02/12/2020
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.
Muito interessante a reflexão dessa passagem.
“morrer para produzir frutos de vida”
Neste Evangelho Jesus nos mostra que quanto mais nos apegarmos à nossa vidinha, ao nosso viver egoísta, mais nós sofreremos as consequências e não produziremos os frutos que poderíamos dar. Por isso, Ele nos exorta que assim como o grão de trigo, nós precisamos morrer para produzir frutos que geram vida. Se todos nós acolhêssemos esta verdade de coração a nossa vida seria muito mais plena e abundante. Toda a Palavra de Deus é transformadora e libertadora e aqui Jesus está nos ensinando o modo seguro para que possamos produzir muitos frutos de paz, de felicidade e de amor. Perdemos tempo quando nos consumimos em coisas que não dão em nada. Perdemos dinheiro quando vivemos em função de nos curtir a nós mesmos (as). Perdemos amigos, família, quando egoisticamente só pensamos nas nossas dificuldades e nos isolamos como vítimas. Todo aquele (a) que se fecha em si mesmo (a) perde o gosto pela vida. A semente que cai na terra tem que primeiro morrer. Morrer no sentido de não fazer questão, de renunciar, de deixar-se exercitar, de desapegar-se dos bens, dos interesses e das pessoas. O grão que cai na terra só produzirá fruto se morrer, assim somos nós. Os frutos que vamos colher desde já são, alegria, paz, esperança, porém nós temos que usá-los para alimentar os outros, não a nós mesmos. Seguir a Jesus significa servir desinteressadamente.
(Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária um novo caminho)