14/01/2020
O pecado é como um poço...
A gente entra neste poço porque vê ele raso e que podemos sair de dentro dele a hora que quisermos, mas ao entrarmos lá dentro, encontramos situações que nos faz cada vez mais irmos para o fundo deste poço.
E vamos caindo, caindo, ao ponto de escutar-mos só os ecos de quem nos chama do lado de fora. E de quem é a voz do lado de fora? Jesus! Ele nos chama e por já estarmos tão lá no fundo, escutamos só os ecos. A partir daí tentamos então subir e sair desse poço, mas já estamos tão no fundo que f**a difícil.
As laterais por onde tentamos subir é como se tivesse "sebo" e nos faz escorregar. De tanto escorregar-mos, vamos nos cansando e cansando vamos pensando em desistir de subir. Eis que quando vem o nosso cansaço e nosso desânimo, aparece lá em cima, Jesus. A gente não consegue ver ao certo quem é, mas o pouco que conseguimos enxergar, sabemos que é ele.
Jesus então joga uma corda e damos início na subida... essa subida também vai cansando, mas temos agora alguém que nos motiva, que f**a a todo tempo dizendo: Não desista, não desista, estou contigo, estou aqui te esperando! A subida vai f**ando difícil, mas ao longo da subida vamos encontrando o que nos ajudará a subir e não desanimar. A primeira ajuda é a confissão: é através dela que ganhamos forças para não mais olharmos para baixo e sim para o alto, onde está Jesus a nos esperar.
Continuando a subida, encontramos a eucaristia: ela nos renova, nos fortalece, alimento de nossa alma. Vamos continuar a subida agora já mais fortalecido e encontramos o Santo terço: ele nos fortalecerá e nós encontraremos as mãos de Nossa senhora que nos impulsionará e nos ajudará. Estamos agora um pouco mais da metade da subida do poço e encontramos a palavra de Deus: intimidade, conseguimos escutar a Deus e também alimentamos nossa alma e nosso espírito.
E finalmente estamos a um passo de sair através da oração: está deverá ser também todos os dias, a todo momento e através dela vamos olhar e lembrar de todos os outros passos para que não mais voltemos para o poço. É finalmente e encontramos com Jesus, que espera de braços abertos para nos acolher em um grande abraço, o abraço de pai. A misericórdia de Deus nos encontra a todo tempo!🙏🏽🙌🏾
Fabiana Alencar