa. Sem cobrança. Apenas converse com fé.

“Amados Pretos Velhos, derramem sobre minha caminhada a sabedoria tranquila daqueles que conhecem o valor do silêncio, da paciência e da humildade verdadeira. Retirem do meu coração o peso da necessidade de aprovação, das disputas inúteis e do orgulho que me afasta da paz. Que eu aprenda a reconhecer minha força sem precisar ferir ninguém. Que minha caminhada seja firme, leve e protegida. Que eu tenha serenidade para esperar o tempo certo das coisas e maturidade para compreender aquilo que ainda não posso controlar. Adocem meus pensamentos, fortaleçam meu espírito e iluminem meus caminhos. ADOREI AS ALMAS!” 🤍

Axé ☕

Feliz Dia das Mães a todas as mães presentes e espirituais. 🌹✨Que cada mãe receba hoje o carinho, o amor e as bênçãos do...
10/05/2026

Feliz Dia das Mães a todas as mães presentes e espirituais. 🌹✨
Que cada mãe receba hoje o carinho, o amor e as bênçãos dos Orixás.
Que nunca falte força, proteção, sabedoria e axé em seus caminhos.

Mãe é colo, é cuidado, é luz que guia mesmo nas tempestades.
Seja na presença da vida ou na força espiritual, mãe sempre será amor eterno. ❤️🙏🏻

Que Oxum derrame amor, Iemanjá proteção, Oyá coragem e Obá força sobre cada uma de vocês. ✨

05/05/2026

Ogum cavaleiro da lua… ⚔️🌙

não é só um verso… é fundamento.

é Ogum mostrando que atua no oculto e no claro, na madrugada e na guerra, onde poucos veem, mas tudo acontece.
é a força que corta demanda antes mesmo dela chegar,
é o guardião dos caminhos quando a gente nem percebe o perigo.

quando esse ponto é cantado, não é apresentação…
é firmeza de corrente, é presença de guia, é trabalho acontecendo.

Ogum não falha.
Ogum não atrasa.
Ogum resolve.

Saravá Ogum! 🛡️🔥❤️

Bom dia! Feliz e abençoada seja o nosso domingo!Ter FÉ no ORIXÁ é ter a mais absoluta CERTEZAque ORIXÁ sempre sabe o que...
03/05/2026

Bom dia! Feliz e abençoada seja o nosso domingo!

Ter FÉ no ORIXÁ é ter a mais absoluta CERTEZA
que ORIXÁ sempre sabe o que faz!

É ter a CLAREZA que o Sagrado não existe
para satisfazer as nossas vontades e caprichos…

O SAGRADO está ali para nos guiar pelos
melhores e mais PRÓSPEROS CAMINHOS!

Acredite:
✨ORIXÁ sempre sabe o que nós queremos,
o que precisamos e o que merecemos!

Nas nossas vidas nem tudo vai acontecer como gostaríamos.
E nesses momentos jamais esqueça:
Os PLANOS dos ORIXÁS são muito melhores que os nossos!

Para todos os dias… FÉ!
✨FÉ no !
✨FÉ no AXÉ 🙌🏼🙏🏼

Maio é um dos meses mais espirituais dentro da Umbanda ✨É um período de cura, acolhimento, libertação e abertura de cami...
01/05/2026

Maio é um dos meses mais espirituais dentro da Umbanda ✨
É um período de cura, acolhimento, libertação e abertura de caminhos. A vibração dos Pretos Velhos se une à força amorosa de Santa Sara Kali, trazendo transformação profunda para a vida.

Se você sente emoções mais intensas nesse mês… não é por acaso 💛

🌿 Por que maio é tão espiritual?
Maio chega com uma energia mais calma e profunda.
É como se a espiritualidade pedisse:

👉 “Respire, desacelere e cuide da sua alma.”

É um mês ideal para:

* refletir sobre a vida
* liberar mágoas antigas
* fortalecer a fé
* limpar energias pesadas
* recomeçar com mais consciência

👵🏾 Energia dos Pretos Velhos

Os Pretos Velhos representam:
✨ sabedoria ancestral
✨ paciência e humildade
✨ caridade e acolhimento
✨ cura emocional e espiritual

Eles trabalham principalmente em:

* libertar dores do passado
* quebrar correntes espirituais
* curar o coração
* fortalecer a fé

Por isso, em maio é comum sentir:
💭 vontade de se recolher
💭 necessidade de perdoar ou pedir perdão
💭 emoções antigas vindo à tona
💭 busca por oração e espiritualidade

Tudo isso faz parte de um processo de cura espiritual profunda.

📿 13 de Maio – Dia dos Pretos Velhos

Essa data é um portal energético poderoso.

Representa:
🔓 libertação espiritual
🕊️ quebra de amarras invisíveis
🌿 cura de sofrimentos antigos
🙏 bênçãos e proteção

É um período muito forte para:

* orações
* banhos de ervas
* caridade
* benzimentos
* pedidos de orientação espiritual

🔮 Energia de Santa Sara Kali (24 e 25 de Maio)

Enquanto os Pretos Velhos curam o passado…
Santa Sara abre o futuro 💫

Ela representa:
💃 proteção espiritual
💰 prosperidade
🚪 abertura de caminhos
🧿 milagres e esperança
👨‍👩‍👧 proteção da família

É uma energia de:

* movimento
* novos ciclos
* mudanças positivas
* coragem para seguir em frente

Maio não é mês de pressa…
É mês de cura, limpeza e recomeço 🤍

Que a sabedoria dos Pretos Velhos cure seu coração
e que a luz de Santa Sara abra todos os seus caminhos ✨

Encerrando abril com o coração cheio de gratidão!🌻 Agradecemos ao Pai Ogum pela proteção constante e a todas as entidade...
30/04/2026

Encerrando abril com o coração cheio de gratidão!🌻 Agradecemos ao Pai Ogum pela proteção constante e a todas as entidades que nos guiaram.
✨️
Um obrigado especial aos nossos médiuns e consulentes: o amor e o carinho de vocês fizeram deste mês um período de muito Axé.
💫
​Que as Almas abençoem a chegada de maio, trazendo luz e o triunfo em nossas batalhas diárias.
🌙

​Comprometimento, fé e respeito ao sagrado: é assim que se constrói o Axé.
​Axé Odara!

Que Ogum abra nossos caminhos, fortaleça nossa coragem e renove nossa fé.Ogum, eu te agradeço de novo, e de novo, e de n...
28/04/2026

Que Ogum abra nossos caminhos, fortaleça nossa coragem e renove nossa fé.
Ogum, eu te agradeço de novo, e de novo, e de novo... pela proteção, pela força e pelas vitórias diárias
Que nada seja maior que sua determinação hoje!

Ogunhê
Bom dia
Terça feira dia de agradecer...

Endereço

Rua: Augusto Boeno 215SJP
São José Dos Pinhais, PR
83.060.120

Horário de Funcionamento

19:30 - 22:30

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Templo Escola Cultural de UmbandaReino de Ogum e Ynhasa Nas Forças de Oxalá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Templo Escola Cultural de UmbandaReino de Ogum e Ynhasa Nas Forças de Oxalá:

Compartilhar

Categoria