Tudo começou em 1979. O Padre Jerônimo Mocelim reuniu-se com um grupo de moradores do Parque Industrial e formou um grupo para pensar em um lugar onde se pudesse celebrar a Santa Missa e discutir o projeto da nova comunidade. Foi realizada, então, a primeira reunião e formada a primeira comissão para dar início aos trabalhos. Em novembro de 1979, foi celebrada a primeira missa no barracão, onde ho
je funciona uma oficina, na esquina das ruas Juliano Parolo com Romildo Bruno, em frente à escola Ludgero Braga. A partir de janeiro de 1980, as Celebrações Eucarísticas começaram a ser realizadas na casa do casal Aparecida Conceição Ferre Pereira e Anísio Pereira, na Rua Juliano Parolo, número 200, e continuou a ser celebrada nesse mesmo lugar até novembro de 1981. As missas eram celebradas todos os domingos pela manhã, às 8h. Também nessa residência foi realizada a catequese às crianças durante todo esse período, após as missas. Os catequistas eram jovens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo que, além de trabalhar com a cateques das crianças, também auxiliavam na animação das celebrações. As missas de Primeira Comunhão das crianças também foram realizadas nessa residência, de 1980 a 1981. Em todos os sábados, havia também a reunião do grupo de jovens. Durante todo esse tempo, a comissão organizada pelo Padre Jerônimo, juntamente com a comunidade, realizava festas e promovia eventos para arrecadar fundos em prol da Capelinha que já tinha o seu nome escolhido pelo Padre Jerônimo: Capela de Santa Cruz. Em 1980, tinha sido adquirido o terreno pela Paróquia de origem Nossa Senhora de Fátima, e os trabalhos de construção da nova Capela se iniciaram. Toda edificação da “Igrejinha” foi realizada em mutirão, com a participação de todos os membros da comunidade. A partir de novembro de 1981, quando a Capela já estava respaldada e coberta, começaram-se a celebrar nela as missas. As Celebrações continuaram a ser realizadas no mesmo dia (domingo) e no mesmo horário (às 8h), enquanto que os trabalhos de acabamento da Capela seguiam normalmente. Depois de edificada essa primeira Capela e passado por aqui o Padre Jerônimo Mocelim, em meados de 1984, recebemos um novo Sacerdote, o Padre Celso Maximino. O novo Padre Celso reuniu o povo e elegeu para a comunidade um novo padroeiro. A Capela deixava de ser chamada “De Santa Cruz” e passou a ser chamada Capela de Santa Luzia. Ele permaneceu como Pastor da comunidade até o início de 1990. Após o Padre Celso, recebmos o Padre Osvaldo que permaneceu conosco até o início de 1995, sendo sucedido pelo Padre Júlio Perroni. Em 1996, chegou o Padre João Roberto Camparini que permaneceu até o ano de 2000. Neste tempo em que o Padre João Roberto esteve à frente de nossa comunidade, teve como auxiliar o Padre Aymoré Saturnino Júnior, que também marcou presença entre nós. No dia 1º de maio de 1999, Dom Joviano de Lima Júnior, Bispo Diocesano, o Padre João Roberto com o Padre Aymoré e toda a comunidade lançavam a pedra fundamental daquela que seria a nova Igreja de Santa Luzia. Naquela época, no dia 06 de agosto de 1999, estava sendo ordenado Presbítero, o Padre Valcir Rodrigues Coelho, que viria à cidade de São Carlos como Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e que passaria a pastorear nossa comunidade. Em 23 de maio do ano de 2000, o Padre Valcir foi nomeado por Dom Joviano, Bispo Diocesano, Administrador Paroquial de Santa Luzia. Nossa comunidade foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, elevada à Paróquia em Formação, e ganhou o seu primeiro Administrador Paroquial. Já não éramos comunidade de Santa Cruz, nem comunidade de Santa Luzia, mas Paróquia em Formação de Santa Luzia. A partir do lançamento da pedra fundamental, deu-se início ao novo templo, dedicado à Santa Luzia. Com alegria e com o ímpeto da comunidade, a obra evoluía rapidamente. Em 2000, o novo templo foi respaldado e coberto, e a antiga Capelinha foi demolida. No dia 20 de abril de 2007, com o novo Bispo Diocesano Dom Paulo Sérgio Machado, a Quase Paróquia, ou Paróquia em Formação de Santa Luzia, foi elevada à Paróquia de Santa Luzia, e o Padre Valcir Rodrigues Coelho foi provisionado nosso primeiro Pároco, que permaneceu conosco até o dia 15 de janeiro de 2017, sendo ele o idealizador e o responsável por toda a edificação e acabamento da nossa Igreja de Santa Luzia, tal como é hoje. Nossa Paróquia, a princípio, era composta por três comunidades: a da matriz (Jardim Paulistano), a de São Cristóvão (Jardim Jockey Clube) e a da Santíssima Trindade (Residencial Damha). Com o desmembramento, no dia 1º de março de 2015, deu-se origem à nova Paróquia de São Cristóvão, e ficamos somente com a comunidade matriz. A Igreja de Santa Luzia, com a sua arquitetura contemporânea e seus belos vitrais, é um templo que leva a experiência da beleza, do conforto e do Sagrado. São Carlos, 16 de janeiro de 2017.