17/07/2022
A Vinha de Nabote
O embate entre um homem honesto, temente a Deus e um Rei covarde e inescrupuloso capaz de qualquer coisa para adquirir aquilo que não lhe pertencia, utilizando a força do seu "poder".
A vinha de Nabote é uma história registrada em 1 Reis 21. Um estudo bíblico sobre a vinha de Nabote destaca o modo perverso com que Acabe e Jezabel se apoderaram da herança de um homem justo e temente a Deus.
É uma história que revelou uma sequência de pecados.
O episódio envolvendo a vinha de Nabote deixou muito claro que tipo de pessoa o rei Acabe era. Acabe era um homem vendido ao pecado. A palavra de Deus diz que “ninguém houve, pois, como Acabe; que se vendeu para fazer o que era mau perante o Senhor”. Ele era instigado por sua esposa Jezabel, e juntamente com ela abraçou a idolatria e fez grandes abominações em Israel (1 Reis 21:25,26).
W. W. Wiersbe diz que quando alguém se vende para o diabo, pode confundir o bem com o mal e a luz com a escuridão. Através do profeta Isaías Deus diz: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo” (Isaías 5:20).
Acabe caiu exatamente nesse erro. Consequentemente, instigado por sua esposa, ele transgrediu a Lei de Deus em todos os sentidos. Na história da vinha de Nabote, por exemplo, ao lado de Jezabel, Acabe não conseguiu controlar sua cobiça, encorajou o falso testemunho contra Nabote, foi cúmplice de seu assassinato e, por fim, roubou aquilo que não lhe pertencia.
Ao tomar posse da vinha de Nabote, Acabe não estava defraudando apenas a casa de Nabote, mas estava roubando as terras que originalmente pertenciam a Deus. Além disso, o modo como tudo foi feito indica que Acabe e Jezabel usaram a Lei de Deus de forma distorcida e aplicada a satisfazer seus desejos pecaminosos.
Nabote foi morto nos parâmetros da lei ao ser acusado de blasfêmia contra Deus. Mais tarde o mesmo tipo de falsa acusação foi lançado sobre Jesus Cristo e sobre o diácono Estêvão (Mateus 26:59-65; Atos 7). Tal como Acabe e Jezabel tomaram a vinha de Nabote, ainda hoje as pessoas continuam distorcendo a Palavra de Deus a seu bel prazer com a finalidade de satisfazer sua cobiça. Mas o dia do juízo de Deus se aproxima."
Vivemos em uma sociedade que se torna, a cada dia, mais hedonista, ou seja, muitos querem receber cada vez mais e se darem cada vez menos. As pessoas, de todos os meios sociais, estão fazendo qualquer coisa por dinheiro, sucesso, fama, e negociando até mesmo o inegociável. Muitos aceitam negociar os princípios mais valiosos ao ser humano em troca de prazeres e posses.
Lealdade, honra, dignidade e compromisso são valores menosprezados e, quem os possui, chega a ser ridicularizado.
Infelizmente, é uma realidade até mesmo entre os cristãos, quando muitos estão negociando a vida com Cristo em troca de satisfazerem o próprio Ego.
Nabote morreu, mas a sua atitude produziu frutos dignos de honra, porque ele foi um exemplo de coragem, compromisso, fidelidade e obediência. Ele reconhecera o sacrifício de seus pais, que cuidaram da vinha, para que pudesse desfrutar com alegria de sua herança.
É importante que saibamos que a Igreja do Senhor é a nossa vinha, a nossa melhor herança. Muitos se sacrificaram, pagaram alto preço por ela, embora muitos a estejam vendendo, hoje, ou trocando-a por prazeres hedonistas. Temos que valorizar a nossa vinha, para que comamos dos seus frutos.
Temos que entender que não podemos negociar, por nenhum preço, aquilo que Deus nos deu.
Devemos, sim, como Nabote, preservar a nossa herança, por mais duras que sejam as investidas do adversário, pois, por mais vantajosa que seja, a oferta sempre nos levará à ruína. Por isso, temos que ser firmes em preservar a herança que o Senhor nos concedeu.
Alguns escolhem vender, mentir e até mesmo fraudar porque sempre haverá um Acabe para comprar o que é desonesto, injusto, impuro, de má fama e sem nenhuma virtude.
Apesar de vivermos em um mundo contaminado com aquilo que é mal e por momentos vivenciarmos o "triunfar" do mal, lembre-se de que " Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gálatas 6: 7-9
O seu nome, legado e história é o que você levará para a eternidade. Mantenha-os Cristalino como água de Rocha.
Que seu nome seja Digno de ser mencionado entre os nomes dos heróis da Fé do capítulo 11 do Livro de Hebreus, Homens dos quais o mundo não era Digno.
Pra. Gizelly Fonseca.
Cofundadora