Paróquia Rosário São João da Boa Vista

Paróquia Rosário São João da Boa Vista Palavra de Deus e convívio comunitário.

Busquemos seguir JesusSeguir quer dizer deixar o que estamos fazendo de errado para irmos atrás de Jesus “Aprendei, pois...
21/09/2018

Busquemos seguir Jesus
Seguir quer dizer deixar o que estamos fazendo de errado para irmos atrás de Jesus

“Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9,13).

Hoje, celebramos a festa do apóstolo São Mateus. Talvez, gostemos muito de Mateus por causa do Evangelho, tão rico são os conteúdos e ensinamentos que este evangelista deixou para nós. Hoje, a Palavra, a Liturgia e a Igreja nos convidam para olharmos para Mateus, o convertido e muito amado por Jesus.

Mateus estava na coletoria de impostos; em outras palavras, ele estava no campo do pecado, porque era tido como pecador, pois cobrava impostos. Ele estava no seu trabalho, mas realizava muitas coisas desonestas; ele cobrava impostos indevidos e duros para aquele povo.

Não importa onde nós estamos nem o que estamos fazendo, é Jesus quem está passando e nos dizendo: “Segue-me”. E seguir quer dizer deixar o que estamos fazendo de errado para irmos atrás d’Ele.

Jesus não quer nos condenar, não quer jogar nada em nossa cara nem quer nos repreender. Ele quer nos salvar e libertar. O olhar misericordioso de Jesus, que chamou Mateus naquele dia, salvou-o para sempre. Mateus deixou a coletoria de impostos e foi atrás do Mestre, e o seu coração e toda a sua vida foram transformados.

Queremos olhar para Jesus e pedir que Ele nos dê a consciência dos nossos pecados, porque, muitas vezes, perdemos a consciência do quanto somos pecadores. Se tivermos consciência do quanto somos pecadores, vamos buscar, todos os dias, seguir Jesus. Precisamos nos levantar como um discípulo para querer segui-Lo.

Não adianta ignorarmos nosso chamado, porque o mundo nos chama todos os dias. Precisamos responder ao mundo que não vamos segui-lo, pois queremos seguir Jesus. E à medida que seguimos Jesus e nos tornamos seus discípulos, a conversão acontece em nós, vamos abandonando a banca do pecado e assumindo a graça que vem do coração de Jesus que nos liberta e nos converte.

O primeiro sinal de uma pessoa convertida é, de fato, deixar a vida velha, os pecados, os vícios e as coisas erradas que fazia. O grande sinal de uma pessoa convertida ou um passo importantíssimo para que a conversão se consolide no coração é ter e tornar-se um coração misericordioso, capaz de ter o coração como o do Mestre Jesus, que olha para os pecadores nunca julgando nem condenando, mas sempre amando e tendo a esperança de que o amor, como chegou ao nosso coração, pode chegar no coração do próximo.

Deus abençoe você!

Os pensamentos negativos nos afastam da misericórdia de DeusQue Deus nos liberte das falsas pretensões e nos dê o verdad...
19/09/2018

Os pensamentos negativos nos afastam da misericórdia de Deus
Que Deus nos liberte das falsas pretensões e nos dê o verdadeiro olhar para enxergarmos o mundo com o olhar da misericórdia

“Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão” (Lucas 7,33-34).

Quando escuto o Evangelho de hoje, fico impressionado com a capacidade humana de criticar e ver problema em tudo. Todos nós temos problemas não resolvidos, mas eu digo aqueles problemas interiores que nós escondemos e achamos que somos pessoas resolvidas. Passamos a vida criticando e vendo problemas nos outros, quando, na realidade, o problema somos nós. Não enxergamos os problemas que estão em nós, mas enxergamos sempre os defeitos e problemas dos outros.

Há pessoas que não têm a capacidade humana de reconhecer o que há de bom no outro. Quando se reúne, é capaz de criticar, zombar, ver defeitos, problemas e dificuldades em tudo e em todos, entretanto, quando é para procurar algo de bom, não é capaz. Ou seja, é aquela pessoa que vê erro em tudo e em todos, mas não é capaz de reconhecer seus próprios erros. Com isso, não acolhe a verdade, a misericórdia nem a salvação.

