RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA
Possuímos a missão de “evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo” para fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo, visando “tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado, difundindo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração”. O Batismo do Espírito Santo está na essênci
a da Espiritualidade da Renovação; Já a nossa identidade, é caracterizada principalmente pelo Batismo no Espírito Santo, a Prática dos Carismas e a Vida Fraterna. Na Renovação a graça do Batismo no Espírito Santo tem sido dinâmica e continuamente renovada, como na Igreja Primitiva. Buscamos viver a Experiência de um Pentecostes perene e ininterrupto, possuímos o desejo de estarmos cheios em Plenitude pelo Espírito Santo.
“Vocês, Renovação Carismática, receberam um grande dom do Senhor. Vocês nasceram de um desejo do Espírito Santo como ‘uma corrente de graça na Igreja e para a Igreja’. Esta é a sua definição: A CORRENTE DE GRAÇA.” (Papa Francisco, 2014)
HISTÓRIA DA RCC
1895 - 1903: Inspirada pelo Espírito Santo, a Irmã Elena Guerra envia 14 Cartas ao Papa Leão XIII, pedindo uma maior devoção na igreja ao Espírito Santo.
1895: O Papa Leão XIII escreve o Documento “Provida Matris Charitate”, sobre a Devoção ao Espírito Santo, pedindo que a igreja celebre entre o dia da Ascensão do Senhor e Pentecostes uma Novena ao Espírito Santo.
1897: O Papa Leão XIII escreve a Encíclica “Divinum Illud Munus” sobre a presença e virtude admirável do Espírito Santo.
1901: Em 1º de janeiro de 1901 o Papa Leão XIII invoca o Espírito Santo, cantando o hino “Veni Creator Spiritus”, Consagrando o Século XX ao Espírito Santo.
1958: Aos 77 anos de idade, assume o Papa João XXIII.
1961: Papa João XXIII convoca um Concílio Ecumênico.
1962: Início do Concílio do Vaticano II.
1967: Marco Histórico da RCC, no dia 18 de fevereiro de 1967, durante um Retiro de Estudantes da Universidade do Espírito Santo de Duquesne, à noite, após ter faltado água numa festa de aniversário, vários jovens foram impelidos pelo Espírito Santo a irem ao andar de cima, onde estava a Capela. Estando lá, um por vez, o Senhor os batizou no Espírito Santo e manifestou neles vários sinais físicos.
1969: Chega ao Brasil em junho de 1969, em 03 Localidades: Campinas - SP, Campo Grande - MS e uma cidade do Amazonas. A partir do início da Década de 70, alguns sacerdotes jesuítas, começam a realizar pelo Brasil experiências de Oração inicialmente chamadas de Experiência do Espírito Santo. Líderes de movimentos como o Cursilho de Cristandade e os Treinamentos de Liderança Cristã (TLC), após participarem das experiências de oração, assumem uma evangelização com identidade própria e logo se organizam como movimento.
1974: É realizado o Primeiro Congresso Nacional, em Itaici-SP. A partir deste Congresso, o mover do Espírito Santo se propagou por todo o Brasil, atingindo todas as Regiões do País. Atualmente a Renovação Carismática Católica está presente em mais de 250 dioceses, com milhares de grupos de oração. BERAKÁ
Há algum tempo atrás, foi nascendo a ideia de se criar uma nova forma de evangelização, onde fosse utilizado diversos meios reunidos em um mesmo local. Programado com o objetivo de evangelizar e aproveitando a grande concentração de fiéis que anualmente comparecem ao evento, o Beraká nasceu na Gincana da Unidade, realizada em 1995, no recinto de exposições. E contou com a presença de 200 jovens que passaram o dia rezando, cantando e refletindo sobre o tema: “Deus nos amou primeiro.”
Colocado em oração, surgiu o nome “Grande Beraká”, através de sugestão das Irmãs Isilda e Eunice (José Bonifácio). O nome Beraká significa “Vale de Benção” (Grande Dia de Ação de Graças); está no Antigo Testamento, mais precisamente em II Crônicas 20, 26; e conta a vitória de Josafá e seu exército no Vale do Beraká (Benção – dom generoso). Depois do amadurecimento da ideia e também de muita oração, surgiu a oportunidade da realização do tal evento. Foi então marcado o 1o Grande Beraká para o dia 06 de julho de 1996. O 1° Grande Beraká aconteceu no Recinto de Exposições de São José do Rio Preto, onde ainda hoje é realizado. Iniciou-se às 9h , com a Celebração da Palavra, presidida pelo Bispo Diocesano da época Dom José de Aquino Pereira. Mas antes da realização do grande evento, um Cerco de Jericó foi feito, a fim de derrubar todas as barreiras que o inimigo pudesse colocar. Teve como atração sete bandas católicas, dentre elas Cristoatividade de Cachoeira Paulista, Rosa de Saron de Campinas e Taus de Franca, além de outras quatro bandas da nossa região. Zé Pretinho, pregador de renome nacional, esteve presente, num local especialmente montado: O Circo Evangelizador. Este espaço leva esse nome pela estrutura parecer um circo e é onde acontece uma das principais pregações. Este evento reuniu mais de 15 mil pessoas de toda região e foi um grande sucesso, graças a Deus e ao empenho de toda Equipe Diocesana da Renovação Carismática Católica de São José do Rio Preto. Os barracões do próprio recinto fora utilizado para palestras, praças de alimentação, feira de artigos religiosos, unidade de pronto socorro, farmácia e berçário. Uma grande área foi reservada para estacionamento, além da Polícia Militar que sempre nos proporcionou segurança e tranquilidade. Atualmente o Beraká se transformou num evento nacionalmente conhecido, pela intensa divulgação na imprensa, internet e também pelas milhares de camisetas vendidas nos Grupos de Oração e com um público estimado em 40 mil pessoas. A Comissão Organizadora é formada por colaboradores, participantes e coordenadores de Grupos de Oração da RCC da Arquidiocese. O planejamento e a execução é um trabalho feito por voluntários e o que move essas pessoas a se dedicarem a um evento tão grandioso, é o Amor a Deus e a Jesus Sacramentado. A intenção única e exclusiva é apresentar este Deus a todas as pessoas, transformando e renovando suas vidas. O evento é sem fins lucrativos, tem entrada franca e a única fonte de renda é a praça de alimentação.