Candomblé ABC

Candomblé ABC Página do Ilê Asé Poçun, com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre a religião Candomblé

08/06/2022

Oxóssi, o Filho da Feiticeira

Das duzentas e uma Iyami
Haviam três especiais
Era tres irmãs
Eram tres Iyami
Mepere, Bokolo e Bangbá.
As tres fizeram um Juramento
Elas juraram nunca engravidar
Mas Bangbá não cumpriu essa promessa.
Bangbá deu a luz a filhos
E um destes era especial
Ele era Osotokansoso
O arqueiro de uma so flecha.
Bangbá era a Iyami da árvore jaqueira
Ela é Iyami Apaoká.
Um dia o Ooní de Ife Oduduwa
Fez uma grande festa para celebrar
A colheita de inhames novos
E convidou a todos de todos os reinos
Para com ele celebrar.
Todos menos as Iyami.
Ele não deu oferendas as Iyami.
Ele excluiu as Iyami
E nem sequer se lembrou delas.
As duzentas e uma Iyami se revoltaram!
Elas eram Eleye, senhora dos pássaros
E então um passaro elas enviaram
Para que ele destruísse o palácio de Oduduwá.
Elas então orderaram:
PÁSSARO ORÚRO DESTRUA IFÉ!
E o pássaro Oruro pousou no telhado do palácio de Ilê Ifé.
Oduduwa ficou desesperado!
Monstruoso e gigantesco era o pássaro Oruro!
Oduduwa convocou todos as arqueiros
E prometeu que aquele que derrubasse
O passaro se casaria com sua filha
E seria o próximo rei de Ifé.
Os melhores Ode tentaram
Mas nenhum pode derrubar
O pássaro Oruro.
Mas o pássaro era das Iyami
E então Apaoka mandou
Seu filho Osotokansoso
Ele tinha o poder de Iyami
E por isso ele podia derrubar o pássaro.
Apaoká fez uma oferenda
Para dar satisfação a
Todas as demais Iyami
E elas todas foram a favor dele.
Com uma so flecha
Osotokansoso matou o pássaro Oruro
E todo gritou: OSO OSI! (OXÓSSI)
Osoosi signif**a "Oso é popular".
Assim como Oduduwa, Oxóssi foi rei de Ifé.
Assim como Esu, Oxóssi foi rei de Ketu.
Oxóssi é o filho de Iyami.
As vezes quando uma pessoa pergunta a um sacerdote o nome da mãe de Oxóssi o sacerdote diz que é Yemoja para que assim não tenha que pronunciar o nome terrível de Iyami Osoronga.
Mas Oxóssi é sim filho de Iyami Bangbá iggi Apaoká.
Oke Aro! Ode koke!

Conhecimento nunca é demais!A Sasayin.
07/06/2022

Conhecimento nunca é demais!

A Sasayin.

A SASAYIN
RITUAL DO
ITÁ, IGÉ E DO IKÁ

A Osanyin é realizado um dos rituais mais importantes do culto Afro-brasileiro a Sasayin
Sasayin, Sassaim ou Sasanha é o nome que se dá ao ritual do candomblé para retirar a energia vital das folhas e extrair o seu sangue (sumo), "Sangue de origem vegetal", no sentido de purif**ar e alimentar os objetos sagrados e o corpo dos iniciados, possibilitando o equilíbrio e a renovação das energias. O orixá Osanyin dono dos segredos de todas as folhas é saudado em todas as cantigas. O ato de cantar as folhas sagradas ou rezar as folhas, com cantigas específ**as para cada folha, reconhecidas pelo nome da folha (ewe) e seu conteúdo que é o atributo da folha, utilizado principalmente na preparação do abô, chamada de água sagrada na feitura de santo. Ossãe é praticamente o dono do ritual das folhas, esse ritual é dividido do seguinte modo,

O ITÀ (ritual das folhas que compreendem 3 dias)

O IGÉ ( 7 dias)

O IKÁ ( 14 dias)

Deixo aqui a minha observação : existem axés que tem seu ritual (sassanha) que se estende até por 21 dias). Este ritual é todo cantado e ele pode ser diversif**ado dependendo do ordenamento do axé, cito por exemplo o Axé Engenho Velho que se usa o sistema de sete e dezessete dias , o Axé Gantois também usa o mesmo sistema, já o Axé Opo Afonjá ordena o seu sassanha em seis, doze e dezoito dias.
As qualidades que se conhecem de Ossanyn são:
ARONI, AGUE, AGAR, AGUEMO, AGBENIGI

AGBENIGI - É velho, grande feiticeiro, dono do pássaro sagrado e o único que chega bem perto das Iya Mi Oxorongá. Dono absoluto do poder das ervas. Come diretamente com Esù
e Ossanyn

ARONI - Recebe uma saudação própria, diferente dos outros. Apesar de ser companheiro de Agbenigi, é o mais terrível, fumando seu ca****bo faz mais bruxarias que os outros. Só come bicho de duas pernas.