É isso que está acontecendo com os homens da época de Jesus: “Com quem hei de comparar essa geração?”. Essa é a geração daqueles que, de fato, só vivem para reconhecer problemas, defeitos e dificuldades. Quando olhamos para as nossas igrejas, comunidades e para o mundo em que vivemos, é verdade que têm limites e até erros grotescos, diante dos quais, humanamente, nos perguntamos: “Como aconteceu isso?”.

Este reino é constituído por pessoas humanas como qualquer um de nós. Queremos que os outros entendam que somos humanos, mas queremos olhar para eles como se fossem divinos; e quando não vemos o divino neles, vemos demônios. Mesmo Jesus vindo para os seus, eles O rejeitaram, viram n’Ele defeitos e problemas. “Jesus está com os publicanos. Ele come com os pecadores, então, Ele é um comilão e beberrão. João Batista, que O precedeu, que veio entre nós, não comia nem bebia, então, ele está possuído por um demônio”. Para quem quer sempre ver o lado negativo e problemático da vida, tudo é problema, em tudo há defeito, em nada há solução. A pessoa acha que somente ela é boa e merece reconhecimento.

Que Deus nos cure, salve-nos, liberte-nos das falsas pretensões e nos dê o verdadeiro olhar para enxergarmos o mundo com o olhar da misericórdia.

Deus abençoe você!

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João(Jo 19, 25-27)    Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam ...
18/09/2018

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 19, 25-27)

Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

Um dos maiores dons que recebemos da exaltação da cruz de Cristo, cuja memória litúrgica celebrávamos ontem, foi a Virgem SS., a quem comemoramos hoje sob o título de Nossa Senhora das Dores. O evangelista S. João, o discípulo amado que nos deixou registrado tudo o que seus olhos viram e suas mãos apalparam acerca do Filho de Deus encarnado, nos retrata hoje a Virgem Maria aos pés da cruz. O seu Coração Imaculado, ao ver padecer o próprio Filho, saturado de opróbrios, não poderia senão compadecer-se e encher-se de dor e amargura, não só por contemplar o crime que, dum ponto de vista humano e meramente jurídico, é o Calvário, mas também por amar mais do que todos Aquele a quem tantos desprezam, Aquele a quem nada desagrada mais do que o pecado, a indiferença e a ingratidão dos homens. Maria SS. ama Jesus — como a seu Filho biológico e, sobretudo, a seu Deus e Senhor —, e por isso sofre com Ele, vendo-o ridicularizado e escarnecido por aqueles que Ele mesmo veio salvar. Na hora suprema, Jesus quis deixar-nos como Mãe esta mesma Virgem dolorosíssima, para que aprendamos dela a amar um pouco como ela ama; aos pés da cruz, foi-nos dado o Coração de Maria, para que possamos associar-nos aos seus compadecimentos, nós, que somos tão insensíveis à Paixão de Cristo, tão acostumados ao pecado — causa de sua Morte —, tão ingratos e rudes a ponto de renovarmos dia após dia os motivos que o levaram a entregar-se à pior das torturas, alquebrado sobre o pesos de nossas culpas (cf. Is 53, 3), com o fim de nos salvar por suas chagas gloriosas. Que a Virgem bendita, que, sem morrer, mereceu a palma do martírio ao pé da cruz do Senhor, interceda por nós do seu trono celeste e nos alcance, por seus méritos e rogos maternos, a graça de nos unirmos às dores que traspassaram outrora sua alma sem mancha, a fim de amarmos mais e mais Aquele que só ela sabe amar como convém.

Estais dolorosa e cheia de lágrimas, ó Virgem Maria, ao pé da cruz do Senhor Jesus, vosso Filho e Redentor!

Maria sofre as nossas doresEm todas as suas dores de mãe e mulher, a Virgem Mãe e Senhora das Dores está com você“Assim ...
15/09/2018

Maria sofre as nossas dores
Em todas as suas dores de mãe e mulher, a Virgem Mãe e Senhora das Dores está com você

“Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma” (Lucas 2,35).

Hoje, celebramos a Virgem das Dores. Maria, a Mãe de Deus, é aquela que estava de pé junto à cruz quando seu Filho morreu pregado no madeiro. Que dor profunda experimentou o coração dessa Mãe!

Olhamos para o mistério da salvação e vemos que a alegria e o gozo da vida se misturam às dores da vida, iluminam o nosso coração e nos conduzem à glória eterna. As dores da vida não são como alguns querem simplificar: consequência dos pecados. Há dores que são consequências da nossa falta de juízo, dos nossos erros e pecados, mas as dores que experimentamos na vida são consequência de sermos homens e mulheres.

Jesus não cometeu nenhum pecado, mas todo o sofrimento humano recaiu sobre Ele. Maria, a discípula mais fiel de Cristo, concebida sem pecado, que levou uma vida pura e santa, carregou na sua alma todas as dores da humanidade.

Hoje, olhamos para o coração de tantas mães e contemplamos as dores e todos os sofrimentos que nossas mulheres, mães e irmãs passam nesta vida. Por isso, coloco todas as dores humanas, especificamente refirindo-me às dores de nossas mulheres, nas dores de Maria.

Maria é a Mãe que leva consigo as dores dos seus filhos. Ela leva, de modo especial, na sua alma feminina, aquilo que a mulher sofre por ser mulher: rejeição, incompreensão, pouco amor, descaso, maldades humanas. E tudo isso doí profundamente! Maria foi mal compreendida, ela foi mãe e experimentou a rejeição no primeiro momento quando gerou Jesus. Mas mesmo sendo mal compreendida, no momento em que Jesus se encarnou em seu ventre, uma profunda alegria tomou conta dela. Vieram também as inquietações e consequências; e desde a fuga para o Egito até seu Filho ser morto de forma cruel e tortuosa numa cruz, podemos contemplar as dores dessa Mãe.

Você, mulher e mãe, não se sinta abandonada nem pecadora, não sinta que Deus se esqueceu de você. Ele acompanhou e esteve presente em todas as dores da Virgem Maria. Em todas as suas dores de mãe e mulher, a Virgem Mãe e Senhora das Dores está com você. Ela sofre com seus filhos, ela sofre com as dificuldades e lutas. Por isso, eu lhe digo: nunca sofra sozinha, tenha sempre a Mãe que sofre com você, consolando, confortando e cuidando de todas as suas dores, enxugando todas as suas lágrimas.

Deus abençoe você!

Exaltemos o mistério da Santa CruzNa Festa da Exaltação da Santa Cruz, queremos exaltar o Cristo Crucificado, o Senhor N...
14/09/2018

Exaltemos o mistério da Santa Cruz
Na Festa da Exaltação da Santa Cruz, queremos exaltar o Cristo Crucificado, o Senhor Nosso Deus que morreu na cruz dando a vida por nós

“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (João 3,14).

Na Festa da Exaltação da Santa Cruz, queremos exaltar o Cristo Crucificado, o Senhor Nosso Deus que morreu na cruz dando a vida por nós. Não podemos ignorar o mistério da cruz, a redenção operada por Jesus no calvário, por isso, hoje, exaltamos a cruz de Cristo, a cruz sagrada e bendita, a cruz redentora e salvadora.

Sabemos que a cruz pela cruz é um sinal de maldição, e o livro do Deuteronômio diz: “Maldito aquele que for pregado no madeiro”. O castigo mais severo, a pena de morte mais brutal que a humanidade conheceu foi pregar um ser humano no madeiro, e ali Ele passou todo o tempo crucificado, pregado, exposto ao ridículo. E todos que ali passavam zombavam ou eram indiferentes. Para todos ficava claro que, ali, estava um criminoso, um bandido ou malfeitor.

Cristo Jesus não fez mal nenhum. Ele veio recuperar o bem e a bondade que se perderam por causa do pecado, e Ele se sujeitou a tal ponto para viver a nossa humanidade, que experimentou, na própria carne, o castigo da maldade humana, aquilo que os homens fizeram de mal uns aos outros. Cristo não aceitou ser pregado na cruz para dizer se era certo ou não, é óbvio que Ele foi injustiçado como tantos outros são na história da humanidade. O fato é que a prova de amor de Deus para conosco chegou a sua plenitude no alto da cruz.

Deus nos ama de diversas maneiras, desde a criação do mundo, a encarnação de Cristo, mas um Deus morrer na cruz tornou-se escândalo para os judeus, tornou-se loucura para os pagãos, entretanto, para nós é o poder salvador do nosso Deus.

Que poder é esse? É o poder de quem se humilha para viver a profundidade da humildade somada com amor que salva, resgata e cura. Por isso, todo aquele que olha para o Cristo Crucificado encontra não somente a cura física, encontra n’Ele a cura da alma, dos sentimentos, porque o que nos deixa doentes, enfermos e estragados é a maldita soberba, o orgulho e o egoísmo.

Quando olhamos o despojamento pleno de Deus, aprendemos a ser despojados, e a alma vai se despindo de toda essa soberba, de toda vaidade que nos envolve; e encontramos em Cristo a razão da nossa vida e o sentido para a nossa existência.

Cristo Crucificado, nosso Deus amado, louvado e exaltado seja no mistério da Santa Cruz.

Deus abençoe você!

Tenhamos a bondade de Deus em nosso coraçãoQue o bem, a bondade, o perdão e a misericórdia sejam os ingredientes que con...
13/09/2018

Tenhamos a bondade de Deus em nosso coração
Que o bem, a bondade, o perdão e a misericórdia sejam os ingredientes que conduzam o nosso coração

“Amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca” (Lucas 6,35).

O coração do discípulo precisa ser semelhante ao coração do Mestre. Quando olhamos para o coração de Jesus, encontramos n’Ele somente amor; não há espaço para a vingança, para o ódio nem o ressentimento.

A nossa união com Jesus leva o nosso coração a ser divino e sagrado, porque o coração humano profanado pelo pecado foi santificado pela graça de Deus. Por isso, os sentimentos da nossa alma não podem ser conduzidos pelos sentimentos do pecado.

Quando o pecado está em nós, ele inclina o nosso coração para o mal, para fazer o mal a quem nos fez mal, a nos vingarmos de quem nos prejudicou, a desejarmos o mal para o outro, a fazermos algo sempre esperando alguma coisa em troca daquilo que estamos realizando.

Quando a nossa alma e o nosso coração são purificados pelo Sagrado Coração de Jesus, o nosso coração tem sentimentos de amor, ele não mistura o bem com o mal; pelo contrário, temos rejeição ao mal, não permitimos que ele entre em nós. Fazer o bem é próprio daquele que está com o bem no coração. Quem tem a bondade de Deus na sua alma terá também a bondade em suas atitudes e naquilo que realiza.

Precisamos reencontrar em nossa vida o sentido da gratuidade, porque, no mundo em que vivemos, tudo se faz para receber algo em troca. Perdemos aquele sentido genuíno de fazer o bem pelo bem, ainda que não recebamos nem um “muito obrigado”. Há muitas pessoas reclamando: “Eu fui bom com fulano, mas nem um “muito obrigado” ele me deu”. O ruim é quem tem um coração ingrato, porque a ingratidão é um mal, mas é ruim também quem faz algo, por melhor que seja, e espera gratidão e reconhecimento. O nosso reconhecimento é do Alto, é o Céu que nos abençoa. Procuremos seguir os passos do Mestre, que fez o bem sem olhar para quem, e nunca se cansou de fazer o bem.

Que o bem, a bondade, o perdão e a misericórdia sejam os ingredientes que conduzam o nosso coração; assim, teremos sempre saúde e paz na nossa alma.

Deus abençoe você!

A pobreza de espírito traz felicidade para a nossa almaA pobreza é um adjetivo qualitativo que enobrece a alma humana, q...
12/09/2018

A pobreza de espírito traz felicidade para a nossa alma
A pobreza é um adjetivo qualitativo que enobrece a alma humana, que é desapegada e simples

“Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: ‘Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!’” (Lucas 6,20).

Veja que o olhar de Jesus se voltou para Seus discípulos, e Ele sabia que quem O tinha seguido tinha um coração desprendido, porque quem não se desprende não consegue O seguir.

Queremos ser discípulos de Jesus, queremos segui-Lo, porque a felicidade é Ele. A vida bem-aventurada quem nos concede é Ele.

Quando vamos atrás de Jesus e permitimos que Ele seja o Mestre da nossa vida, Ele sempre nos mostra o caminho da felicidade. Há, no entanto, um engano e uma ilusão acharmos que a felicidade da vida está na posse, nos bens materiais, no “ter as coisas”. De forma nenhuma! Basta ver que as pessoas que muito têm e muito sofrem para manter o que têm. Não é aquele sofrimento que acontece na vida, mas é a agonia anterior para manter a posse, é a agonia da cobiça que toma conta do coração.

Podemos ter tudo na vida sem deixarmos de ser pobre. A “pobreza” é um adjetivo qualitativo que enobrece a alma humana, que é desapegada e simples, é aquela pessoa que mantém o coração humilde mesmo tendo títulos, grandezas e reconhecimentos.

Madre Teresa de Calcutá ganhou o prêmio Nobel da Paz, viajou o mundo inteiro, diversas autoridades beijaram suas mãos, e ela dizia: “Não perdi um milímetro sequer do sentimento da minha alma ou do meu coração por causa das vaidades humanas”.

Envaidecemo-nos por qualquer coisa, deixamos a alma se elevar por qualquer sentimento de grandeza. A pobreza de espírito que traz felicidade para a alma é, quem sabe, contentar-se com o pouco, não se envaidecer nem se comparar àqueles que têm, com os que mais podem, com os que são mais bonitos. A felicidade está em ser simples, a felicidade está na nossa vida quando procuramos abrir a porta do coração, para que os sentimentos evangélicos estejam na nossa alma.

É muito importante dizer que a felicidade não bate à nossa porta somente quando ganhamos na loteria ou quando ficamos ricos. A felicidade bate à nossa porta quando nos encontramos com Cristo e O deixamos ser a grande riqueza da nossa vida. Ele é a felicidade que o nosso coração tanto anseia!

Deus abençoe você!

Amém!!

O Espírito de Deus direciona nossas decisõesA oração não traz respostas mágicas para a nossa vida, mas ela nos dá discer...
11/09/2018

O Espírito de Deus direciona nossas decisões
A oração não traz respostas mágicas para a nossa vida, mas ela nos dá discernimento e sobriedade de Espírito

“Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos” (Lucas 6,12-13).

O Mestre Jesus é para nós modelo de oração. Por que precisamos da oração? Porque ela nos dá sabedoria, discernimento e direção num mundo onde, muitas vezes, nós perdemos em tantas setas que nos apontam para cá e para lá. Qual é a escolha a ser feita? Qual é a direção a ser tomada?

Precisamos, a todo momento, da sabedoria do Alto na nossa vida, sobretudo, quando precisamos fazer escolhas. Não escolha nada na sua vida sem antes voltar o seu coração para Deus, pois pode ser que estejamos muito inquietos com as escolhas que precisamos fazer.

Num mundo onde se tem pressa para tudo, onde a síndrome da ansiedade toma conta dos corações, onde tudo precisa ser decidido para ontem, precisamos nos situar no hoje, não ser tomado pela fúria do amanhã, para que Deus possa conduzir os nossos passos. Não se trata de procrastinar, de se atrasar ou de ser uma pessoa indecisa. Trata-se de ser uma pessoa prudente.

A oração não traz respostas mágicas para a nossa vida, mas ela nos dá discernimento e sobriedade de Espírito. A oração nos dá a capacidade de fazer escolhas de forma sensata porque, muitas vezes, falta-nos sensatez na vida e vamos fazendo escolhas como se faz num final de feira, chega lá tem todas aquelas mercadorias jogadas e está todo mundo gritando, falando dessa ou daquela promoção, saímos colhendo isso ou aquilo e depois quando vamos fazer o balanço final, vemos que compramos coisas que nem serviam para nada ou coisas que pareciam boas mas não eram tão boas quanto pareciam ser.

A oração é sempre o melhor remédio para a alma. Jesus passou a noite inteira em oração. Às vezes, precisamos nos dedicar mais ainda, colocar mais o nosso joelho no chão, dobrar mais ainda o nosso coração para sermos incisivos conosco, para contermos esse espírito que, muitas vezes, tarda demais as coisas ou as decide com muita pressa.

Calma, serenidade e sobriedade, no Espírito da oração, tem a capacidade de fazer escolhas mais acertadas, iluminadas, direcionadas, e abençoadas na vida. Que o Espírito de Deus esteja conosco nos direcionando para que tenhamos sabedoria nas decisões e escolhas que fazemos nesta vida.

Deus abençoe você!🙂

O vigilante é prudente em suas escolhasSer vigilante é saber ser previdente, prudente, é cuidar e não se deixar levar pe...
31/08/2018

O vigilante é prudente em suas escolhas
Ser vigilante é saber ser previdente, prudente, é cuidar e não se deixar levar pelos excessos

“As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas” (Mateus 25,3-4).

A parábola maravilhosa das moças previdentes e imprevidentes mostra-nos como nos comportamos nesta vida. Previdente é aquele que é prudente, é aquele que se previne, que se cuida e está preparado para as circunstâncias imprevistas da vida.

No mundo em que vivemos, onde a cultura do improviso cresce cada vez mais e toma conta da sociedade, onde estamos aprendendo a improvisar tudo e não nos leva a organizar nada, leva-nos a estar despreparados para viver, relacionar-nos e cuidarmos das coisas. Se isso nos remete a situação final, ao juízo final, ao nosso encontro final com Deus, esse encontro final nos traz de volta para as circunstâncias próprias da vida. Todos nós precisamos ser prudentes e prevenidos para as circunstâncias adversas da vida.

Quem está trabalhando tem que estar preparado, muitas vezes, para ficar desempregado; quem tem dinheiro hoje, tem de estar preparado para não ter dinheiro; quem está bem de saúde, hoje, tem de estar bem preparado para a situação de ficar doente. Preparar e cuidar é diferente de ter medo, de ter aqueles excessos de preocupações, aliás, ‘cuidado’ não é sinônimo de preocupação, cuidado é aquele que se cuida antecipadamente para não precisar se preocupar tardiamente com as situações que não cuidamos de forma antecipada.

Precisamos vencer essa cultura do improviso, de lidar com as coisas só quando elas estão alarmantes e assim por diante. Não precisamos ficar diabéticos para entender que o excesso de açúcar ou de outros elementos fazem mal para a nossa saúde. Precisamos nos prevenir, não podemos esperar que chegue numa circunstância grave para pararmos de fumar.

Precisamos sair dessa cultura de que só nos alertamos com as coisas quando chegamos no vermelho. O importante é que enquanto o sinal estiver verde, preparemo-nos, porque ele pode ficar amarelo, e o vermelho não nos surpreenda. Por isso, ser vigilante é saber ser previdente, prudente, é cuidar e não se deixar levar pelos excessos.

Quem muito tem hoje, amanhã pode ter muito pouco, mas se o pouco que temos hoje soubermos cuidar de forma prudente, determinante, previdente, sempre teremos cuidado para cada circunstância da vida.

Não vivamos preocupados com o amanhã, mas nos cuidemos, hoje, para amanhã também sabermos cuidar de nós. Essa é a espiritualidade do cuidado, porque Deus quer que nos cuidemos a cada dia.

Deus abençoe você!

A vigilância é a espiritualidade do cuidadoSe temos vigilância com a nossa vida, estamos preparados para estar com o Sen...
30/08/2018

A vigilância é a espiritualidade do cuidado
Se temos vigilância com a nossa vida, estamos preparados para estar com o Senhor hoje, amanhã ou depois

“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada” (Mateus 24,42).

A vigilância é a espiritualidade do cuidado, da diligência com a alma, com a vida e tudo aquilo que faz. Vigilante não é aquele que leva a sua vida de qualquer jeito, que não se prepara para as circunstâncias nem os imprevistos da vida.

Todos nós passamos por situações de imprevistos na vida em diversas circunstâncias, e o que é vigiar senão estar preparado, senão cuidar a cada dia de si mesmo? Cuidar dos pensamentos, dos sentimentos, daquilo que dentro de nós se torna bagunçado.

Às vezes, chegamos de surpresa na casa de alguém para fazer uma visita, e a pessoa não está nos esperando. Então, ela nos recebe somente na porta, porque a casa está bagunçada, as coisas não estão em ordem e, geralmente, se nos deixam entrar, ficam com receio de que olhemos para o restante da casa ou fecham as portas do quarto para que ninguém veja.

O nosso quarto, a nossa casa, tem de estar cuidada a cada dia; não somente quando alguém vem nos visitar, não somente quando sabemos que alguém vai chegar, porque o bom amigo, a boa visita é aquela que chega sem avisar e estamos sempre preparados para recebê-la.

Deus não marca hora para vir nos buscar, para estarmos com Ele, mas se temos vigilância com a nossa vida, estamos preparados para estar com o Senhor hoje, amanhã ou depois, não vamos dizer: “Espera Senhor, eu tenho que arrumar a minha casa”.

Cuide sempre do seu coração, esteja sempre com ele em ordem. Estejamos com as coisas sempre bem cuidadas para que não sejamos surpreendidos pela vida. Quem se cuida a cada dia vive bem a vida, quem se descuida da vida é tomado pelos imprevistos que, muitas vezes, nos surpreendem.

Que Deus nos dê a espiritualidade da vigilância e cuidado da nossa vida a cada dia.

Deus abençoe você!

Deixemo-nos corrigir uns pelos outrosDeixemo-nos corrigir uns pelos outros, não percamos a cabeça nem nos deixemos levar...
29/08/2018

Deixemo-nos corrigir uns pelos outros
Deixemo-nos corrigir uns pelos outros, não percamos a cabeça nem nos deixemos levar pelo orgulho

“‘Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão’. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia” (Marcos 6,18).

Hoje, celebramos o martírio de São João Batista. Mas por que São João Batista foi martirizado? Porque ele foi o profeta que preparou os caminhos do Senhor, mas também anunciou os erros, os pecados, aquilo que não era correto.

O profeta é aquele que não se acostuma com os erros do mundo; ele, simplesmente, torna-se indiferente àquilo que está errado. O profeta é aquele que, na caridade, apresenta a verdade para o outro.

Herodíades era aquela que vivia a situação de adultério, ela era a mulher do irmão de Herodes e odiava João Batista. Por que ela odiava João Batista? Porque ele os corrigiu. Muitas vezes, não gostamos de ser corrigidos. Muitas vezes, vivemos situações de erros e pecados na vida, e Deus quer nos corrigir. A Palavra d’Ele quer nos orientar, por isso, ele usa dos irmãos para nos corrigir; nós, no entanto, em vez de termos a humildade de acolher a correção, preferimos nos fechar no ódio, no ressentimento, na mágoa, e eliminar da nossa vida quem representa qualquer correção para os nossos erros. Este, na verdade, foi o grande erro de Herodíades e Herodes. A essa situação, juntamos também a filha de Herodíades, aquela que vai dançar para agradar Herodes e mandar decapitar João.

Se João perdeu sua cabeça, foi porque tentou levar juízo a quem já havia perdido a cabeça. Não percamos o juízo, deixemo-nos ser corrigidos por Deus, por Sua Palavra e profecia, pelos profetas e pelos irmãos, os quais, muitas vezes, nos falam em nome de Deus, para que não percamos o caminho nem a direção.

Filhos, deixem-se corrigir pelos pais. Não percam a cabeça! Maridos, deixem-se corrigir pelas suas esposas. Esposas, deixem-se corrigir pelos seus maridos. Irmãos, deixemo-nos corrigir uns pelos outros, não percamos a cabeça nem nos deixemos levar pelo orgulho, pois este nos leva ao ódio e à raiva de quem, muitas vezes, quer o nosso bem, mas não pode nos corrigir, porque não aceitamos de forma nenhuma a correção fraterna.

Deus abençoe você!

Endereço

Praça De Nossa Senhora Do Rosário
São João Da Boa Vista, SP
13870-310

Telefone

+551936233091

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Paróquia Rosário São João da Boa Vista posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Paróquia Rosário São João da Boa Vista:

Compartilhar

Categoria