12/05/2026
13 de Maio…
Uma data que carrega luta, dor, resistência e memória.
Por muitos anos, ensinaram ao povo que a assinatura de uma lei representava a liberdade dos negros escravizados. Mas a verdadeira liberdade nunca chegou e isso só refletiu apenas no papel. Ela precisava vir acompanhada de respeito, dignidade, igualdade e oportunidade… e isso ainda segue sendo uma batalha diária para muitos.
O tempo passou, os séculos mudaram, mas as correntes apenas trocaram de forma.
Hoje vemos trabalhadores explorados, famílias sobrevivendo com pouco, pessoas humilhadas pela necessidade enquanto muitos que possuem riquezas continuam crescendo às custas do suor alheio.
E quando grandes escândalos aparecem, mostrando patrões abusivos, exploração humana e injustiças sociais, volta à tona a reflexão:
Até onde realmente fomos libertos?
Dentro da Umbanda, o 13 de Maio ganhou um signif**ado espiritual profundo através da força dos Pretos Velhos. Eles representam a sabedoria de quem sofreu, mas não perdeu a fé. Representam o amor que acolhe, a paciência que aconselha e a humildade que ensina mesmo após tanta dor.
Os Pretos Velhos não falam apenas de passado… Eles alertam sobre o presente.
Mostram que ainda existe preconceito, desigualdade e exploração, mas também ensinam que a verdadeira evolução começa quando o ser humano aprende a enxergar o outro com respeito, humanidade e compaixão.
Que o 13 de Maio não seja apenas uma data comemorativa ou um ritual de homenagem.
Que seja também um dia de consciência.
Consciência sobre a dor de um povo. Sobre as marcas deixadas na história. E sobre a responsabilidade de construir um mundo mais justo para todos.
Adorei as Almas.
Saravá os Pretos Velhos.
Babalorixá Igor D'Xangô
🌿✝️👴🏿👨🏿🦳