Grupo Espírita Maria de Nazaré- GEMNA

Grupo Espírita Maria de Nazaré- GEMNA Entidade sem fins lucrativos com objetivo de estudo e divulgação da doutrina espirita e do evangelho do Cristo. Fundada em 23 de abril de 1987.

LEON TOLSTOI.AOS 50 ANOS ELE ENCONTROU O SENTIDO DA VIDA E DEU A VIRADA PARA A CIDADANIA UNIVERSAL.O homem nesta fotogra...
07/01/2025

LEON TOLSTOI.
AOS 50 ANOS ELE ENCONTROU O SENTIDO DA VIDA E DEU A VIRADA PARA A CIDADANIA UNIVERSAL.

O homem nesta fotografia não é um pobre, nem um mendigo, nem um vagabundo...

Este homem é Leon Tolstoi: um dos gigantes da literatura russa; todos conhecem o seu nome, poucos conhecem a extraordinária história que se esconde por trás desta fotografia:

Aos 50 anos, Tolstoi caiu em depressão. Sua tristeza aumentava dia após dia, sem razão nenhuma. Tolstoi era conde, um dos homens mais ricos do seu país, famoso em todo o mundo. No entanto, estava infeliz.
«O dinheiro não era nada, o poder não era nada. Víamos muitos que tinham um e outro e eram infelizes. Mesmo a saúde não importava muito; havia pessoas doentes cheias de vontade de viver e pessoas saudáveis que murchavam angustiadas pelo medo de sofrer».

Um dia, na Avenida Afanasevsky, viu um órfão e, comovido pela compaixão, levou-o para casa. E pela primeira vez em muito tempo, me senti bem. Esqueceu-se de si mesmo, dos seus problemas, da sua tristeza. A partir desse momento, Tolstoi renunciou às suas roupas de cavalheiro, aos seus luxos e privilégios e começou a levar uma vida simples, dando o que possuía aos necessitados.
“Não me fale de religião, caridade, amor”, costumava dizer, “mas mostre-me a religião nas suas ações”.

Tolstoi foi também o primeiro teórico da não violência, pregou a fraternidade entre os povos e suas ideias inspiraram outra grande figura do século XX, Mahatma Gandhi.

Até o dia da sua morte ele continuou ajudando os outros, por isso muitos diziam que ele era louco. Num mundo onde só conta ter, possuir coisas e até pessoas, onde todos querem tirar mas ninguém sabe dar, Tolstoi parecia um louco.

Um dia, um velho amigo seu, que, ao contrário de Tolstoi, vivia no conforto e no luxo, disse-lhe: Que sentido faz tudo isto? O que te interessa os outros? Você deve pensar em você mesmo.» Ao que Tolstoi respondeu: "Se você sente dor, você está vivo, mas se sente a dor dos outros, você é humano".

COMO ESPÍRITO DESENCARNADO

Após seu retorno ao Mundo Espiritual, passou a viver para escrever livros com conteúdo moral através de médiuns, trazendo belas lições à humanidade.

Bom dia!

Vinha de luz — EmmanuelCAPÍTULO 2VÊ COMO VIVES“E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: negociai até...
01/01/2025

Vinha de luz — Emmanuel

CAPÍTULO 2

VÊ COMO VIVES

“E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: negociai até que eu venha.” — Jesus. (LUCAS, 19.13)

Com a precisa madureza do raciocínio, compreenderá o homem que toda a sua existência é um grande conjunto de negócios espirituais e que a vida, em si, não passa de ato religioso permanente, com vistas aos deveres divinos que nos prendem a Deus.

Por enquanto, o mundo apenas exige testemunhos de fé das pessoas indicadas por detentoras de mandato essencialmente religioso.

Os católicos romanos rodeiam de exigências os sacerdotes, desvirtuando-lhes o apostolado. Os protestantes, na maioria, atribuem aos ministros evangélicos as obrigações mais completas do culto. Os espiritistas reclamam de doutrinadores e médiuns as supremas demonstrações de caridade e pureza, como se a luz e a verdade da Nova Revelação pudessem constituir exclusivo patrimônio de alguns cérebros falíveis.

Urge considerar, porém, que o testemunho cristão, no campo transitório da luta humana, é dever de todos os homens, indistintamente.

Cada criatura foi chamada pela Providência a determinado setor de trabalhos espirituais na Terra.

O comerciante está em negócios de suprimento e de fraternidade.

O administrador permanece em negócios de orientação, distribuição e responsabilidade.

O servidor foi trazido a negócios de obediência e edificação.

As mães e os pais terrestres foram convocados a negócios de renúncia, exemplificação e devotamento.

O carpinteiro está fabricando colunas para o templo vivo do lar.

O cientista vive fornecendo equações de progresso que melhorem o bem-estar do mundo.

O cozinheiro trabalha para alimentar o operário e o sábio.

Todos os homens vivem na Obra de Deus, valendo-se dela para alcançarem, um dia, a grandeza divina. Usufrutuários de patrimônios que pertencem ao Pai, encontram-se no campo das oportunidades presentes, negociando com os valores do Senhor.

Em razão desta verdade, meu amigo, vê o que fazes e não te esqueças de subordinar teus desejos a Deus, nos negócios que por algum tempo te forem confiados no mundo.

Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.

Feliz 2025🎉🎉🎉🎉

Vinha de luz — EmmanuelCapítulo 27INDICAÇÃO DE PEDRO.“Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.” — Pedro. ...
30/12/2024

Vinha de luz — Emmanuel

Capítulo 27

INDICAÇÃO DE PEDRO.

“Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.” — Pedro. (1 PEDRO, 3.11)

A indicação do grande apóstolo, para que tenhamos dias felizes, parece extremamente simples pelo reduzido número de palavras, mas revela um campo imenso de obrigações.

Não é fácil apartar-se do mal, consubstanciado nos desvios inúmeros de nossa alma através de consecutivas reencarnações, e é muito difícil praticar o bem, dentro das nocivas paixões pessoais que nos empolgam a personalidade, cabendo-nos ainda reconhecer que, se nos conservarmos envolvidos na túnica pesada de nossos velhos caprichos, é impossível buscar a paz e segui-la.

Cegaram-nos males numerosos, aos quais nos inclinamos nas sendas evolutivas, e acostumados ao exclusivismo e ao atrito inútil, no desperdício de energias sagradas, ignoramos como procurar a tranquilidade consoladora. Esta é a situação real da maioria dos encarnados e de grande parte dos desencarnados que se acomodam aos Círculos do homem, porque a morte física não soluciona problemas que condizem com o foro íntimo de cada um.

A palavra de Pedro, desse modo, vale por desafio generoso.

Nosso esforço deve convergir para a grande realização.

Dilacere-se-nos o ideal ou fira-se-nos a alma, apartemo-nos do mal e pratiquemos o bem possível, identifiquemos a verdadeira paz e sigamo-la. 8 E tão logo alcancemos as primeiras expressões do sublime serviço, referente à própria edificação, lembremo-nos de que não basta evitar mal e sim nos afastarmos dele, semeando sempre o bem, e que não vale tão somente desejar paz, mas buscá-la e segui-la com toda a persistência de nossa fé.

Emmanuel/Chico Xavier.

JESUS E SUAS LIÇÕES DE VIDA, ROTEIRO PARA FELICIDADE NAS RELAÇÕES E PAZ DE ESPÍRITO:Feliz natal, 🎁🎄. Mas tire um momento...
25/12/2024

JESUS E SUAS LIÇÕES DE VIDA, ROTEIRO PARA FELICIDADE NAS RELAÇÕES E PAZ DE ESPÍRITO:

Feliz natal, 🎁🎄.
Mas tire um momento para meditar nisto:

Começa hoje a Semana Espírita do PrataNo Grupo Espírita Maria de Nazaré.Tema de hoje:AS RAIZES DA VIOLÊNCIA Palestrante:...
12/08/2024

Começa hoje a Semana Espírita do Prata

No Grupo Espírita Maria de Nazaré.

Tema de hoje:
AS RAIZES DA VIOLÊNCIA

Palestrante:
Dr. Felipe Bedeschi
(Médico Clínico em Monlevade.)

MUITO CUIDADO!Todo abandono e desrespeito aos pais trará graves consequências psíquicas e emocionais no futuro!A PIEDADE...
17/01/2024

MUITO CUIDADO!

Todo abandono e desrespeito aos pais trará graves consequências psíquicas e emocionais no futuro!

A PIEDADE FILIAL

1 – Sabes os mandamentos: não cometas adultérios; não mates; não furtes; não digas falso testemunho; não cometais fraudes; honra a teu pai e a tua mãe. (Marcos, X: 19; Lucas, XVIII: 20; Mateus, XIX: 19).

2 – Honra a teu pai e a tua mãe, para teres uma dilatada vida sobre a Terra que o Senhor teu Deus te há de dar. (Decálogo, Êxodo, XX: 12)
PIEDADE FILIAL

3 – O mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe”, é uma consequência da lei geral da caridade e do amor ao próximo, porque não se pode amar ao próximo sem amar aos pais; mas o imperativo honra implica um dever a mais para com eles: o da piedade filial. Deus quis demonstrar, assim, que o amor é necessário juntar o respeito, a estima, a obediência e a condescendência, o que implica a obrigação de cumprir para com eles, de maneira mais rigorosa, tudo o que a caridade determina em relação ao próximo. Esse dever se estende naturalmente às pessoas que se encontram no lugar dos pais, e cujo mérito é tanto maior, quanto o devotamento é para elas menos obrigatório. Deus pune sempre de maneira rigorosa toda violação desse mandamento.
Honrar ao pai e à mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionando-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância.
É sobretudo para com os pais sem recursos que se demonstra a verdadeira piedade filial. Satisfariam a esse mandamento os que julgam fazer muito, aos lhes darem o estritamente necessário para que não morram de fome, enquanto eles mesmos de nada se privam? Relegando-os aos piores cômodos da casa, apenas para não deixá-los na rua, e reservando para si mesmos os melhores aposentos, os mais confortáveis? E ainda bem quando tudo isso não é feito de má vontade, sendo os pais obrigados a pagar o que lhes resta da vida com a carga dos serviços domésticos! É então justo que pais velhos e fracos tenham de servir a filhos jovens e fortes? A mãe lhe teria cobrado o leite, quando ainda estavam no berço? Teria, por acaso, contado as suas noites de vigília, quando eles ficavam doentes, os seus passos para proporcionar-lhes o cuidado necessário? Não, não é só o estritamente necessário que os filhos devem aos pais pobres, mas também, tanto quanto puderem, as pequenas alegrias do supérfluo, as amabilidades, os cuidados carinhosos, que são apenas os juros do que receberam, o pagamento de uma dívida sagrada. Essa, somente, é a piedade filial aceita por Deus.
Infeliz, portanto, aquele que se esquece da sua dívida para os que o sustentaram na infância, os que, com a vida material, lhe deram também a vida moral, que frequentemente se impuseram duras privações para lhe assegurar o bem-estar! Ai do ingrato, porque ele será punido pela ingratidão e o abandono; será ferido nas suas mais caras afeições, às vezes desde a vida presente, mas de maneira certa noutra existência, em que terás de sofrer o que fez os outros sofrerem!
Certos pais, é verdade, descuidam dos seus deveres, e não são para os filhos o que deviam ser. Mas é a Deus que compete puni-los, e não aos filhos. Não cabe a estes censurá-los, pois que talvez eles mesmos fizeram por merecê-los assim. Se a caridade estabelece como lei que devemos pagar o mal com o bem, ser indulgentes para as imperfeições alheias, não maldizer do próximo, esquecer e perdoar as ofensas, e amar até mesmo os inimigos, quanto essa obrigação se faz ainda maior em relação aos pais! Os filhos, devem, por isso mesmo, tomar como regra de conduta para com os pais todos os preceitos de Jesus referentes ao próximo, e lembrar que todo procedimento condenável em relação aos estranhos, mais condenável se torna para com os pais. Devem lembrar que aquilo que no primeiro caso seria apenas uma falta, pode tornar-se um crime no segundo, porque, neste, à falta de caridade se junta à ingratidão.

CAPÍTULO 14 – EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.
HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE
PIEDADE FILIAL – itens 1 a 4.

🙌                       AVE MARIA.Ave Maria! SenhoraDo amor que ampara e redime,Ai do mundo se não foraA vossa missão su...
12/10/2023

🙌

AVE MARIA.

Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!

Cheia de graça e bondade,
É por vós que conhecemos
A eterna revelação
Da vida em seus dons supremos.

O Senhor sempre é convosco,
Mensageira da ternura,
Providência dos que choram
Nas sombras da desventura.

Bendita sois vós, Rainha!
Estrela da Humanidade,
Rosa mística da fé,
Lírio puro da humildade!

Entre as mulheres sois vós
A Mãe das mães desvalidas,
Nossa porta de esperança,
E Anjo de nossas vidas!

Bendito o fruto imortal
Da vossa missão de luz,
Desde a paz da Manjedoura,
Às dores, além da Cruz.

Assim seja para sempre,
Oh! Divina Soberana,
Refúgio dos que padecem
Nas dores da luta humana.

Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime,
ai do mundo se não fora,
A vossa missão sublime!

Chico Xavier/ Amaral Ornelas

🌸🍃

Maria de Nazaré , como é vista na espiritualidade. 🙏
Retrato falado de Maria de Nazaré, ditado por Emannuel, através de Chico Xavier, ao fotógrafo- artista Vicente Avela, em 1984. Trabalho minucioso, durou meses, foram mais de vinte encontros _

SEXTA SEMANA ESPÍRITA DE SÃO DOMINGOS DO PRATA👉 De 14 a 19 de Agosto.Temas interessantes com aprendizado mais profundo s...
14/08/2023

SEXTA SEMANA ESPÍRITA DE SÃO DOMINGOS DO PRATA

👉 De 14 a 19 de Agosto.

Temas interessantes com aprendizado mais profundo sobre as questões do Espírito, sua evolução e os projetos da Criação para a criatura.

PRECE SIMPLES E PROFUNDA.Meu senhor, sábio dos sábios,Pai de toda criação,Põe a doçura em meus lábiosE a fé no meu coraç...
21/08/2022

PRECE SIMPLES E PROFUNDA.

Meu senhor, sábio dos sábios,
Pai de toda criação,
Põe a doçura em meus lábios
E a fé no meu coração.

Sol de amor que me conduz,
Na vida em que me agasalho.
Enche os meus olhos de luz,
E as minhas mãos de trabalho.

Dá-me forças no caminho,
Para lutar e vencer,
Transformando todo espinho,
Em flores do meu dever.

Pai, não te esqueças de mim,
Nas bênçãos da compaixão.
Guarda-me em teu coração,
De paz e de amor sem fim.

( escrita pelo Espírito João de Deus, psicografia de Chico Xavier)

Boa tarde de domingo!

👉 NO VELÓRIO “A MORTE NÃO É MAIS DO QUE O REGRESSO À VERDADEIRA VIDA."   -   (Scipião)Amigo, se cultivas um princípio re...
17/08/2022

👉 NO VELÓRIO

“A MORTE NÃO É MAIS DO QUE O REGRESSO À VERDADEIRA VIDA." - (Scipião)

Amigo, se cultivas um princípio religioso, sabes que a morte não é o fim.
O Espírito imortal, com os potenciais de inteligência e sentimento que lhe definem a individualidade, simplesmente deixa o cárcere de carne, qual borboleta livre do casulo, rumo à amplidão.
Raros, entretanto, estão preparados para a grandiosa jornada.
Raros exercitam asas de virtude e desprendimento.
Natural, portanto, que o “morto” experimente dificuldades no desligamento do corpo inerte e na adaptação à realidade espiritual.
Isso ocorre principalmente quando não conta com a cooperação daqueles que permanecem no velório, ao arrastar das horas que precedem o sepultamento.
O burburinho das conversas vazias e dos comentários menos edificantes, bem como os desvarios da inconformação e o desequilíbrio da emoção, repercutem em sua consciência, impondo-lhe penosas impressões.
Se é alguém muito querido ao teu coração, considera que ele precisa de tua coragem e de tua confiança em Deus. Se não aceitas a separação, questionando os desígnios divinos, teu desespero o atinge, inclemente, qual devastador vendaval de angústias.
Se é o amigo que admiras, por quem nutres especial consideração, rende-lhe a homenagem do silêncio, respeitando a solene transição que lhe define novos rumos.
Se a tua presença inspira-se em deveres de solidariedade, oferece-lhe, na intimidade do coração, a caridade da prece singela e espontânea, sustentando-lhe o ânimo.
Lembra-te de que um dia também estarás de pés juntos, estendido na urna mortuária.
Ainda preso às impressões da vida física, desejarás, ardentemente, que te respeitem a memória e não conturbem teu desligamento, amparando-te com os valores da serenidade e da oração, a fim de que atravesses com segurança os umbrais da Vida Espiritual.

Livro "Quem Tem Medo da Morte"
Richard Simonetti

SEJA BOA COMPANHIA PRA SI MESMO. AINDA QUE PRECISE DE UMA BOA TERAPIA PSICOLÓGICA PARA TAL.“ Tentei fugir mas não deu, o...
07/08/2022

SEJA BOA COMPANHIA PRA SI MESMO. AINDA QUE PRECISE DE UMA BOA TERAPIA PSICOLÓGICA PARA TAL.

“ Tentei fugir mas não deu, onde eu tava eu ia” (Tiririca )

Ninguém consegue fugir de si mesmo. Quem arquiteta atos faz-se escravo de suas consequências .
Muitos prantos da atualidade têm nascente nas lágrimas que fizemos os outros verterem nesta ou em outras reencarnações, e que agora chegam de retorno.

Por isso, o maior investimento que se pode fazer, para a paz própria, agora e no futuro, é estar de bem com a consciência. E arrumar o cenário interior, perdoando-se e perdoando, reparando todo mal feito ou se dispor a reparar.

Onde você estiver, terá que conviver com seu mundo interior. Em qualquer plano de vida, aqui ou no além.

Bom domingo!

PRESENÇA DE CHICO XAVIERHá vinte anos, na data de hoje, desencarnava Chico Xavier, o apóstolo espírita da mediunidade.Nã...
01/07/2022

PRESENÇA DE CHICO XAVIER

Há vinte anos, na data de hoje, desencarnava Chico Xavier, o apóstolo espírita da mediunidade.
Não obstante esse doloroso fato fosse aguardado, ainda experimentamos, todos aqueles que o amamos, o choque da separação física.
Há tempos, quando indagado a respeito do dia da sua volta à Espiritualidade, ele já bastante enfermo respondeu, sorrindo: – No dia em que os brasileiros estiverem muito felizes, eu retornarei à Pátria espiritual.
Ao anoitecer desse dia 30 de junho de 2002, o Brasil logrou o título de pentacampeão nos jogos mundiais de football.
Havia uma efusão de júbilo em todo o território nacional, como em outros países por essa vitória, porém, no seu lar em Uberaba, ele despertou e perguntou a um amigo que velava ao seu lado: – O Brasil ganhou o campeonato mundial?
O amigo, em júbilo, respondeu: – Sim, Chico!
Ele sorriu e começou a balbuciar: – Pai nosso, que estais no Céu...
Apagou-se o som da sua doce e terna voz, o corpo sofrido começou a enrijecer-se e Chico Xavier desencarnou nobremente, encerrando o seu mediunato no planeta terrestre.
O país e parte do mundo físico enternecidos choraram de saudade, de gratidão, de amor e ternura pelo homem que vencera todas as barreiras e tentações imagináveis para servir a Jesus e, em Seu nome, à humanidade.
Os dias e as noites de Uberaba jamais voltariam a ter o brilho e a segurança moral da fraternidade e do bem, qual ocorrera nos dias precedentes àqueles.
O enterramento do seu corpo foi algo enternecedor. As homenagens, o reconhecimento pelo afeto, o carinho de centenas de milhares de pessoas encheram a cidade, enquanto um helicóptero derramava pétalas de rosas sobre o féretro imenso.
Depois, foram as saudades...
A sua obra continuou sendo publicada. Centenas de mensagens inéditas foram reunidas em livros de esperança e consolação; o pequeno e expressivo museu organizado por Eurípedes, que exerceu a função de filho adotivo, passou a receber visitantes de toda parte, e a sua memória prossegue como fonte de inexaurível sabedoria e co***lo moral nestes dias de sombra que dominam a sociedade contemporânea.
Após esta primeira vintena de anos da sua desencarnação, pergunta-se: faz falta a presença física de Chico Xavier? Qual foi o seu legado? Por onde o extraordinário servidor de Jesus? Ter-se-á já reencarnado? E as mensagens publicadas que lhe são atribuídas?
A vida de Chico Xavier é a sua mensagem perene, e o trabalho ao lado dos Emissários de Jesus em favor das criaturas humanas é a lição que nos oferece, assim como o tesouro mediúnico insuperável que nos legou com carinho e bênçãos.
Nunca, qual hoje ocorre, necessitamos tanto de fé religiosa, de paz, a fim de vencermos a sombra e nos integrarmos à Verdade.

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 30 de junho de 2022.

Endereço

Praça Do Cruzeiro, S/n. Bairro Cerâmica
São Domingos Do Prata, MG
35935000

Telefone

3184157171

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Grupo Espírita Maria de Nazaré- GEMNA posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar