Ilê Asé Odé Inlè

Ilê Asé Odé Inlè Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Ilê Asé Odé Inlè, Organização religiosa, Av Roberto Silveira 702, São João de Meriti.

Èjìogbè Ogbe é o filho de Orunmila com Osun. Ele nasceu em Otun em Ekiti. Ele tem um irmão gêmeo, cujo nome é Orishunsol...
25/10/2023

Èjìogbè

Ogbe é o filho de Orunmila com Osun. Ele nasceu em Otun em Ekiti. Ele tem um irmão gêmeo, cujo nome é Orishunsola. Ogbe tem um tabu contra comer amendoim e cogumelos, e ele não pode vestir panos de preto não aliviada.

O Odù Èjìogbe fala de iluminação, bem estar geral,vitória sobre os inimigos,
despertar espiritual, vida longa e paz mental.
Observação ocidental: Novos negócios ou intensificações nos negócios existentes, novos relacionamentos, ou experiências espirituais podem ser esperadas.
Existe uma possibilidade de comportamento super zeloso que requer bom senso para ser superado.
Ejiogbe é o Odù mais importante. Ele simboliza o princípio masculino e, portanto é considerado o pai dos odùs. Na ordem fixada por Òrúnmìlà, Ejiogbe ocupa a primeira posição.
Em Ejiogbe, os dois lados do Odù são idênticos: Ogbe está em ambos os lados direito e esquerdo.
O Odù deveria ser chamado “Ogbe meji”, mas ele é universalmente conhecido como Ejiogbe porque eji também significa “dois”. Há um equilíbrio de forças em Ejiogbe, que é sempre uma boa profecia.
Durante uma sessão divinatória, o cliente para quem Ejiogbe é divinado está buscando por paz e prosperidade. O cliente consultou Ifá porque ele ou ela quer filhos ou deseja se engajar em um novo projeto. Ifá diz que se o cliente fizer uma oferenda, todas as suas exigências serão satisfeitas e todos os seus empreendimentos serão bem sucedidos. É necessário o sacrifício para obter vitória sobre os inimigos que poderiam estar
bloqueando os caminhos do cliente. Se ele ou ela tem trabalhado sem progresso ou feito negócios sem lucro, Ifá prevê prosperidade ou riqueza se a pessoa fizer os sacrifícios necessários. Em Ejiogbe, Ifá prevê vida longa desde que o cliente cuide muito bem de sua saúde.
Pessoas encarnadas pelo Odù Ejiogbe devem sempre consultar o oráculo de Ifá antes de tomar qualquer decisão importante na vida.
Ejionile é um Odu composto pelos Elementos Fogo sobre Fogo, o que indica dinamismo puro que impede, de forma instintiva, à conquista do objetivo.
Corresponde ao ponto cardeal Leste.
Sua cor é o branco. É um Odu masculino, representado esotericamente por um circulo inteiramente branco.
O circulo representando Ejionile (Ejiogbe) chama-se Gbe-Me, seu interior é branco, como branco é o amanhecer do dia. E o universo conhecido e o desconhecido chamam-se em yoruba, Aiye.
Ejionile é considerado o pai dos demais Odu, sendo, portanto, o mais velho de todos, com exceção de Ofun Meji.
Sua principal função é de proteger o nosso mundo, suprindo-o em todas as suas necessidades e cuidando de sua permanente renovação. Representa o Oriente, é o senhor do dia e de tudo o que acontece durante ele. É responsável pelo movimento de rotação, que provoca, depois de cada noite, o surgimento de um novo dia.
Controla os rios, as chuvas e os mares, a cabeça humana e as dos animais. O pássaro lekeleke - consagrado a Osalá, o elefante, o cão, a árvore Iroko, as montanhas, a terra e o mar pertencem a este signo, assim como todas as coisas naturalmente brancas.
Rege o sistema respiratório e tem também, sob suas ordens a coluna vertebral, além de todo o complexo de vasos sanguíneos do corpo humano, embora se saiba que o sangue não lhe pertence, mas a Osa Meji.
As pessoas pertencentes a este odu são impulsivas, chegando quase a irracionalidade. Seus objetivos devem ser atingidos a qualquer preço, mesmo que represente o sacrifico de outrem.
Possuem desenvolvimento intelectual mediano, alimentado por uma curiosidade incontrolável e enfraquecido por imaginação excessiva, que os leva a criar fantasias demasiadamente absurdas.
Tendem ao vulgar, ao mais fácil, ao comum, não se importando muito com a qualidade das coisas.
Costumam ser diretos e sutileza é coisa que desconhecem quase que totalmente.

