A Igreja Evangélica Batista Nacional de Vila Paulicéia, nasceu da disposição e obediência de alguns irmãos que desejavam cultuar a Deus em uma igreja que se fundamentasse na Bíblia e na liberdade do Espírito Santo. No dia 12 de Dezembro de 1985, dirigidos pelo pastor AUTILINO BATISTA DE SOUZA oficialmente os seguintes irmãos: ADEILDO ASSIS SILVA, ANITA CANGANE SILVA, CICERA TOBIAS AZEVEDO, CARLOS
EDUARDO AZEVEDO LIMA, CLAUDIO GARCIA SANTOS, CINTIA DANIELA DA SILVA AZEVEDO, EDNEIA AZEVEDO DESSUNTI, ELIELZA AZEVEDO LIMA, ELI TOBIAS DE AZEVEDO, HELIO TEODORO DESSUNTI, JUDITH FRANCISCA DA SILVA AZEVEDO, YOGI AKAMA, MARIA DE MENEZES POZO SANTOS, MERCEDES LOPES AKAMA, MARLUCI SUEMI AKAMA, ROQUE HUMBERTO DESSUNTI, SUELI MARLENE GONÇALVES DESSUNTI e WALTER DA ROCHA LIMA, fundaram a igreja conforme descrito em seu estatuto social: “Havendo sidos trazidos a Jesus Cristo e regenerados pelo Espírito Santo, nós livre e solenemente pactuamos viver em novidade de vida e constituir uma Igreja de Cristo...” Dois meses depois a igreja decidiu se filiar a Convenção Batista Nacional do estado de São Paulo. Rapidamente o local se tornou insuficiente com pessoas do lado de fora do espaço, sendo necessário o aluguel de uma nova casa. No ano de 1989 foi adquirido um terreno ao lado da casa alugada que teve sua pedra fundamental implantada em 07 de julho de 1992 se tornando desde o término da construção o templo sede da igreja. Autilino Batista de Souza passa a direção do trabalho ao Pr. HÉLIO TEODORO DESSUNTI, formado pelo STBNSP e consagrado ao ministério pastoral pela ORMIBAN. A igreja continuou crescendo e alcançando muitos irmãos dos bairros vizinhos. Em 15.11.1993 foi organizada oficialmente a 1ª Congregação da Igreja, hoje Primeira Igreja Batista Nacional de Diadema, sob a direção do Pr. CARLOS ALBERTO PEREIRA MAGALHÃES. No ano de 2001 a direção da Igreja foi assumida pelo Pr. Mauricio Abreu de Carvalho, pastor ordenado pela ORMIBAN e professor no STBNSP. A igreja que tinha passado por algumas dificuldades causando uma diminuição de membros, logo retomou o seu crescimento. Colaborou com a formação de uma congregação na Vila Maria, zona norte de São Paulo e na ordenação do Pr. ANDRÉ MIRA, missionário e dirigente da Link Church em Londres, Inglaterra. Atualmente a igreja está envolvida na ajuda e implantação de trabalhos em Angola, através do Pr. DIAS PEDRO MACABA. Além do Pr. Presidente, MAURICIO ABREU DE CARVALHO, contamos com os seguintes pastores: VANTUIL TEIXEIRA DE CARVALHO, JAIR MARTINS, RICARDO GONZALES, SANDOVAL RIBEIRO, GERALDO, DIAS PEDRO MACABA, MAURICIO CARVALHO XAVIER. A IEBN conta com o CONPLEX, conselho de planejamento e execução constituído pelos ministérios da igreja, que auxilia o ministério pastoral e a diretoria estatutária na consecução dos objetivos da igreja. No ano de 2010 foi lançada oficialmente o início da campanha para a construção de um novo departamento de educação cristã e social. Temos por missão sermos uma igreja de excelência no ensino e na missão integral da igreja. Nesses vinte e cinco anos muito já foi alcançado. Houve períodos de luta e dificuldades, mas o braço forte do Senhor tem nos sustentado. Que venham mais anos de conquistas até o dia glorioso da volta de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.