AGUEMO - junto com Aroni são selvagens, pois é eles que recebem as oferendas quando temos que adentrar às matas para pegar folhas, são bugres, andam lado a lado com uma qualidade de ode chamada de Ode Dana-dana (o nome desse ode não pode ser pronunciada dentro de algumas casas de candomblé quando querem se referir a ele chama-o de Belo Ofa)

AGUÉ e OSSANYN - esses orixás são as únicas qualidades que podem ser feitas na cabeça de um yawo

AGÁ - essa qualidade mora dentro dos ronkós

EBENEDY - essa qualidade é a que se arruma no tempo em todas casas de candomblé

Saudação: "EWE EWE OSSANYN
Por isso, o africano nos ensinou, através de um Oriki (verso sagrado) o que signif**a, exatamente, o poder de OSSANYN “Sem folha não há orixá, não há o Axé!” (Kosi ewe, kosi orisa, diz o ditado iorubano)
Òsányìn! Nkò da se, Eléwé me dà se, Baba aròni me dà se, Wa fún mi. Eléwé wá fun mi, l’àse o. Òsányìn wá fun mi, l’àse o Mé dà se.

OSSANYN, não faço nada sozinho. Ó senhor das folhas, ó Pai Aròni, não faço nada sozinho. Venha me dar, ó senhor das folhas, venha me dar axé. Ossain, venha me dar axé Não faço nada sozinho. Ossain, não faço nada sozinho.

Crédito
PAI FOLHA

Conhecimento nunca é de mais!Semente de Àbèrè.
05/06/2022

Conhecimento nunca é de mais!

Semente de Àbèrè.

ÀBÈRÈ
Semente de aberê.

A semente é utilizada para que a pessoa seja lembrada e procurada e atrai grande sorte .
Fava torna a pessoa visível e notada por todos e favorece a sorte , o amor , o trabalho ,o dinheiro e oportunidades na vida .
Como todas as favas ,deve ser fervida para o banho e pode ser pilada e misturada ao sabão para impregná-lo com suas propriedades.

Crédito
Egbe Ossaiyn do Brasil

Após 2 anos de hiato devido a pandemia, temos o prazer de informar que o Ilê Axé Possum estará retornando com suas ativi...
18/04/2022

Após 2 anos de hiato devido a pandemia, temos o prazer de informar que o Ilê Axé Possum estará retornando com suas atividades e reabrindo para visitação de novos adeptos e recebimento de clientes!

Novas informações, atualizações de datas, tópicos com ensinamentos serão postadas posteriormente em nossa página muito em breve, mas até lá, que Deus e os Orixás guiem a todos nós nesse novo momento em que todos estamos passando, com muita saúde, sabedoria, axé e prosperidade!

Axé Odara!

15/07/2020

Há mais de 35 anos atrás bori de meu pai Bobó pai Valdomiro baiano pai samba mãe omim nidé e Ogan João.

Arquivo pessoal Ogan Luis Obalode
Essa foto vai pro livro !

14/08/2019

:
Vamos falar sobre as oferendas dadas à Ọbalúayé?
Na Nigéria as libações oferecidas à Ọbalúayé são: omi tútù (água fresca) e ẹmu (vinho de palma/dendezeiro), são libações que o apaziguam, à Ọbalúayé também é oferecido ọtí òyìnbó (gim).
Como oferenda Ọbalúayé recebe: epo pupa (azeite de dendê), obì, orógbó, àgbàdo títà, gúgúrú (pipoca), ègbo (milho branco cozido), ẹ̀wà ìṣakọ, èkuru, àkùkọ (galo), òbúkọ (cabrito) e algumas famílias também o oferecem ajá (cachorro), estas são as principais oferendas realizadas à Sọ̀npọ̀nná na Nigéria, dentre outras como pẹ́tẹ̀kú, àṣáró, etc...

*Foto: Internet.
- Milho torrado na panela de barro.

Hérick Lechinski

11/08/2019

:
Como se é sabido, os iorubás cultuam suas Divindades através da semana tradicional iorubá, que diferente da ocidental, é composta por apenas quatro dias, e em cada um destes quadro dias um grupo de Imọlẹ/Òrìṣà é cultuado...
Ọbalúayé na maioria das famílias e cidades iorubás é cultuado no Ọjọ́ Jàkúta, dia de culto a Ṣàngó, Ọya, Baáyànnì e Yemọja. Ọbalúayé junto com Nàná Bùkúù são cultuados neste dia, isso se dá pela proximidade de Ọbalúayé com Ṣàngó. Algumas famílias, por ser Ọbalúayé um caçador, o cultuam no Ọjọ́ Ògún, e alguns poucas famílias, pelo motivo que a mim é desconhecido, cultuam Ọbalúayé no Ọjọ́ Òòṣà (Ọbàtálá)...
Mas importante é cultuar Ọbalúayé, seja no Ọjọ́ Jàkúta, no Ọjọ́ Ògún, no Ọjọ́ Òòṣà ou no Ọjọ́ Ajé (Segunda-feira) como muitos brasileiros o cultuam...

Atótóo arére
Ọbalúayé dé o
Kábíyèsí ooo.

*Foto: Bàbá Ọlọ́balúayé Òbídókun.
- Ọbalúayé frente a um ojúbo Ọbalúayé em Ọ̀yọ́.

Hérick Lechinski

29/07/2019

O saber, não ocupa espaço!

Òri Malú – Festa da cabeça do boi.

Ori Malu é um ritual realizado em algumas Casas de Candomblé da Tradição Nago Ketu. Muito embora, o ritual seja de grande importância, o mesmo está se perdendo ao longo dos anos, sendo que a grande maioria das Casas de Asè, estão localizadas no perímetro urbano das grandes cidades.
O Ritual do Ori Malu, inicia-se na verdade, com a programação da compra do Boi, escolhido pelo Òrìsà, por intermédio do jogo de búzios realizado pelo Sacerdote. Esse Boi, é encomendado à um sitiante das proximidades da Casa de Candomblé, sendo combinando com o mesmo, o dia e hora do sacrifício.
Em uma quarta-feira anterior a festa de Ode, todos os filhos de santo deve pousar no Àse passando por algumas obrigações realizadas pelo Sacerdote. Na aurora da quinta-feira, a Alvorada (conjunto de toques específicos) é realizada pelo corpo de Alagbés da Casa.
A Iyabase e Iyasinjé, preparam uma farta mesa em homenagem aos Òrìsàs da Caça, nela haverá muitas frutas, bolos, mandioca, fruta-pão, batata doce, banana da terra, inhame e tantos outros pratos da tradicional culinária do Candomblé.

As Ayabas de Oya, preparam os animais que serão ofertados no Ojubó, dentro do Ile Òrìsà. Um grupo de Omo Òrìsà, f**a no Ilé Òrìsà, aguardando a chegada da procissão do Ori Malu, enquanto outros Filhos de Santo, escolhidos em função de seus títulos e seus Òrìsàs, vestidos à caráter e de branco, perfilam-se rumo ao sítio no qual foi realizado o sacrifício do Boi, pelo Magarefe.

Ao chegar no sítio, o Ori Malu e algumas partes específ**as do Boi, são depositados em um grande balaio, no qual consta um dos grandes segredos do ritual. Nesse balaio, há um conjunto de elementos e uma determinada folha, utilizada para receber o Ori Malu. Esse balaio será carregado por Ayabas de determinados Òrìsàs, ligados ao ritual. Outro elemento de fundamental importância, consiste na moringa que será carregada por Yemoja. Nesta moringa, há um grande segredo do ritual do Ori Malu, que não cabe ser compartilhado nesse texto. Os “Eran Peteré”, serão cuidadosamente arrumados em um balaio, que também foi preparado com elementos sacralizadores. Após tudo devidamente arrumado, inicia-se a procissão rumo de volta à Casa de Candomblé.

Na Casa de Candomblé, ao somo do Agere (Toque de Evocação dos Deuses da Caça), os Alagbés, Egbon-mi e Ekejis, aguardam a chegada da procissão. Nesse momento, a chegada da procissão é enunciada por um cântico Yoruba, que elucida a importância do Ori, no ritual dos Caçadores. Com fogos, feijão fradinho torrado e muitas saudações à Ode, finalmente os “preparados” adentram a Casa de Candomblé.

Os filhos de santo, já manifestados pelos seus Òrìsàs, dançam com a obrigação envolta do Asè central do Barracão. A Grande Procissão do Rei da Nação dos Candomblés do Brasil, está sendo realizada à contento. Novamente, cânticos em louvor aos Deuses da Caça são entoados. Após dançarem envolta ao Àse, uma nova cantiga é entoada, para apresentar à Ode, no Agbo de Òsóòsì o Ori Malu. Feito isso, o oro é uma vez mais, realizado, nesta ocasião no Agbo de Òsóòsì.
Realizadas todas as obrigações dos Òrìsàs, o farto café da manhã é ofertado em regozijo à todos presentes que, comungam com o Deus da Fartura.

Òkè Àró!

Texto.
Bàbálòrìsà José Carlos de Ibùalámo

Endereço

São Bernardo Do Campo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Candomblé ABC posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria