30/05/2020
Respeite a Hierarquia!!!
Pouco importa se você não gosta do Tata combondo, se você não fala com seu Pai Pequeno. Se está no Xirê e tocou para o Santo (seu ou dele), é SUA OBRIGAÇÃO bater cabeca sim! O candomblé não chegou onde chegou, não resistiu a tudo para se perder por causa de picuinhas e falta de educação. A
regra é clara: Cargos precisam ser respeitados e ponto final!
Respeite seu irmão!
Se for mais velho que você, respeite em dobro. Não se levanta a voz, não se dá fora. Quem é morada de Nkisi não pode tratar os outros como animais. Se você é o mais velho, trate com carinho quem acabou de chegar, pois vale lembrar, que um dia, você também foi o mais novo.
Você só é de tal Nkisi depois que inicia !
Você pode ter feito 15 jogos e na hora da iniciação mudar o Nkisi, simples assim! Você só é daquele Nkisi, quando inicia e dá de comer, fora isso você é “amparado” por ele.
Preceito quebrado não pode ser nunca reparado!
Preceito é coisa séria, é um elo de confiança entre a pessoa e o Nkisi! Isso não quer dizer que você irá morrer, quer dizer
que NADA SERÁ COMO ERA ANTES!
A voz do Tata é a voz do Nkisi na terra!
Não importa se está errado ou certo, seu Tata mandou, você faz! Se estiver certo, ótimo! Se estiver errado, quem será cobrado é o Tata que lhe instruiu errado! O que não pode nunca existir é falta de respeito com quem deu a vida ao seu Nkisi em você! Lembrando que todo Tata e Mameto é humano e por isso é propício a falha, então não cobre perfeição de ninguém se você também não é perfeito!
Não existe Santo feito errado!
Existe Santo feito sem fundamento, mas santo feito errado não existe! Se virou no Santo, deu de comer, Santo confirmou? Então é o Santo certo!
Santo não é b***o e nem marionete!
Não tem essa de que a sua vida ta virada porque na sua obrigação não teve o fundamento tal , ou porque não teve aquele oro que você sabe que existe porque leu na internet. Lógico que todo Nkisi tem seus fundamentos e preferências, mas se ele se permitiu nascer em determinado Axé, ele sabe das limitações daquele Nzo.
Muzenza é quem segue o Adjá e não o Adjá que segue a Muzenza!
Santo é Santo e é uma força livre! Correto! Mas o Nkisi iniciado em cada casa aceita as doutrinas e diretrizes daquele Nzo, então ele irá se comportar de maneira adequada. Vamos observar e começar a deixar a vaidade em casa quando for para o Xirê!
Não cuspa no prato que um dia voce comeu!
Se aquele Nzo não for o seu lugar, procure seu caminho, mas não saia por aí denegrindo a imagem de ninguém, pois aquele chão já te serviu um dia para você e para o seu Nkisi. Não saia falando mal da religião, ou do terreiro, não manche mais a reputação de uma religião tão discriminada só porque seu caminho é outro.
Pois hoje o que mais existe são pessoas mal-educadas entrando na religião por pura vaidade! Acham que hierarquia é bobeira, que postura é besteira, que o candomblé tradicional é besteira.
Saiba de que um bom Muzenza hoje será um bom Tata ou Mameto de amanhã.
Porque uma boa estrutura de uma casa se inicia de baixo!!!
🙏🏽🙏🏽🙏🏽Aweto🙏🏽🙏🏽🙏🏽