Egbé Ilê Asé Olorigbô

Egbé Ilê Asé Olorigbô Estas culturas vem, originalmente, da Nigéria, do Benin e do Togo. Tem forte ligação com os cultos de Iemanjá, Nanã e Oxum.

Orisá Igbô (Osossy)
Localizada no Bairro de Jardim Catarina velho -São Gonçalo- RJ, a comunidade Egbé Ilê Asé Olorigbô segue as tradições religiosas dos nagôs (nação Keto) . O Babalorisá deste terreiro Josimar Dionyso do Nascimento, conhecido como "Pai Thimá ti Ibô", Professor de literatura, Pedagogo e Babalorisá conheceu pela primeira vez uma casa de Candomblé quando tinha 15 anos. Nesta ocasião,

ouviu de seu babalorisá que teria que fazer santo um dia, Assustou-se e não voltou mais lá. Porém, alguns anos depois teve seus caminhos levados de volta a esta casa onde se iniciou com o Babá Iran Moreira Castilho de Yansã. Porém, por motivos que transcendem a razão e pertencem ao mistério do culto do Asé o Pai Thimá fez sua obrigação de sete e quatorze anos (‘confirmou seus votos') em sua casa com o seu Bisavô de santo, era o Babalorisá Waldomiro Costa e Pinto, mais conhecido como Seu Baiano de Xangô. Este com seu terreiro, denominado Axé Baru Lepê, situado no bairro de Caxias (Parque Fluminense - RJ), era descendente direto da matriz do povo Fon no Brasil, o terreiro Oloroquê Axé, representado pelo Babalorisá Cristóvão de Ogum Djá. Assim, Pai Cristóvão de Ogunjá iniciou seu Baiano de Xangô, que, além disso, também aprendeu muitos de seus conhecimentos religiosos com Seu Nezinho, um eminente pai-de-santo de Muritiba (Salvador), representante do terreiro de Keto Axé Ibece Alaketu Ogum Megegê. Ademais, para completar sua formação religiosa, seu Baiano fez sua obrigação com a célebre Mãe Menininha do Gantois. Voltando ao Pai Thimá d'Ibo, este fez sua obrigação de sete anos - o que equivale a um atestado de maturidade- com o auxílio e orientação de Seu Baiano de Xangô em seu próprio terreiro e aos seus próprios filhos-de-santo. Bem como passou a servir às entidades que foram ali assentadas, com várias delas representando tradições muito antigas e raras, que nasceram com os primeiros terreiros Nagôs e Fon do Brasil. Muitas destas entidades, com os flagelos do tempo e da história, acabaram quase por desaparecer do País. Por isso, nós do Egbé Ilê Asé Olorigbô consideramos muito importante o estabelecimento de um diálogo real entre os representantes dos terreiros e a sociedade como um todo, no sentido de construir estratégias de integração social eficientes, bem como ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural imaterial afro-brasileiro. E, porque não começar com as culturas tradicionais, que representam a história não escrita dos antepassados de mais de 50% da população brasileira? No Egbé Ilê Asé Olorigbô, há o culto de algumas entidades que são bem emblemáticas do seu processo de resistência cultural. São elas: Ibo, Yamiosoronga, Alê, Orixá Oco, Apaoca, Onã, Alaketu, Abo, Ajexalunga, Onilé e Danko. O orixá de Pai Thimá é Ibo, que representa um culto de origem nigeriana que está quase em vias de se extinguir no Brasil. Pai Thimá acredita que este culto resiste tal como era no início do Candomblé em apenas três terreiros em todo o Brasil; ele diz também que na maioria dos terreiros este culto é seguido como se fosse o de Oxóssi, que é um orixá que tem algumas semelhanças com Ibo. E, como o culto de Ibo, outros de seus ‘primos', como Erinlé e Ibualama, foram fundidos no culto de Oxóssi. Ibo significa ‘profundezas da água' e é um orixá pescador ligado aos rios, ao pensamento e ao martírio. A mitologia Fon diz que este pescador foi preso e acorrentado numa ilha por Iemanjá, que, após uma aventura amorosa com ele, arrancou sua língua para evitar que seus segredos fossem revelados.

17/01/2014
1° Encontro Regional de Jovens de Terreiros em São Gonçalo.
21/10/2013

1° Encontro Regional de Jovens de Terreiros em São Gonçalo.

13/07/2013

è bom que todos leiam até o final!!!

BOAS MANEIRAS NO SANTO

I. Quando saímos de nossa casa material e vamos para o terreiro ou barracão de santo, preciamos compreender que apesar de ser nosso lar espiritual onde nosso Orixá e nossas entidades se representam, não é lugar de se achar a vontade usando conversas e tendo atitudes desrespeitosas. Mantenha sempre a concentração com assuntos pertinentes ao culto, evite conversas que dispersam o foco, e mulheres! tenham bom senso evitem roupas ousadas, você não está em uma balada e sim em um templo religioso. Evite ser vulgar.

II. Lembre-se sempre, mantenha o celular no vibra ou de preferência desligado. Se é proibído você atender dirigindo por exemplo, imagine que abuso você atender diante de quem dirige você?. Tenha noção!

III. Procure manter todos os ambientes do seu templo limpo e conservado. O Zelador apesar do nome, é Zelador de Santo e não como Zelador de prédio, não tem obrigação nenhuma de trabalhar para você, a obrigação dele é com os Orixás. Nunca se esqueça que a organização e limpeza é também uma forma de evoluir.

IV. As divergências sempre irão existir, porque são pessoas de educação e culturas diferentes tentando interagir. Respeite o seu irmão e ao invés de apontar ou criticar ressalte os pontos positivos, evite fofocas, bate boca. Todos estão alí, buscando solução para seus problemas pessoais e espirituais e não para somar mais problemas.

V. Se não está mais satisfeito com a casa, saia de forma digna. Lembre-se que um dia você alí entrou e foi bem recebido, não seja ingrato!, respeite o Zelador e principalmente o Orixá. Lembre-se: A Casa , o Zelador e o Orixá, jamais deixarão de ser o que são, mas você pode deixar de ser muita coisa inclusive um bom filho de santo e um ser evoluído. Se não é bom filho para Francisco não será para Chiquinho. Não cuspa no prato que comeu.

VI. Contribua financeiramente para a sua casa de santo. Não pense que o Pai ou Mãe de santo tem sociedade com a companhia de Luz e Água, porque não tem!. E ele já faz o bastante cedendo o seu espaço e sua privacidade, para que todos possam cultuar suas entidades e Orixás. É um absurdo ele ainda ter que pagar por isso! Tenha bom senso, existem coisas que não se precisa pedir e aliás, o Zelador nem deve! Isso deve partir de cada um. Seja pro-ativo colabore inclusive para que você possa ter mais conforto, afinal alí também é sua casa e como toda casa, tem suas despesas e seus gastos. Se dividir entre todos não pesa pra nínguem e o seu Pai ou Mãe de santo, poderá investir em melhorias para todos.

VII. Amar o orisá é passar por cima do orgulho, da vaidade, do ego.

VIII. Quando estiver em sua casa de santo, esqueça o mundo exterior. Vá sem pressa para sair ou então não vá. Além de você quebrar a corrente daqueles que estão voltados e entregues totalmente ao culto, você está perdendo seu tempo, pois o Orixá e as entidades dependem de você por inteiro, se sua outra metade ficou lá fora de nada adiantou você ir. Festas, passeios, e outros compromissos temos outros dias para fazer, mas o culto não é todo dia. Dedique-se inteiramente.

IX. Ao levantar e ao deitar agradeça a Deus e seu Orixá. Não vá apenas para pedir, vá principalmente quando não tiver nada para pedir. Esse é o verdadeiro gesto de amor ao santo.

X. Irmão de santo nem sempre é agradável, alguns fazem questão da fofoca, outros são puxa s**o, outros folgados. No entanto saiba aprender observando e valorize o que cada um tem de bom. Isso mostra o seu amadurecimento dentro do culto.

XIV. Nunca minta para o seu Orixá. Estará apenas se engando.

XV. Diferente de outras religiões nós não temos uma bíblia ou um livro universal. Por isso, é muito mais difícil de compreender. Estude, pesquise, procure aprender e conhecer sobre sua religião. Tenha assim como os evangélicos e os demais, conhecimento do que fala. Um filho de santo mal informado acaba ajudando a espalhar a ignorância daqueles que nada sabem. Não fique dizendo apenas porque ouviu, Estude! pesquise! Aprenda!. Apesar da nossa cultura se passar de forma oral, hoje em dia temos bons escritores e bons conhecedores do culto onde podemos nos basear. Seja humilde, não sabe ? pergunte ! mesmo que ainda não seja a hora de você saber, mas pelo menos tenha interesse. Tudo no culto de Orixás tem resposta e cada uma no seu tempo.

XVI. Respeite os outros credos. Quando temos postura, mesmo o mais rebelde se cala. Uma postura de respeito à si e com o outro faz com que ele baixe as armas do ataque.Lembre-se: Fé é toda certeza que dispensa provas, você não precisa provar nada a ninguém apenas exerça o livre arbítrio. Não precisa sair por ai cheio de fios de contas ou ostentando qualquer coisa desnecessária, mas tenha orgulho da sua religião. Não discuta com os ignorantes, não devemos perder tempo com o que não evolui. Toda vez que cair ou se levantar diga ao mundo, agradeço ao meu Orixá. Aprenda com os crentes, divulgue as vitórias que obteve com o seu santo e jamais meta o malho nele, ou você já viu algum crente mesmo quando sai da Igreja metendo o malho em Jesus? Ganhar e perder faz parte da vida, mas cada um escolhe o que quer contar.

XVII. A alegria faz parte do culto, nossos antepassados cantavam o tempo todo. Esta na roça? Cante, seja alegre, participe. Se seu humor não esta legal, fique em casa, não desconte nos irmãos e na casa sua falta de atitude na vida e seus problemas.

XIX. Orixa da caminhos, não é uma maquina de resolução de problemas e de formar ricos e famosos, se fosse o primeiro seria o Pai e Mãe de Santo. Quando alguém vai a Igreja e faz um pedido e não é atendido, nem assim deixa de ir a Igreja ou sai falando mal, no máximo diz: ah não deve ser do meu merecimento. Sendo assim, o que te faz pensar que o Orixá tem que realizar tudo que você deseja, se nem mesmo Jesus realiza?
Cada um tem aquilo que merece. Pedir é livre mas receber é por mérito. Não procure na nossa religião realizar milagres! Milagres só quem faz é Deus, aqui realizamos a evolução e o Orixá lhe mostra o melhor caminho, no mais, é com você. Seja consciente.

XX. Seja senhor das suas palavras para não ser escravo delas. Lembre-se do poder da palavra. Ouvir é Ouro e falar é prata! ATENÇÃO!
A LEI DO RETORNO EXISTE! CUIDADO COM O QUE PEDE E COM O QUE DESEJA AO PRÓXIMO.

o asé Oloworigbô aguarda a presença de todos vocês !
01/06/2013

o asé Oloworigbô aguarda a presença de todos vocês !

15/10/2012
14/09/2012

Contamos com todos vocês!!!

14/09/2012

Egbé Ilê Asé oloworigbô...

Convidamos a todos amigos e irmãos para os festejos em homenagem aos orisás FunFun ( branco).
Awon omi Osalá - Águas de Osalá
Obrigação de 7 anos ( odu Igê ) de Claudiney de Osogiã
Sábado dia 15 de setembro de 2012 as 18:00.

Osala Bussy Funwó!!!!

10/08/2012

Boa Noite Amigos !cheguei!!

Clique na imagem ao lado para ampliar seu recado.

vOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL!!!
18/07/2012

vOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL!!!

axeoloribo.sapceblog.com.br
21/06/2012

axeoloribo.sapceblog.com.br

Existem várias maneiras de se olhar para o mundo. Muitas dessas maneiras têm coisas lindas, outras trazem aspectos exóticos. A seguir, será mostrada uma form...

21/06/2012

Localizada no Bairro de Jardim Catarina velho -São Gonçalo- RJ, a comunidade Egbé Ilê Asé Olorigbô segue as tradições religiosas dos nagôs (nação Keto) . Estas culturas vem, originalmente, da Nigéria,...

Endereço

Rua Ouro Fino Lt 41 Qd 49 Antiga Rua 35
São Gonçalo, RJ
24715560

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Egbé Ilê Asé Olorigbô posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar