30/11/2024
O Evangelho do Reino e o novo nascimento!
O novo nascimento, é uma obra soberana de Deus, realizada pelo Espírito Santo, que transforma radicalmente o coração humano. Também chamado de regeneração, esse evento espiritual é essencial para que o ser humano, morto em seus pecados, possa responder à oferta de salvação em Cristo.
De acordo com a Escritura, todos os seres humanos nascem espiritualmente mortos, incapazes de buscar a Deus por si mesmos (Efésios 2:1-5). No entanto, Deus, em Sua infinita misericórdia e graça, intervém soberanamente para dar vida espiritual àqueles que Ele escolheu desde a eternidade (João 3:3-8; Tito 3:5).
A regeneração é um ato realizado exclusivamente por Deus, sem qualquer contribuição humana. O Espírito Santo age no coração do pecador, removendo o coração de pedra e dando-lhe um coração de carne (Ez. 36:26-27). Esse novo coração permite ao indivíduo crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, algo impossível antes do novo nascimento.
A bíblia nos ensina que o novo nascimento precede a fé. Ou seja, não é porque o pecador crê que ele nasce de novo, mas ele crê porque Deus o regenerou primeiro. Esse entendimento reforça o ensino da graça irresistível, em que os eleitos são irresistivelmente atraídos para Cristo, não por compulsão, mas porque seus desejos foram transformados.
O novo nascimento não apenas inicia a vida cristã, mas também marca o início de uma transformação contínua. O regenerado é capacitado pelo Espírito Santo a viver em santidade, crescendo em conformidade com a imagem de Cristo (2 Co 5:17; Rm 8:29-30).
Assim, o novo nascimento, é a gloriosa demonstração da soberania de Deus em salvar pecadores, apontando para a sua graça, poder e amor que operam de maneira eficaz para a glória do Seu nome.
Em síntese, não há escapatória para o homem caído! Para que haja esperança de vida eterna, é preciso de uma vida nova, um novo nascimento! Até mesmo quando o mestre da lei, Nicodemos, conversou com Jesus sobre seus sinais e maravilhas, Cristo afirmou categoricamente: “Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”. (Jo 3.1-3)
Se todos pecaram e se distanciaram de Deus, então todos precisam nascer de novo! ❤️