Asé Olodumare

Ifákayó 🙌🏼🗿🍀🦅🌟🙏🏼

Bom dia !!!Um olhar limitado pode ser uma barreira para o crescimento pessoal e profissional. É importante estar aberto ...
31/08/2023

Bom dia !!!

Um olhar limitado pode ser uma barreira para o crescimento pessoal e profissional. É importante estar aberto a novas ideias, perspectivas e experiências para expandir sua visão de mundo e alcançar seus objetivos.
Eu tb sugiro que você tente mudar sua perspectiva e abordagem em relação a certas situações. Tente se concentrar em pensamentos positivos e construtivos, e evite se preocupar com coisas que estão fora do seu controle. Além disso, você pode tentar aprender coisas novas e expandir seus horizontes para estimular sua mente e mantê-la ativa.

Lembre-se de que a vida é uma jornada de aprendizado constante e estar disposto a aprender e crescer é fundamental para alcançar o sucesso.

Asé Olodumare✍🏼🙌🏼🗿

"Ninguém melhora sua cabeça se você não trabalhar nela pessoalmente.Aboru aboye✍🏼🍀🙌🏼🇧🇯🇧🇷
26/08/2023

"Ninguém melhora sua cabeça se você não trabalhar nela pessoalmente.

Aboru aboye✍🏼🍀🙌🏼🇧🇯🇧🇷

"Quando nós ser humanos descobrir-mos  qual a sua missão aqui na terra você consegue enxergar e fazer o manuseio da sua ...
25/08/2023

"Quando nós ser humanos descobrir-mos qual a sua missão aqui na terra você consegue enxergar e fazer o manuseio
da sua Vida diferente

Epá Orisá aa
Orisá Epá aa

Ifákayó🗿🇧🇷🇧🇯
OjéIkúlodo 🦅☠

"Ekasan gbogbo Aboru Aboye AbosiseVocê não conseguirá compreender a filosofia de ifa se não tiver a capacidade de desapr...
09/08/2023

"Ekasan gbogbo Aboru Aboye Abosise

Você não conseguirá compreender a filosofia de ifa se não tiver a capacidade de desaprender tudo aquilo que te bloqueia ao novo conhecimento e a informação pautada na lógica.
Ouvimos por várias vezes dizer que somos as cinco pessoas a nossa volta, ou seja, carregamos a cultura, os gostos, o estilo, os medos, a insegurança, os trejeitos, as mais variadas manias daqueles que convivemos e com isso vemos o mundo a partir de sua ótica.
💡Quantas vezes você mesmo já teve uma boa ideia, mas não teve força para executar?
💡Quantas vezes já teve a convicção do caminho a ser seguido, mas cedeu à opinião da maioria?
Coisas desse tipo acontecem em nossa vida como forma de comunicação de nosso próprio espírito para fazer com que acreditemos mais em nossas convicções/intuições do que em nossas inseguranças.
IFA trabalha exclusivamente o passo terreno de cada indivíduo levando em consideração que ele é um ser humano errante, mas nunca incapaz. Portanto, busca racionalizar suas ações e pensamentos para que não seja vítima da influência das circunstâncias e obtenha o controle sobre sua própria existência. Mas, para tal, a única coisa que se faz necessária vem a ser sua própria aceitação e a vontade de construir um universo muito melhor para si e pros seus, caminhando assim pela permissividade do desaprender, ou seja, desapegar de velhos costumes que aprisionam, amedrontam e inviabilizam o seu próprio sucesso!

📌É impossível a construção quando o solo não é firme!

Que Orúnmìlà siga nos abençoando
🗿🙌🏼🙏🏼🌟🍀✍🏼🇧🇷🇧🇯

"O sofrimento não modela caráter nenhum. A dor não dignifica absolutamente ninguém. O devoto dos orixás deve estar cient...
20/07/2023

"O sofrimento não modela caráter nenhum. A dor não dignifica absolutamente ninguém. O devoto dos orixás deve estar ciente de que a vida é uma guerra pela sobrevivência e se armar de instrumentos como a paciência, a resistência e a obstinação para conseguir sobreviver. Ainda assim a sua luta deve ser por saúde, longevidade, vida digna e outras bênçãos.



Asé Olodumare 🗿🙏🏼🍀🌟🙌🏼

TODO OXÓSSI É UM ODÉ , MAS NEM TODO ODÉ É OXÓSSI .COMO ASSIM ?É comum ouvirmos a palavra Odé quando invocamos o orixá Os...
16/07/2023

TODO OXÓSSI É UM ODÉ ,
MAS NEM TODO ODÉ É OXÓSSI .

COMO ASSIM ?

É comum ouvirmos a palavra Odé quando invocamos o orixá Osóssi. Inclusive muita vezes usamos esta nomenclatura para nos referimos a ele.
Mas, o uso da palavra Odé não deve ser empregado somente ao orixá Osóssi.
Odé quer dizer caçador, pessoa que pratica a arte de caçar, segundo todos os dicionários yoruba/português que se tem publicado.
Com a propagação e miscigenação da cultura afro aqui no Brasil, tal palavra passou a ser vinculada unicamente a Osóssi, o maior entre todos os caçadores.
Mas, na verdade não é bem assim. Não é Odé somente Osóssi, embora Osóssi seja o maior Odé. Odé é Logun-Edé, é Otin, é Erinlé, é Karê, é Óba, é Ewá, é Yeye Okê, é Olodê, é Olofá, é Oyá Messã, Babá Pitiodê entre muitos outros que ostentam o Ofá sagrado.
Logo, Odé designa um grupo de Orisás que possuem como habilidade o manejo com o arco e flecha e não um título exclusivo de um só orixá.
Mo'jubá Babá mi Ode!!!


🙌🏹

Seu maior amigo é a sua ORI.Desde o céu, foi você quem fez a escolha por ela.No céu, você tem sua comunidade ORUN.A cabe...
06/07/2023

Seu maior amigo é a sua ORI.
Desde o céu, foi você quem fez a escolha por ela.
No céu, você tem sua comunidade ORUN.
A cabeça não tem idade , ela é divindade que vive com o restante do ARA.
Ela , junto ao seu plexo e seus pés são uma só.
Ela não tem idades...
Não existe amigo ou inimigo traidor.
Quem lhe trai é a sua Ori.
Ori, é o criador dos Ajogun e também a cura de todos eles; basta querer e ter força.
Ori, lhe acompanha até a morte.
Caixa craniana, o que se tem dentro , sentimentos, vontades ,destino e caminhar.
É sugestiva; pode aceitar desde um EJA a um MALÙ.
Não é receita de bolo e come EPO PUPA.
Se faz necessário conhecer a força e o porquê de cada elemento.
Ela é por si só o próprio Ilê Ori.
Você é cultuador da mesma.
E quem lhe disser que é ofício de Babalawo, cuidar ou dar a sua ORI, certos elementos; ele está mentindo.

OTITÓ.
ORI

Porque cultuar Egungun? Bàbá Egungun olomo ki nsùn o màá sùn ki o màá gbágbe ilè ma fi owo d’igi igbágbe mù lorún”“Um an...
28/06/2023

Porque cultuar Egungun?

Bàbá Egungun olomo ki nsùn o màá sùn ki o màá gbágbe ilè ma fi owo d’igi igbágbe mù lorún”

“Um ancestral que possui filhos e devotos não dorme não dorme e não esquece sua casa no Òrun, meu pai, jamais abrace a árvore do esquecimento (jamais esqueça das pessoas que te louvam)

De acordo com as concepções ancestrais do Ijo Esin Ibile Yoruba Ojumo Ola, para entendermos o culto a Baba Egungun , diretamente se faz necessário compreendermos a essência do Orí (cabeça) dos seres humanos e principalmente como esses dois cultos podem estar interligados.
De acordo com o Corpus literário de Ifá, Orí reside alternativamente na terra (Àiyé) aonde somos conhecidos como Ara Àiyé (habitante da terra) e no Òrun, espaço ancestral, aonde somos conhecidos como Ara Òrun, ou cidadãos do Òrun. Sendo assim, podemos concluir que a crença na ancestralidade esta baseada em dois conceitos extremos:
Àiyé – mundo concreto
Òrun – espaço ancestral

É sabido por todos, que os seres humanos têm sua origem ligada a um destino que começa a ser determinado no momento da fecundação, e que, sendo assim, o mesmo passa por dois estágios, nascimento e morte, ou seja, dois nascimentos, uma vez que na concepção Yorùbá, a morte não é o fim e sim, apenas o início de um novo ciclo.

