16/07/2014
Padre Ricardo, nasceu na cidade de Campos, no Rio de Janeiro, em 20 de Julho, onde permaneceu até aos 5 anos de idade. De família católica, seus pais, já falecidos, vieram morar em Niterói e mais tarde se mudaram para São Gonçalo.
Padre Ricardo, trabalhou desde muito cedo não só para ajudar a família, como também para adquirir responsabilidades. Veio a concluir seus estudos em Análise de Sistemas, mas sua vocação começou a ser despertada aos 17 anos depois de ter participado do COR jovem, na Paróquia da SS. Trindade, em Alcântara. Foi ordenado em 03 de julho de 2010 e em seguida designado para der vigário na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio / RJ, sendo mais tarde transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Manilha.
A nossa comunidade hoje se rejubila pela posse do nosso novo administrador paroquial, o Pe, Ricardo Mota, que vindo apascentar suas ovelhas nesta terra de São Gonçalo, e em comum união com Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói, servirá ao povo de Deus, que ora se reuniu ao redor deste altar para celebrar a sua fé e também as outras pessoas de outras localidades do município que não puderam estar conosco, pois esta é a comunidade que lhe está sendo confiada. Cheia de esperança, mas contrita na fé. Uma fé que embasada nos princípios da Palavra de Deus, é fortalecida através da oração e da sagrada eucaristia.
A sua Revmª, escolhida para conduzir os passos espirituais de todos nós, é, pois, ministro de Cristo, administrador dos sacramentos e mistérios divinos representando, visivelmente, o Cristo em nosso meio, e, por sermos obedientes a nossa crença católica, tenha a certeza de que sempre o ouviremos, e o ajudaremos para juntos formamos um só povo em Cristo Jesus, e tornarmos cada vez mais nossa paróquia, um canteiro de obras missionárias, evangelizadoras, e de amor ao próximo sem acepções.
Como é bom chegarmos aos lugares e sermos bem acolhidos! Sabemos que o seu coração de pastor alegrou-se ao chegar aqui, visualizar o bairro, as casas, as pessoas, a faixa afixada, e bem mais, ao chegar neste templo de oração, onde nos reunimos para ouvirmos a palavra, entendê-la, vivê-la, partilharmos algo que trazemos, nos confraternizarmos e dizermos: Como é bom Senhor, estarmos aqui! Com o tempo, entenderá cada vez mais estas palavras, pois é na vivência, no exemplo diário, que nos conhecemos.
Portanto, não poderíamos deixar de expressar a nossa alegria em recebê-lo, todos nós, comunidade, coordenadores de pastorais, movimentos e associações, o Conselho Econômico Paroquial, sem que uma marca fosse guardada, justamente, neste dia de sua chegada nesta paróquia tão querida. Nada mais justo do que a doação de algo que o senhor possa usar no seu dia-a-dia.
Convidamos algumas pessoas de nossa comunidade que aqui estão, servindo à esta paróquia com muito amor e zelo, para lhe entregar uma simples lembrança de todos nós, coordenadores de pastorais, movimentos e associações.
Nossa Paróquia te recebe de braços abertos, Pe Ricardo. Seja muito bem-vindo à essa comunidade!!
Texto adaptado: Cássia Mônica Costa
Fotos: José Augusto Rocha