Pastoral da Criança Paróquia Santo Antônio da Covanca SG

Pastoral da Criança Paróquia Santo Antônio da Covanca SG "Para que todas as crianças tenham vida em abundância" (Cf. Jo 10, 10). Pastoral da Criança: a vida em primeiro lugar! (Artigo 2º do Estatuto).

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, ajudando a combater a mortalidade infantil e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de gestantes, de crianças menores de seis anos e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB

), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Objetivo:

A Pastoral da Criança tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, s**o, credo religioso ou político. Fundação:

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo, a Pastoral da Criança hoje marca presença em todos os estados brasileiros e em outros 21 países. Ela alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas, para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social. Ações:

As ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na orientação das famílias para os cuidados com a criança. Sabe-se que a maior parte dos problemas de saúde podem ser solucionados na família e na comunidade desde que as pessoas aprendam a identif**ar as doenças e a procurar atendimento médico o mais cedo possível. Para tanto, a educação para a saúde é essencial, pois torna o indivíduo ator dos cuidados com a sua própria vida, consequentemente melhorando a saúde de sua família e de sua comunidade. Ao longo de três décadas, a entidade ganhou importância e reconhecimento da sociedade. A Pastoral da Criança participa de várias instâncias de decisão sobre políticas públicas e em vários níveis de governo, como os conselhos de saúde, direitos da criança e do adolescente, assistência social e segurança alimentar.

19/05/2015

Mito. O umbigo do bebê não deve ser coberto e precisa estar sempre seco e limpo. Após o banho, o umbigo f**a úmido, é importante a higiene com cotonete e álcool 70%.

26/07/2014

Veja técnicas simples para facilitar o dia-a-dia dos pais de primeira viagem

17/07/2014

Pastoral da Criança -tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, s**o, credo religioso ou político.

16/07/2014

Padre Ricardo, nasceu na cidade de Campos, no Rio de Janeiro, em 20 de Julho, onde permaneceu até aos 5 anos de idade. De família católica, seus pais, já falecidos, vieram morar em Niterói e mais tarde se mudaram para São Gonçalo.
Padre Ricardo, trabalhou desde muito cedo não só para ajudar a família, como também para adquirir responsabilidades. Veio a concluir seus estudos em Análise de Sistemas, mas sua vocação começou a ser despertada aos 17 anos depois de ter participado do COR jovem, na Paróquia da SS. Trindade, em Alcântara. Foi ordenado em 03 de julho de 2010 e em seguida designado para der vigário na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio / RJ, sendo mais tarde transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Manilha.

A nossa comunidade hoje se rejubila pela posse do nosso novo administrador paroquial, o Pe, Ricardo Mota, que vindo apascentar suas ovelhas nesta terra de São Gonçalo, e em comum união com Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói, servirá ao povo de Deus, que ora se reuniu ao redor deste altar para celebrar a sua fé e também as outras pessoas de outras localidades do município que não puderam estar conosco, pois esta é a comunidade que lhe está sendo confiada. Cheia de esperança, mas contrita na fé. Uma fé que embasada nos princípios da Palavra de Deus, é fortalecida através da oração e da sagrada eucaristia.

A sua Revmª, escolhida para conduzir os passos espirituais de todos nós, é, pois, ministro de Cristo, administrador dos sacramentos e mistérios divinos representando, visivelmente, o Cristo em nosso meio, e, por sermos obedientes a nossa crença católica, tenha a certeza de que sempre o ouviremos, e o ajudaremos para juntos formamos um só povo em Cristo Jesus, e tornarmos cada vez mais nossa paróquia, um canteiro de obras missionárias, evangelizadoras, e de amor ao próximo sem acepções.

Como é bom chegarmos aos lugares e sermos bem acolhidos! Sabemos que o seu coração de pastor alegrou-se ao chegar aqui, visualizar o bairro, as casas, as pessoas, a faixa afixada, e bem mais, ao chegar neste templo de oração, onde nos reunimos para ouvirmos a palavra, entendê-la, vivê-la, partilharmos algo que trazemos, nos confraternizarmos e dizermos: Como é bom Senhor, estarmos aqui! Com o tempo, entenderá cada vez mais estas palavras, pois é na vivência, no exemplo diário, que nos conhecemos.