O Èmí (função vital que interage junto à Orí) perpetuasse, uma vez que o mesmo está associado ao nosso Ara no Òrun ), sendo assim independente de que ciclo o Èmí esteja associado, o mesmo circula entre o Òrun e o Àiyé, criando um movimento e assim a possibilidade de manutenção concreta da energia ancestral. Sendo assim, podemos concluir que sem a presença de Orí, e também do Èmí, tornasse, sem sombra de dúvidas, impossível cultuarmos a ancestralidade.

Independente da idade do Bàbá Ègún, com certeza, o mesmo para ser assentado necessitou deo Àṣẹ da pessoa a qual aquele ancestre trará proteção, e o seu culto, na comunidade fará com que, com o passar do tempo, o mesmo abençoe seus devotos, saindo apenas do âmbito familiar.

Então faremos a clássica pergunta, se Bàbá Ègún está ligado à ancestralidade individual, como o mesmo pode abençoar mais de um devoto? E também como seria possível um Oje invocar e evocar seu Bàbá Ègún independente do local em que ele se encontre?

A resposta a essa questão é muito simples e se encontra presente em uma parte de um determinado Oríkì direcionado a Bàbá Ègún:

Iba eni soje ki nto mo ra sé
Edun gbonraganda
A gbe aye gbe Òrun

“O grande venerável que vive entre os vivos e os mortos ,que se dobra em milhares de partes .Cidadão vindo do Òrun distante”.

1) A ancestralidade é algo concreto, enquanto existir o homem, tempo e desejo, existirá o culto a Bàbá Ègún. Em outro Oríkì de Bàbá Ègún, dizemos que por mais problemas que tenhamos, nós que temos nossos ancestrais no Òrun estamos tranquilos, pois todas as nossas aflições e a solução das mesmas se encontram nas mãos de nossos Bàbás.

2) É necessário entendermos as diferenças entre iniciação e assentamento:

Iniciação: despertamos nos seres humanos características que já se encontram presentes em nosso Orí.

Assentamento: buscamos suprir algo que não esteja presente em nossa essência.

Sendo assim, o culto a ancestralidade é algo presente na vida dos seres humanos, uma vez que um ser humano sem seus ancestres é o mesmo que uma árvore sem raiz.

O fato de que todos podem e devem cultuar sua ancestralidade, seja para buscarem maior movimento em sua vida, seja apenas para agradecermos aos ancestrais a oportunidade de estarmos vivos. Seja pelo simples fato de estarmos em contato com energias que foram de sua importância para manutenção de nossa família, nada têm a ver com a questão dos mesmos poderem ou não se tornar sacerdotes de Bàbá Ègún.

Okú olomo ki nsùn o di owo bàbá mi lorun.

Um ancestral não dorme, não esquece as pessoas que deixou para traz; a solução de todas as dificuldades em minha vida está nas mãos de meus ancestrais no Òrun.

Bi obinrin mo awo
Bi okunrin mo awo
ko gbodo wi
ko gbodo fo
ko gbodo so
Egungun Baba Ajofoiymbo,n ilé Ijo Esin Ibile Yoruba Ojumo Ola
Omo a reku , tosi nu
Odún Bàbá wà la nse o
Igba yi a gbe wà

“A mulher que conhece o segredo, não deve revelá-lo
O homem que conhece o segredo, não deve revelá-lo
Eles não devem abrir a boca
Eles não devem falar
Chegou Ègúngún Baba Ajofoiymbo, do Ijo Esin Ibile Yoruba Ojumo Ola
que venerando seus ancestrais afasta a pobreza e a doença
estamos venerando nosso pai,
esse tempo nos será favorável”.

Ègúngún Baba Ajofoiymboo nilé Ijo Esin Ibile Yoruba Ojumo Ola
Omo lagbajà re o
má jè ikú o pa o
má jè arun ose
jè o dagba
ki o gbeyin bàbá àti iya
ki o se ori re
má jè osó, ológun ika o ri pa
má jè ajè ológun ika o ri pa

Ègúngún Baba Ajofoiymbo, do Ijo Esin Ibile Yoruba Ojumo Ola
aqui esta o filho de:
proteja-o contra a morte
proteja-o contra a doença
ajude-o a viver bastante
que ele não morra antes dos pais
que tenha muita sorte na vida
proteja-o para que não seja destruído pelos feiticeiros
proteja-o para que não seja destruído pelas feiticeiras.

Em momentos de dificuldade, crise em familiares consanguíneos ou religiosos, Bàbá Ègún, muitas vezes atua como juiz, uma vez que os envolvidos são levados a sua presença e após a apresentação e correta evocação, são feitos os relatos do ocorrido.

As citações acima, mostram a influência e a importância da ancestralidade nas relações sociais e cotidianas. Um ancestral insatisfeito com comportamentos sociais inaceitáveis, como adultério, desrespeito aos mais velhos, transgressões de interdições ou o não cumprimento de leis que regem a vida social do povo, muitas vezes atua como conselheiro, avaliando as situações, aconselhando seus filhos e devotos, para que a ordem seja restabelecida. Além de prestar auxílio ligado a ordem social, os ancestrais são evocados para auxiliar no progresso da agricultura, garantindo chuvas e boas colheitas, etc…

É impossível avaliarmos os acontecimentos passados, para que possamos entender o porque o culto a Bàbá Ègún foi desassociado do culto a Òrìsà, mas devo mencionar que o mesmo ocorreu com Ifá na Nigéria e no Benin, esses cultos não são diferentes, interagem juntos, são partes de um todo e a verdade maior disso tudo esta na Igba Odù, (Cabaça da existência), representando os dois espaços, céu e terra (Òrun e Àiyé), as divindades e manifestações energéticas que interagem em conjunto.

Em meu ponto de vista, é impossível falarmos de nossa religião, sem darmos aos ancestrais o verdadeiro papel que eles ancestrais não devem ser temidos, devem ser amados e louvados, e nós sacerdotes capacitados para trazermos o conhecimento e a liturgia ancestral, devemos nos conscientizar assim como os demais praticantes da importância de ter acesso as possibilidades criadas ao estarem em contato com os mesmos. Não existe diferenciação dos Bàbá Ègún cultuados na Ilha de Itaparica-Bahia, dos cultuados no Benin ou na Nigéria, ou mesmo os que podem vir a ser cultuado nos Ilé Lesé Òrìsà, existe a necessidade de conscientizarmos e prepararmos sacerdotes para que possamos lhes render homenagens.

Iba nbè lenu mi o o
Àse si nbè lowo ara Òrun
e màá jè iba o wùn wà o o
àse te fún wà, oun la nlo
bi o bà si atò àse ki ndomo
bi o bà si atò àse ki ndomo o o
àwà làse
enyin lato
àwà lato
enyin làse

A forma correta de saudar está em minha boca
O àse esta junto ao venerável cidadão que vêm do céu
permitam que minhas saudações sejam favoráveis
estou evocando o àse que você nos deu
Sem o poder do sêmen o óvulo não fecunda
sem o poder do óvulo o sêmen não fecunda
Vocês são sêmen
Nós somos os óvulos

Ao analisarmos esse trecho postado de um determinado Oríkì – Ewi – Esa, podemos chegar a evidente conclusão que sem a presença de nossa ancestralidade não somos nada, não teríamos vivido e com certeza não estaríamos tendo esse debate, portanto na verdade o que realmente existe e a necessidade de colocarmos a ancestralidade no local aonde ela merece, em um patamar digno, sem falsos dogmas ou misticismos, para que a mesma deixe de ser temida, ou até mesmo de ser algumas vezes motivo de chacota, e seja sim, respeitada, viva e presente.

"OYÁ SEM EGUN NÃO EXISTE, POIS ELES SE REFUGIAM EMBAIXO DE SUA SAIA, OXUM SEM IYAMÍ NÃO TEM FORÇA, SE A PRÓPRIA SE FEZ I...
12/06/2023

"OYÁ SEM EGUN NÃO EXISTE, POIS ELES SE REFUGIAM EMBAIXO DE SUA SAIA, OXUM SEM IYAMÍ NÃO TEM FORÇA, SE A PRÓPRIA SE FEZ IYAMÍ PARA TER O PODER DE MAGIA, ENTÃO PQ SE FAZ MATANÇA PARA OS ORIXÁS, PARA QUE AS IYAMÍ NOS PERMITA QUE SE ABRA O PORTAL DA COMUNICAÇÃO COM AS DIVINDADES, POR ISSO QUE O PRIMEIRO PINGO DE SANGUE É PARA O CHÃO E NÃO PARA ORIXÁ, E QUANDO PARTIMOS O OBÍ TEMOS QUE CAPAR E JOGAR PARA TRAZ ANTES DE OFERECER AO ORIXÁ,DEVEMOS CUMPRI ESSE ATO EM REVERÊNCIA AO IKÚ PARA NOS DEIXAR VIVER, POR ISSO TROCAMOS A NOSSA CABEÇA COM A CABEÇA DO BICHO, E DEPOIS DEVEMOS OFERECER AS VÍSCERAS QUE REPRESENTAM AS ENTRANHAS DA TERRA DE IYAMÍ, OS ORIXÁS VIVEM FRAGMENTADOS NA NATUREZA E OS ANCESTRAIS VIVEM EM NOSSO MEIO, POR ISSO QUANDO O IKU DESENCARNA ALGUÉM, SE DEVE COMUNICAR O ORIXÁ FAZENDO OS ATOS, CARREGO, AKÚ OU AXEXÊ, A ÚNICA DIVINDADE QUE CONHECE A MORTE E A RECONHECE QUANDO ESTA POR PERTO É ORÍ, POR ISSO ALGUNS PESSOAS TEM PRESSENTIMENTOS,SONHAM OU TEM PALPITAÇÕES, PARA ENTENDER MELHOR, A PRÓPRIA BÍBLIA AFIRMA ISSO, QUANDO DIZ QUE DEVEMOS GUARDAR E VIGIAR, POIS TODOS OS DIAS NOSSA CABEÇA É ENTREGUE A MORTE, VOLTANDO AO NOSSO ESTUDO, POR ISSO SE PINTA DE WAGÍ A CABEÇA DE UM YAÔ, PARA PROTEGER DO FRIO DA MORTE, E REPRESENTAR A ESCURIDÃO DAS ENTRANHAS DO VENTRE DA TERRA, POIS DELA VIEMOS E PARA ELA VOLTAREMOS, POR SER ORÍ A DIVINDADE QUE A MORTE PERSEGUE, QUANDO VAMOS ENTREGAR UM CORPO PARA A TERRA, DEVEMOS TOMAR DE VOLTA TUDO QUE COLOCAMOS NAQUELE ORÍ, COMO O ADOXU, PARA NÃO ENTREGAR NOSSA FORÇA ESPIRITUAL NAS MÃOS DO IKU, DEIXANDO NOSSA MÃO FRIA DO AJÉ , POR ISSO É TÃO IMPORTANTE ANTES DE QUALQUER OBRIGAÇÃO DE ORIXÁ NA CABEÇA, DAR UM BORI ANTES, PARA QUE O AJÉ QUE SERÁ INVOCADO NA MATANÇA NÃO TENHA FORÇA CONTRA A VIDA DA PESSOA, QUANDO NÃO SE QUEBRA O AJÉ DE UMA OBRIGAÇÃO, A PASSOA SAI DALI E PERDE TUDO, EM ALGUNS CASOS ATÉ A VIDA, OU ENTÃO O ORÍ REJEITA AQUELE BABALORIXÁ OU CASA, A PESSOA NÃO QUER MAIS FICAR LÁ POR NADA, ANTES DE QUERER CONQUISTA UM FILHO PARA TOMAR OBRIGAÇÃO COM VC, FAÇA PRIMEIRO UM ACORDO COM O ORÍ DA PESSOA, E SE A PESSOA TIVER MUITO DOENTE OU O IKU ESTÁ RODEANDO A PESSOA, DEI UM BORÍ, POIS SÓ ORÍ NOS CONCEDE LONGEVIDADE, RESUMIDO O TEXTO, EGUN E YAMÍ ESTÃO PRESENTE EM TUDO, QUANDO ESSE LADO NÃO É EQUILIBRADO, OS FILHOS DE YANSÃ TEM LOGO PROBLEMA DE PRESSÃO ALTA, OS DE XANGÔ PROBLEMAS CARDÍACOS, DE OXUM SÃO DEPRESSÃO, VISÃO E DIABETES, OS DE OXALA SÃO AVC, ESTÔMAGO E NO SANGUE, QUEM É DE AXÉ DEVE TOMAR MUITO CUIDADO COM O AJÉ POIS ELA PASSA A PERNA EM QUALQUER UM, PODE TER CEM ANOS DE SANTO, PARA O AJÉ NÃO TEM BOM, POR ISSO QUANDO MORRE ALGUÉM PREMATURAMENTE LOGO ALGUÉM QUESTIONA, PQ OS ORIXÁS OU CABOCLOS NÃO AVISARAM E NEM LIVRARAM, PQ SÓ EXU TEM E SABE DESSE SEGREDO DO IKU, POIS ELES FIZERAM UM ACORDO, OU VC ACHA QUE EXU USA PRETO E VERMELHO PQ, PQ SÓ EXU TEM O PODER DE SE COMUNICAR COM A VIDA E COM A MORTE, POR ISSO SUAS CORES SÃO PRETO E VERMELHO, O PRETO QUE REPRESENTA A ESCURIDÃO DO INFINITO E DA MORTE, O VERMELHO É O SANGUE DA VIDA E CHAMA DO FOGO QUE ESPANTA A MORTE, DEPOIS VC ENTENDE PQ SE FAZ FOGUEIRA PARA XANGÔ O ORIXÁ QUE TEM PAVÔ DA MORTE, MAIS AMA VER OS EGUNGUNS DANÇANDO COM INHASÃ, A MORTE É FRIA E A VIDA É QUENTE, MUITA GENTE TEM PROBLEMAS COM ANCESTRALIDADE E NEM SABE, PENSA QUE É FEITIÇO AÍ FAZ UM MONTE EBÓ E NÃO RESOLVE.

ASÉ OLODUMARE

✍🏼🗿🙌🏼🌟🍀🙏🏼

"Mais um fim de mês se fechou então podemos colocar na balança as coisas ruins e boas como aprendizado , tirar os aprove...
01/06/2023

"Mais um fim de mês se fechou então podemos colocar na balança as coisas ruins e boas como aprendizado , tirar os aproveitos e tentar uma nova jornada no mês seguinte isso é a Vida cheios de novas chances e oportunidades para tentarmos a cada dia ser melhor.
as vezes nós ser humanos precisamos passar por algumas reciclagens de Vida , a maior mudança radical em nossas trajetórias é assumir que nós somos falhos daí você percebe que a sua evolução esta a cada dia alinhada a sua alma.

Asé Olodumare

Ifákayó Ayê Ni Aba Olá🙏🏼🗿🌟🙌🏼🍀🇧🇷🇧🇯

"Todos nós já ouvimos falar que tanto Èsù quanto Ogun devem ser os primeiros.Seguindo meus ensinamentos com o meu Oga do...
26/05/2023

"Todos nós já ouvimos falar que tanto Èsù quanto Ogun devem ser os primeiros.

Seguindo meus ensinamentos com o meu Oga do estado de Ogun, há alguns anos ele me perguntou:

- Quem come primeiro Ogun ou Èsù!

Eu respondi cheia de razão:

- Èsù, claro.

Então ele riu e disse:

- Yeye, a faca é a filha mais velha de Ogun, se você sacrifica para Èsù com uma faca, quem come primeiro acaba sendo Ogun, pois o sangue toca primeiro a faca antes de tocar em Èsù.

Eu fiquei como? De boca aberta.

Então ele complementou:

- É por isso que muitos sacerdotes aqui na Nigéria ou pedem licença para Ogun ou ao fazer um sacrifício para Èsù, sacrificam prendendo a cabeça do Akuko no dedão do pé e levam até o assentamento de Èsù.

Aprender é tudo de maravilhoso.

Ogun yeee Mo Yeee oooo

🗿🙌🏼🌟🍀🙏🏼

Endereço

Av Roberto Silveira 702
São João De Meriti, RJ
25545-120

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê Asé Odé Inlè posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar