Capela São Vicente De Paulo - Mutondo

Capela São Vicente De Paulo - Mutondo Capela São Vicente de Paulo - Paróquia Sagrado Coração de Jesus
MISSAS -> TODOS OS SÁBADOS 18:30h Os estudos teológicos foram feitos na universidade de Tolusa.

Breve história de nosso querido padroeiro:

São Vicente de Paulo
“O Apóstolo da Caridade”.

27 de Setembro

“Nasceste da família mais humilde, mas tua origem preparou-te para a glória e a pobreza de tua infância obscura fez-te capaz de ser o Pai dos Pobres.”

Na Pequena aldeia de Pooy, perto da cidade de Dax ao Sul da França, nasceu o terceiro, dos seis filhos do cas

al de João de Paulo e Bertranda de Morais, era o dia 24 de abril de 1581, no mesmo dia foi batizado e recebeu o nome de Vicente, que quer dizer “Vencedor do Mal”. Vicente, assim como seus irmãos, foram instruídos por sua mãe e dela também receberam o ensino religioso. Desde muito cedo Vicente trabalhou com pastor de ovelhas e de porcos, seus irmãos mais velho ajudavam os pais na lavoura. A piedade e a religiosidade marcaram o nosso pequeno pastor; em frente a sua casa tinha um grande Pé-de-Carvalho e nele formou-se um buraco que Vicente colocou uma pequena imagem da Virgem Maria e onde, diariamente, se ajoelhava e fazia suas orações. Sua inteligência e piedade, logo chamaram a atenção do vigário, que aconselhou seus pais a permitirem que ele entrasse na escola. Foi matriculado em um colégio religioso de Franciscanos na cidade de Dax e lá fez os estudos básicos. Foi ordenado sacerdote em 23 de setembro de 1600, estava com 19 anos, e aos 23 recebe o título de doutor em Teologia. Pe. Vicente era muito estimado por todos, e seus sermões edificavam os seus ouvintes. Uma rica viúva que gostava de ouvir as sua pregações, ciente de que ele era muito pobre, deixou para ele uma herança, uma pequena propriedade e determinada importância em dinheiro, que estava com um comerciante em Marselha. Ele foi atrás do devedor, encontrando-o recebeu grande parte do dinheiro; ao regressar o barco que estava foi aprisionado pelos piratas turcos, os passageiros foram levados para Turquia e lá vendidos com escravos. Vicente foi vendido para um pescador, depois para um químico; com a morte deste, ele passou para o poder de seu sobrinho que o vendeu a um fazendeiro. Depois de algum tempo é libertado pelo fazendeiro e retorna para França, e lá em Avinhas, hospeda-se na casa do Vice-Legado do Papa e com ele vai para Roma, lá estuda e se forma e Direito Canônico. Vicente retorna a França a pedido do Papa para levar um documento sigiloso ao Rei e pelo Rei foi escolhido como Capelão da Rainha. Seu serviço era atender os menos favorecidos, levando o alimento material e espiritual a todos os necessitados. Visitava diariamente os hospitais, presídios, escolas etc. O ambiente no palácio era por demais luxuoso e Pe. Vicente pediu a Rainha para ir morar numa pensão. Com o passar do tempo Pe. Vicente conhece o Pe. Berulle, e este logo foi nomeado Bispo de Paris. Vicente foi indicado para assumir uma pobre paróquia no subúrbio de Paris; lá criou a confraria do Rosário para que seus confrades visitassem os doentes diariamente. O Bispo Dom Berulle indica o Pe. Vicente para dar formação aos filhos do general das Galeras, assim com atender os colonos e trabalhadores de suas propriedades. Foi residir no Palácio dos Gondi, e lá morou por 5 anos, e com auxílio da Senhora de Gondi, funda a Congregação das Missões e a Confraria da Caridade, sendo que a primeira cuidaria da evangelização dos pobres camponeses e a confraria da caridade daria assistência espiritual e corporal aos doentes menos favorecidos, era o ano de 1618. Muitos homens, inclusive muito jovens seguem Pe. Vicente, que exige de seus filhos espirituais pregações simples e ternura em seus corações. Vicente recebe um leprosário que estava vazio, para residência de seus padres. Somente em 1633 a ordem recebeu o reconhecimento , a bula do Papa Urbano VIII. Vicente sempre tinha um olhar de ternura e carinho para com as crianças abandonadas, os velhos esquecidos e marginalizados, os pobres e doentes, além dos encarcerados. Durante sua vida fundou grandes obras, que até hoje estão a serviço da humanidade. Em 1633, encontra-se com a viúva Luísa de Marilac e com ela funda a Confraria das Irmãs da Caridade. Muitas damas da sociedade unem-se a nova ordem, e juntas formam um exército de voluntárias que saem pelas ruas, para visitar os presos, os idosos desamparados e principalmente as crianças jogadas nas ruas e nas sargetas da intolerância. O Serviço Social nasce de ideais de Pe. Vicente e Luísa de Marilac; que juntos recolhem fortunas dos ricos e as distribuem para necessidades dos seus assistidos. Em 1648, Pe. Vicente envia seus coirmãos, para as primeiras missões em Madagáscar. Vicente dizia que: “Jamais devemos perder de vista o divino modelo! É preciso ver Jesus Cristo no pobre, e ver no pobre a imagem de Cristo.”
Na madrugada de 27 de setembro de 1660, Pe. Vicente com seus quase 80 anos e uma vida cheia de lutas, conquistas e doações, entrega nas mãos do dispensador de nossas vidas, a sua própria vida. Vicente gastou-se por amor...
Seu sepultamento foi marcado pelas lágrimas de gratidão de tantos orfãos que o tiveram por pai, de tantos idosos que o tiveram por filho, de tantos doentes que o tiveram como remédio e de tantos encarcerados que o tiveram como advogado, conselheiro e amigo. Foi canonizado em 1737, e em 1885 é declarado o Patrono de todas as obras de caridade da Igreja.

17/09/2022
CAPELA SÃO VICENTE DE PAULO, em Festa.Você é nosso convidado.
16/09/2022

CAPELA SÃO VICENTE DE PAULO, em Festa.

Você é nosso convidado.

06/08/2021

Boa noite queridos amigos!!!🙏🏼🙏🏼🤗🥰

Louvado seja O Nosso Senhor Jesus Cristo!!!🙏🏼🙏🏼

Informamos que a Campanha dos vicentinos, de arrecadação de alimentos do mês de agosto continua!!!🙏🏼🤗🥰

Precisamos muito do seu apoio!!!🙏🏼🤗🥰

São muitas as famílias que estão passando por dificuldades!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Participe e ajude-nos a divulgar!!!🙏🏼🤗🥰

O amor de Cristo nos uniu!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🥰

25/04/2021

Boa tarde á todos !

A Santa Missa da Capela de São Vicente retornará no sábado dia 08/05, às 18hrs ,porém tem que ligar para a matriz e fazer a inscrição.

Segue o telefone da matriz, o agendamento será somente a partir de terça feira dia 27/04.
Tel: 3857-6755

28/11/2020

Informativo:

Nesta semana a Missa na Capela será terça-feira as 19h.

Segunda-feira não haverá missa!

25/05/2020

📖Jesus nos fala fortemente ao coração. Pede que nos sintamos acolhidos por Ele, mesmo com nossas fragilidades, e nos pede para olharmos de modo novo e diferente para a vida, principalmente, quando sentimos que o medo do futuro e a incerteza do amanhã tenta nos deprimir.
ELE se põe a nosso lado, mas quer que façamos também nossa parte: "Tende coragem! Eu venci o mundo!"🙏

At 19,1-8
Sl 67
Jo 16,29-33


30/03/2020

*COMUNICADO IMPORTANTE*

*Sociedade São Vicente de Paulo*

*Conferência Sagrado Coração de Jesus*, no Mutondo

Louvado seja O Nosso Senhor Jesus Cristo!!!🙏🏼🙏🏼

Como todos sabem, devido a quarentena em que estamos vivendo por causa da pandemia pelo Covid-19, as missas não estão sendo realizadas com a presença do público.😞

Devido a isso, o nosso querido Padre Willian vem nos motivando a colaborar com a nossa Paróquia, contribuindo com o nosso Dízimo, que pode ser entregue diretamente a ele ou aos queridos amigos da Pastoral do Dízimo!!!🙏🏼🤗

Nós vicentinos, também estamos muito preocupados com essa situação, pois, como de costume, na Santa Missa do 1° domingo do mês, é realizada a doação de alimentos pelos queridos amigos de nossa generosa comunidade!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🤗🥰

Por isso, estamos começando uma campanha pelas redes sociais, com a intenção de alcançarmos todos os paroquianos de nossa comunidade e para isso, precisamos do seu auxílio!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼😉🤗

Ajudem-nos a divulgar essa mensagem para que possamos arrecadar o máximo de alimentos possível, para distribuirmos as quase 20 famílias que auxiliamos e que realmente, precisam muito!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Como o nosso querido Padre vem anunciando no final das Missas celebradas através das redes sociais, nós estaremos no pátio da Paróquia arrecadando os alimentos no próximo sábado, dia 04/04, no horário de 10:00hs até às 12:00hs e no domingo, dia 05/04 (Domingo de Ramos🌿), à partir das 11:0hrs e até às 12:00hs!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼🤗🥰

Aqueles que porventura não conseguirem comparecer nestes dias e horários, podem entregar as suas doações a qualquer amigo vicentino ou aos amigos de qualquer Pastoral de nossa Paróquia, que com certeza, estarão nos repassando!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼🥰

Os irmãos da Comunidade São Vicente de Paulo, podem deixar com o nosso querido amigo, Nelson!!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🤗🥰

Mais uma vez, contamos com a sua generosidade e pedimos a compreensão e o carinho com a obra Vicentina, como todos vocês sempre tiveram!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🤗🥰

Que Deus continue protegendo, iluminando e abençoando os nossos generosos colaboradores, assim como aos nossos amados assistidos!!!🙏🏼🙏🏼

E que nunca venha a faltar o pão nosso de cada dia na mesa de nenhum filho de Deus, os nossos irmãos!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼

O amor de Cristo nos uniu!!!🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🥰

17/03/2020

DECRETO DA ARQUIDIOCESE SOBRE O CORONAVÍRUS

AOS QUE ESTE NOSSO DECRETO VIREM,
GRAÇA E PAZ NO SENHOR!

“A esperança não decepciona,
porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5)

​Considerando toda a situação de pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), que está agora em momento crítico de disseminação em nosso Estado do Rio de Janeiro, à luz do bem comum e dos princípios de precaução, colaboração e responsabilidade pela vida a nós confiada pelo Criador.

Considerando a recomendação das autoridades públicas e sanitárias e tendo em vista, especialmente, a proteção das pessoas mais vulneráveis que convivem conosco, por cautela, achamos por bem, após um discernimento orante e colegiado, suspender as Missas, Confissões e atividades comunitárias em geral em todas as igrejas de nossa arquidiocese até o dia 26 de março próximo, quando emitiremos nova orientação.

Os sacerdotes celebrarão as Santas Missas diariamente, sem assistência do povo, na intenção geral pela superação do grave momento, mas mantendo as igrejas abertas nos horários de costume para oração pessoal.

Recomendamos vivamente que os fiéis acompanhem a Santa Missa pelos meios de comunicação e redes sociais e aproveitem da ocasião para que façam sua comunhão espiritual, valorizando ainda mais o Sacramento da Eucaristia, em solidariedade com aqueles que por vários motivos não têm facilidade de acesso à Santa Missa.

Nossa Quaresma, neste ano, apresenta uma provação concreta para o amadurecimento de nossa fé, de intensificação do espírito de oração e de busca de conversão, associando nossa dor à Cruz Redentora de Cristo.

Insistindo que os sacerdotes e fiéis sigam as orientações emanadas anteriormente por nós e pelas autoridades competentes, DECRETAMOS que ninguém estará obrigado ao preceito dominical e solenidades durante o período acima mencionado, pedindo a todos os fiéis que permaneçam em oração, suplicando ao Senhor que nos assista para que enfrentemos este desafio, com serenidade e fé, sob a proteção de nossos padroeiros, a Senhora Auxiliadora e São João Batista.

Dado e passado em Nossa Cúria Arquidiocesana de Niterói, aos 17 dias do mês de março de 2020.

+ José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói

+ Luiz Antônio Lopes Ricci
Bispo Auxiliar de Niterói

Pe. Adriano Rodrigues Maciel
Chanceler do Arcebispado

14/03/2020

Boa noite irmãos e irmãs,somente a nível de esclarecimentos segue aviso:

A partir do dia 22/03,não haverá missa nas capelas e somente na Matriz em 3 horários distintos,08:00 hs,10:00 hs e 19:00 hs.

Todas essas medidas visam o bem estar de todos os fiéis e uma excelente iniciativa de prevenção e atenção à saúde pública!

Obrigado e fiquem com Deus!

17/01/2020

Um dos mais célebres conselhos da Madre Teresa de Calcutá é este: Seja apenas uma gota no meio do oceano, mas uma gota limpa. Em 1979, ao voltar da Noruega após o recebimento do Prêmio Nobel da Paz…

06/01/2020

Para que a Santa Eucaristia não se constitua em um mero rito mecânico, onde as pessoas só “copiam” o que as outras fazem (gestos, sinal da cruz, genuflexão, etc.) sem entender exatamente o que está…

Endereço

Rua Guilherme Dos Santos Andrade
São Gonçalo, RJ

Horário de Funcionamento

17:30 - 19:40

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Capela São Vicente De Paulo - Mutondo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar