23/08/2025
🌿✨ COMUNICADO AO POVO DE SANTO E AO PÚBLICO ✨🌿
Com a força dos Orixás e guiado pelo meu compromisso espiritual, venho a público anunciar uma decisão importante sobre a condução do meu caminho.
Após muita reflexão e orientação, compreendi que minha missão deve estar concentrada unicamente na Nação e na Umbanda, onde sigo firme e dedicado com amor, responsabilidade e verdade.
➡️ Na Kimbanda, a partir deste momento, permanecerei apenas nas obrigações necessárias, por motivos de Saude, mantendo o respeito e os fundamentos que me foram confiados, mas sem assumir mais a direção dos trabalhos.
Assim, comunico oficialmente que as responsabilidades de condução e continuidade da Kimbanda ficam sob os cuidados da Mãe Nielly de Oyá, pessoa de minha total confiança, que possui força, preparo e seriedade para seguir com essa missão.
Desejo que todos que busquem a Kimbanda possam encontrar nela o acolhimento, a firmeza e o axé que a espiritualidade oferece, e que seus caminhos sejam abençoados pelos ventos de Oyá e pelas forças que regem essa tradição.
Eu sigo firme naquilo que me é de direito: cuidando da minha Nação e da minha Umbanda, honrando o legado que me foi entregue, sem deixar de lado o respeito às obrigações da Kimbanda, que permanecem no meu coração e no meu fundamento.
Seguimos unidos pela fé, cada um em sua missão, certos de que os caminhos podem ser diferentes, mas a raiz é sempre uma só: o Axé.
Leonardo Willian Guimarães da Rosa
Babalorixá do S.E.B.C.A.U Ilê Axé Reino de Exu Bomi e Oyá Dirã