Portanto, não poderíamos deixar de expressar a nossa alegria em recebê-lo, todos nós, comunidade, coordenadores de pastorais, movimentos e associações, o Conselho Econômico Paroquial, sem que uma marca fosse guardada, justamente, neste dia de sua chegada nesta paróquia tão querida. Nada mais justo do que a doação de algo que o senhor possa usar no seu dia-a-dia.
Convidamos algumas pessoas de nossa comunidade que aqui estão, servindo à esta paróquia com muito amor e zelo, para lhe entregar uma simples lembrança de todos nós, coordenadores de pastorais, movimentos e associações.
Nossa Paróquia te recebe de braços abertos, Pe Ricardo. Seja muito bem-vindo à essa comunidade!!
Texto adaptado: Cássia Mônica Costa
Fotos: José Augusto Rocha

16/07/2014

Pe. André, há quase cinco anos o recebemos em nossa paróquia. Como toda mudança é acompanhada de surpresas, esta não foi diferente. Chegou de mansinho. Começou com uma reforma daqui, uma assembleia paroquial dali.. e não parou mais!
Um período intenso para todos nós. Sua iniciativa nos revelou o poder de transformação guardado na comunidade. Poder que gera bons frutos quando bem dirigido. Com determinação mostrou-nos que a Fé sem obras é morta.
Muitas dessas obras são visíveis no corpo físico da igreja: no presbitério, no pátio, na cantina, nos banheiros, nas salas de pastorais e catequese, no espaço social, nos muros. Porém, as mais sólidas obras não são de tijolo e concreto. São abstratas e refletem a ação do Espírito Santo através de sua pessoa.
Convivemos com um discípulo que disse "sim" ao chamado do Altíssimo. O padre das reformas, da juventude, dos idosos, das crianças; o Vigário Episcopal. De variadas formas se expressa sua vocação.
De uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico nos dias atuais, e exortou-nos a conhecer, praticar e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana, e nos encorajou para que fossemos missionários também em nossos lares e locais de trabalho.
Dotado de um grande carisma espiritual, aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia. Ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a nossa primeira e última missa. E pelo seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou, várias ovelhas que andavam dispersas e longe da Igreja. Seu zelo é tamanho que sempre pergunta "onde está o bendito?" Quando nota que algum fiel anda afastado. Sua maneira de ser e agir, aproximou as pessoas e nos fez sentirmos iguais e mais irmãos.
Com originalidade nos levou à renovação. Quem diria que a Paróquia Santo Antônio teria novidades como a Pastoral da Acolhida e o Grupo de Jovens? Assim como ninguém poderia imaginar os inúmeros almoços e shows de prêmios nas agradáveis tardes de domingo. Pároco atencioso, acompanhava tudo bem de perto, puxando orelhas, mas sempre agradecendo a todos pelo trabalho realizado.
Seu esforço também é visível em suas homilias que atingem a todos presentes na assembleia. Provoca-nos a sermos Igreja para o mundo, a sermos Luz para os irmãos.
A cada abraço, cada bronca, a cada palavra de incentivo foi exemplo de esperança e confiança em Deus. Nossas orações são de agradecimento por seu desempenho junto a nós e para que persevere em sua missão. Desejamos que continue a fazer "discípulos dentre todas as nações"!
Nossa comunidade sente que um de seus membros foi separado fisicamente, mas somos inseparáveis espiritualmente. Mesmo longe, sempre seremos e estaremos unidos. Pois as pessoas que passam por nossas vidas sempre deixam suas marcas. Saiba que a sua nunca se apagará.

No livro do Eclesiástico, capitulo 6, versículos 14 ao 16, afirma que: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão”.
Padre André, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses anos, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco. Um pároco de pulso firme, exigente sim, mas de coração generoso, sempre aberto a ouvir sugestões e novas ideias.
Não foi simplesmente o seu jeito durão e ao mesmo tempo carinhoso que nos conquistou, mas foi também o senhor que se deixou conquistar por nossa comunidade. E por tudo isso te agradecemos.
Entregamos hoje, o senhor à uma nova comunidade com a certeza que a graça de Deus os alcançará e as sementes que o senhor plantar por lá, também germinarão e darão belos frutos. Frutos estes, de um trabalho incansável de dedicação e pastoreio responsável.
Esperamos que a nova Paróquia te acolha de braços abertos e que a comunidade reunida, esteja em união com o senhor para juntos realizarem um trabalho tão frutuoso quanto foi o que o senhor realizou em nossa Paróquia de Santo Antônio.
Não diremos adeus, mas até breve Pe André!!!. Deus o abençoe nesta nova missão. E sempre estaremos rezando e torcendo pelo sucesso do seu trabalho.
A comunidade da Covanca é imensamente grata por sua estadia e dedicação. Será sempre bem vindo por aqui!


Texto lido na missa por representantes de cada pastoral.
Autoria do texto: Thays Silva e Cássia Mônica Costa
Fotos: José Augusto Rocha e Luciana Leite

16/07/2014

12/07/2014 f**ará guardado em nosso coração com muito carinho. A comunidade de Sto Antônio se reuniu para festejar os 5 anos de sacerdócio do nosso querido pároco Pe André B Siqueira e lhe prestar algumas homenagens pelo tempo em que esteve em nossa paróquia. Comidas típicas, bandeirinhas e quadrilha, marcaram o tema da festa organizada por nossos jovens e que contou com a colaboração de vários paroquianos. Agradecemos a Deus por nos ter enviado o Pe André, pelo seu sim, pelo tempo em que passou conosco, por todos os ensinamentos deixados e desejamos f**ar guardados em seu coração para sempre!! Parabéns!
texto: Cássia Mônica Costa
Fotos: José Augusto Rocha

16/07/2014

11/07/2014 - Celebramos hoje o 5º aniversário sacerdotal do nosso querido Pároco e de modo especial, elevamos um hino de ação de graças ao Pai, que no seu amor incomparável chamou Pe André B Siqueira ao ministério sacerdotal, e enviado por Jesus Cristo, foi ungido e consagrado pelo Espírito Santo.
Ser padre foi, é e será sempre um desafio para o mundo, e para nós é um presente. Ao chamado de Deus e da Igreja, Pe André foi fortif**ado pelo amor de Maria Santíssima e como Ela, pronunciou o seu sim com generosidade. Com Maria Santíssima arriscou-se, atirando-se com confiança nas mãos do Senhor. Obrigada Padre pelo seu sim!!!
Texto: Cássia Mônica Costa
Fotos: José Augusto Rocha

Dia do Nosso Padroeiro Sto. Antônio!!
16/07/2014

Dia do Nosso Padroeiro Sto. Antônio!!

Os festejos do nosso Padroeiro começaram as 6h com a tradicional queima de fogos, seguida de 4 missas ao longo de todo o dia, com benção dos pães. Às 18h teve início a procissão pelas ruas do bairro, seguida de missa campal e festa. Louvamos a Deus por essa linda festa com a participação de muitos fiéis que lotaram o pátio e a nave da Igreja em todas as celebrações. Agradecemos a comunidade que incansavelmente trabalhou para que esse evento fosse realizado.
Agradecemos ao nosso Pároco Pe André B Siqueira que nos proporcionou mais um momento de religiosidade e fé, com alegria e dedicação.
Fotos: José Augusto Rocha

Todas as Pastorais, membros da Paróquia de Sto. Antônio e a comunidade se uniram para realizar esse lindo trabalho. Deus...
16/07/2014

Todas as Pastorais, membros da Paróquia de Sto. Antônio e a comunidade se uniram para realizar esse lindo trabalho. Deus abençoe!

Nem a noite chuvosa esfriou o ânimo da comunidade da Paróquia de Santo Antônio e todos se empenharam bastante para elaborar os tapetes para a grandiosa procissão de Corpus Christi em 2014.

Fotos: José Augusto Rocha

16/07/2014

Missa e entronização de Relíquia de Santo Antônio
25 de fevereiro de 2014, dia que entrou para a história da Paróquia Santo Antônio na Covanca.

Primeira igreja em honra a Santo Antônio no Vicariato São Gonçalo e agora os fiéis podem venerar também uma Relíquia de Santo Antônio, entronizada no altar, que f**ará em exposição permanente.

Finalizando o Tríduo em honra ao padroeiro, Pe. André celebrou missa especial e no término ocorreu a entronização da Relíquia.

Santo Antônio, Rogai por nós!

Fotos: José Augusto Rocha e Luciana Leite

Endereço

R. Marechal Floriano Peixoto, 2149
São Gonçalo, RJ
24425-470

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Pastoral da Criança Paróquia Santo Antônio da Covanca SG posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Pastoral da Criança Paróquia Santo Antônio da Covanca SG:

Compartilhar

Categoria