Aşé Odé Balô - Casa das Águas

Aşé Odé Balô - Casa das Águas Aşé Odé Balô - Casa das Águas
Está localizada em São José do Rio Preto/SP, em R. Clotilde Barros de Carvalho, 23 - Estância Bela Vista.

Para consultas de Búzios (17)99158-9193 - Gustavo Guaraná

24/01/2024

🥹🤍💪

20/01/2024 Oruko Yawo - Ogum, Oxóssi, Yansã e Yemanjá.Nosso primeiro barquinho do ano! Uma noite incrível, com Orixá rea...
22/01/2024

20/01/2024
Oruko Yawo - Ogum, Oxóssi, Yansã e Yemanjá.
Nosso primeiro barquinho do ano!
Uma noite incrível, com Orixá reafirmando que é vivo e que está conosco.
Aos iniciados, desejamos uma nova vida repleta de bênçãos, alegrias, amor, saúde e muita fé. Que os Orixás os acompanhem até o fim.

Axé sempre! 🤍

A água que lava nossa alma; O ouro que reluz; O mel que nos adoça O espelho que mostra quem nós somos.A ventania que tra...
28/10/2023

A água que lava nossa alma;
O ouro que reluz;
O mel que nos adoça
O espelho que mostra quem nós somos.
A ventania que traz boas novas;
O dendê que aquece e nos dá coragem para seguir em frente e enfrentar tudo o que vier, feito um búfalo;
A borboleta que nos mostra a leveza da vida.
Elas estão junto a nós hoje, amanhã e por todo o resto de nossas vidas.

Ore yeye o!
Eparrey!

💛🌪
// Texto autoral //

"Vento que assoviaTambor que esbraveja, Ayrá esquenta o fogoDança em volta da fogueira Cortina de orvalho Gota d'água na...
20/09/2023

"Vento que assovia
Tambor que esbraveja,
Ayrá esquenta o fogo
Dança em volta da fogueira

Cortina de orvalho
Gota d'água na brasa,
É o brilho do raio
Iluminando a caminhada

Machado e chave nas mãos,
Coração ardente em paixão
Que de tanto amar,
Se faz vulcão em erupção

Quando tudo parece errado
Feliz do que come quiabo,
Nas costas carrega o injustiçado
E estabelece a paz."

Repost// Texto original .eu

"Yèyé omo ejá (mãe cujo os filhos são peixes) Yemanja é a riqueza na simplicidade, o amadurecer com o passar da idade. É...
16/09/2023

"Yèyé omo ejá (mãe cujo os filhos são peixes)
Yemanja é a riqueza na simplicidade, o amadurecer com o passar da idade. É a voz sedutora que insiste em nos dizer que as coisas vão melhorar, que precisamos de equilíbrio.
Yemanja é a fortuna de aceitar ser amado e de amar com tranquilidade. É, sobretudo, a serenidade do mar.
É a certeza de que família vai além do sangue.
Yemanja está no perfume da paz da nossa casa. É cumplicidade.
Sem joias ou ouro para se agarrar a juventude, estampar a vaidade.
Yemanja é a prata da naturalidade.
É pérola da sinceridade.

Amor de todos a[mar]es,
Festa de aldeia ou noite mansa
Água de todos os altares,
Yemanja é religiosidade.
Mãe do sorriso das mães,
Moça em todas as mulheres.
Yemanja é felicidade."
🩵
Texto original:
Arte: "Mãe que fortalece as cabeças",

"E àgó Òmolu já é e lè ní wa bèrè ko (Omolu nos de licença para invocarmos sua força que vem da terra, fé onde viemos e ...
04/09/2023

"E àgó Òmolu já é e lè ní wa bèrè ko
(Omolu nos de licença para invocarmos sua força que vem da terra, fé onde viemos e para onde iremos)

E lè ni wa Omolu já e lè ní wa bè rè ko
(Omolu, vosso poder vem da terra. Dela viemos e para ela voltaremos) "

Repost//

"Jagun é o caminho de terras percorridas e corridas. Não há uma só terra que não tenha suas pegadas.A noite e o dia saúd...
19/12/2022

"Jagun é o caminho de terras percorridas e corridas. Não há uma só terra que não tenha suas pegadas.
A noite e o dia saúdam o grande guerreiro. A luz do sol política sua lança e sua adaga, brilhando em olhos cegos.
Jagun é a estrada e o andar.
É o pano alvo, o metal quente nos corpos, a boca que carrega a caça. É o branco instável e estável, estando fixo dentro de nós.
Jagun é a constância de saberes e a batalha vencida."

Texto modificado // Original

😍🔥
23/11/2022

😍🔥

Temos novidades pra vocês!! 🏹🔥
19/11/2022

Temos novidades pra vocês!!
🏹🔥

"Logo que nasceu, Ajagunã se revoltou, pois ele não tinha Ori, não tinha cabeça e andava pela vida sem destino, totalmen...
14/10/2022

"Logo que nasceu, Ajagunã se revoltou, pois ele não tinha Ori, não tinha cabeça e andava pela vida sem destino, totalmente desorientado.
Em um certo momento, chegando a beira de sua loucura, encontrou Ori, o Orixá que
representa a cabeça, na estrada e ele fez para Ajagunã uma cabeça branca, que era de inhame pilado, mas como a cabeça era muito quente, o Orixá Ajagunã sofria torturantes dores de cabeça.
E a sua jornada pelo equilíbrio não terminava ali.
Em outra feita, Ajagunã ia pela estrada padecendo de seus males, quando se encontrou com Orixá Iku, a Morte, que se pôs a dançar para Ajagunã e ofereceu para dar a ele outro ori.
Ajagunã, com medo, recusou prontamente, mas era tão insuportável o calor
que ele sentia que não conseguiu recusar a oferta por muito tempo. Iku prometeu-
lhe um ori negro e ofereceu-lhe um ori frio.
Ajagunã aceitou e a sua sorte, contudo, não mudou, essa cabeça era fria e dolorida, e pior era o terror que não o abandonava de sentir-se perseguido
por mil sombras, os espíritos malignos, eram as sombras da morte em sua
cabeça fria.
Então surgiu Ogum, seu irmão, e deu sua espada a Ajagunã, que com ela, afugentou a Morte e todas as suas sombras.
Ogum fez o que pôde para socorrer o amigo e irmão, com a espada retirando o
ori frio grudado no ori quente, e durante essa operação, as duas cabeças se fundiram e o ori de Ajagunã ficou
azulado, sendo um novo ori, nem muito quente, nem muito frio.
Uma cabeça quente não funciona bem. Uma cabeça fria também não.
Foi o que se aprendeu com
as aventuras de Ajagunã e finalmente, a sua vida se normalizou. E mais uma vez, com a ajuda de Ogum, o Orixá aprendeu todas as artes bélicas e assim venceu muitas batalhas e guerras durante sua vida."

A LENDA DE IANSÃ E O BÚFALO.Ogum tinha o hábito de caçar na floresta, todos os dias. Certa manhã quando andava pela mata...
24/09/2022

A LENDA DE IANSÃ E O BÚFALO.

Ogum tinha o hábito de caçar na floresta, todos os dias. Certa manhã quando andava pela mata, um búfalo atravessou seu caminho rápido como um relâmpago; percebendo que era um animal diferente daqueles que conhecia, passou a segui-lo. O búfalo parou em cima de um grande formigueiro, baixou a cabeça e despiu sua pele, transformando-se numa linda mulher.

Era Iansã, coberta por belos panos coloridos e braceletes de cobre, fez da pele uma trouxa, colocou os chifres dentro, escondeu-a no formigueiro e partiu em direção ao mercado, sem perceber que alguém tinha assistido sua transformação. Assim que ela se foi, Ogum se apoderou da trouxa, levou para casa e a escondeu em seu celeiro. Depois foi a cidade, e passou a seguir a mulher até que criou coragem e começou a cortejá-la, sem obter resultado.

Ao anoitecer ela voltou à floresta e, para sua surpresa e desespero, não encontrou a trouxa. Retornou à cidade e encontrou Ogum, que lhe disse estar de posse daquilo que procurava. Para resguardar seu segredo, Iansã foi obrigada a se casar com ele. Apesar da raiva por ter que ceder a uma chantagem, conseguiu estabelecer certas regras de conduta, dentre as quais, proibi-lo de comentar o assunto com qualquer pessoa.

Chegando a casa Ogum explicou à suas outras esposas que a nova mulher iria morar com ele e que, em hipótese alguma, deveriam insultá-la. Tudo corria bem, mas enquanto Ogum saía para trabalhar, Iansã passava o dia procurando sua trouxa.

Dessa união nasceram nove filhos, o que despertou ciúmes das outras esposas, que eram estéreis. Uma delas, conseguiu embriagar Ogum e ele acabou relatando o mistério que envolvia Iansã. Logo que o marido se ausentou, elas se juntaram e, entre palmas e risos, começaram a cantar: "Você pode beber, comer e exibir sua beleza, mas a sua pele está no depósito, você é um animal nojento!". Ao ouvir a cantiga Iansã ficou transtornada de ódio e imediatamente foi ao celeiro onde encontrou sua pele e seus chifres. Assumiu a forma de búfalo e avançou para cima de todos numa fúria cega, poupando apenas seus filhos.
Continua nos comentários!!

"Eşú é o começo, o meio e nunca o fim.É a boca que tudo come e o olho que tudo vê,É o espírito de liberdade e o aconcheg...
05/09/2022

"Eşú é o começo, o meio e nunca o fim.
É a boca que tudo come e o olho que tudo vê,
É o espírito de liberdade e o aconchego do lar.
Eşú é a estrada, o caminho e a moradia,
É a direita, a esquerda e o centro,
Eşú é preto, vermelho e multicolor.
É a vaidade, a gula e orgulho.
Ele é astúcia, felicidade, ira e tudo o que puder sentir.
Esú é paz, guerra e trégua,
É estratégia, plano mirabolante e inteligência.
Ele é trama, arapuca e solução.
Esú é o fogo,
Passado, presente e futuro, juntos.
É a festa, a descontração e a alegria,
Esú é vivo,
Eşú é a fala, a comunicação.
Ele é o novo, a invenção e o mais velho ser,
Eşú é a brincadeira, a serenidade e a controvérsia.
Eşú é isso, aquilo é aquele.
Eşú é tudo o que ele quer.
Eşú é simplesmente tudo."

Laaróyè Eşú, Mo'juba!! 🔥

Repost // texto // arte:

Endereço

R. Clotilde Barros De Carvalho, 23/Chácara Bela Vista
São José Do Rio Prêto, SP
15077-462

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sábado 08:00 - 18:00

Telefone

+5517991589193

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Aşé Odé Balô - Casa das Águas posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar