11/03/2025
O tabaco é uma erva associada à energia de Saturno, possuindo uma força marcante e intensa. Não por acaso, é altamente viciante.
Dentro dos terreiros de Umbanda, é comum ver entidades como Pretos Velhos, Caboclos e Exus fazendo uso do tabaco por meio do charuto, cigarro ou ca****bo. Esse uso não é meramente simbólico, mas fundamentado no princípio de ativação da força "adormecida" da erva seca através do fogo, elemento ígneo que desperta seu poder oculto.
A fumaça gerada pelo tabaco tem um papel fundamental nos trabalhos espirituais, auxiliando na remoção de larvas astrais, miasmas e energias densas que se acumulam no campo energético do consulente. Essa prática tem raízes ancestrais: os antigos pajés utilizavam o tabaco de maneira sagrada, respeitando sua essência e seus mistérios, mas sempre se posicionando como mestres da erva, e não como seus escravos — uma realidade oposta à dos viciados dos dias atuais.
Na ritualística da Umbanda, o uso do tabaco não causa dependência, pois as entidades não fumam como os encarnados. Elas apenas utilizam o charuto, ca****bo, cigarrilha ou cigarro de palha para soprar a fumaça sem tragá-la. Esse baforar tem um alto teor curativo, pois a fumaça, quando projetada no consulente, auxilia na quebra de formas-pensamento negativas, na eliminação de miasmas e na dissolução de cascões espirituais, restaurando o equilíbrio energético.
Quando alguém chega ao terreiro sentindo-se carregado e, após o passe, experimenta um alívio quase inexplicável, além da energia do ambiente, há também a ação da magia dos guias. Durante a defumação com o tabaco, a entidade manipula e acessa os quatro elementos da natureza: terra e água estão condensados no próprio vegetal, enquanto ar e fogo se manifestam na queima e na fumaça. Dessa forma, o tabaco se torna um poderoso aliado na limpeza e harmonização espiritual, servindo como um canal entre os planos material e espiritual.
A. O. Luxor. 🖋️