27/08/2018
Esú estava triste ao ser expulso da festa dos orixás pois o barulho do atabaque incomodava a todos, mas com o tempo, todos orixás perceberam o quanto alegre era a festa quando Esú tocava e então decidiram o convidar novamente, Esú se recusou e disse que ensinaria tudo o que sabia sobre o atabaque ao primeiro homem que visse na terra e assim foi.. Esú encontrou Ogã, um homem cujo qual aprendeu todos segredos de toques, cantigas e rituais para evocar e festejar aos orixás.
E é assim que se permanece até os dias de hoje, ser ogã é ser uma ponto entre espiritualidade e plano físico, é ser a voz, o compasso, o ritmo dos orixás.
É estar com os braços doendo e continuar cantando
Não é ser o melhor cantor do mundo, mas sim o melhor cantor de alma e coração.
É entender o orixá no seu bailar
É ver um filho balancear
É ver todos alegres e cantarem
Que Esú sempre de caminho abertos aos Ogãs e que Oxalá abençoe as mãos desses filhos
Texto: Ogã Franklin
Curta Tempestade de Axé