23/04/2026
Dia 23 de Abril - Dia de Ogum
Ogum - A Lei . O equilíbrio entre Luz e Trevas.
Ogum é a força moral inquebrantável, é a manifestação da potência divina que impulsiona os seres com sua energia de vigor espiritual a terem coragem e disposição para lutar pelo próprio crescimento, seja espiritual, profissional, material ou moral .
O Orixá Ogum é o Ordenador do caráter dos seres , corrigindo as más inclinações e falhas de caráter, estimulando as virtudes.( Ogum a Ordenação Divina - Cris Egídio , Lurdes de Campos Vieira).
Ogum é o Guardião do ponto de força que mantém o equilíbrio entre o que está no alto e o que está embaixo, o positivo e o negativo, a Luz e as Trevas, a paz e as discórdias. Por isso ele é chamado de "Senhor das Demandas"( Umbanda Sagrada - Rubens Saraceni)
Ogum é a força que ordena tudo e todos, é sinônimo de Lei e de ordem porque Ele tanto aplica a Lei quanto ordena a evolução dos seres , não permitindo que alguém tome uma direção errada , sendo chamado de "O Senhor dos Caminhos" das direções. Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.( Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada - Rubens Saraceni)
Que no dia dedicado a esse grande Orixá possamos sentir o seu agir em nossas vidas de acordo com a Lei Divina , que possamos ser dignos dos caminhos abertos por esse Orixá a nós, demonstrando amor , respeito e gratidão por toda proteção e orientação.
Onde estiver um Ogum , lá estarão os olhos da Lei.
Ogum ye meu Pai. Salve sua Luz , proteção e sabedoria.