História da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Pólo em São Benedito do Sul. O pastor da Região era Teodorico, e o Pastor Presidente José Amaro. O evangelho aqui deu início com a chegada de um casal de Alagoas, irmão Jose Francisco e irmã Severina, no qual alugaram uma casa perto da residência de seu Ernesto. Em 1954, nessa época não tinham conhecimento acerca do Evangelismo Local. Na direção do
Espírito Santo, os irmãos iniciaram começando da Primeira Casa, hoje conhecida como rua da Boa Vista, que antes era conhecida como: "Rua da Palha", pelo fato de todas casas serem cobertas de palhas. Nesta época, era uma Vila pertencente ao município de Quipapá. Os irmãos não tinham um lugar para se reunirem, então a irmã Maria Leite cedeu sua residência, uma casa humilde, porém, acolhedora para os trabalhos serem realizados. Desta forma, o Senhor Jesus se fazia presente e a cada dia, as almas se rendiam aos pés do Senhor. Os primeiros irmãos que aceitaram Jesus foram: o irmão Pedro Araújo e família, a irmã Adalgisa, o irmão Eminegildo, irmão Mendonça, entre outros. Tempos depois, alugaram uma casa na Chã do Cajá onde passaram a congregar lá, mais ficaram muito tempo na casa da irmã Maria Leite. A primeira cristã a ser batizada com o Espirito Santo foi Maria Leite, estavam congregando na segunda igreja. Naquela época, existia muita perseguição com os crentes, por não aceitarem o evangelho, incluindo a igreja católica, que não aceitava que o templo da igreja fosse construído. o irmão que deu a entrevista relatou que seu pai não aceitava que ele fosse crente. Na época, o obreiro local era o irmão Jose Francisco da Silva. As primeiras conversões foram: Paulo Araújo e Terezinha Araújo. Em 1959, a igreja foi crescendo gradativamente, 27 crentes foram batizados nas águas, isso aconteceu em Águas Frias, juntamente com os crentes da cidade de Maraial e Quipapá. A verdade é que podemos também visitar o passado para aumentar nossa fé, e, continuar inabalável sabendo que Deus é o mesmo que opera milagres e podemos testemunhar isso através das curas ocorridas na vida de nossos irmãos da época : Irma Irailda : Cura de Hemorragia, Irmã Maria das Dores: Cura de Leucemia, irmã Maria Helena: Cura de Úlcera. Hoje, somos frutos desse trabalho árduo de nossos antepassados que não cruzaram os braços diante das perseguições, rejeição e até mesmo desprezo por causa da Obra de Deus, ele honra aqueles que nele esperam. O Primeiro porteiro da igreja foi o irmão Cicero Francisco da Silva, 1º Auxiliar: irmão Paulo Araújo, e por fim, 1º Diácono: irmão João Batista. Os Pioneiros da igreja: Paulo Araújo, Cicero Francisco e irmã Terezinha. O evangelismo era realizado nas praças da cidade e nas residências, sob muita perseguição e indiferença. A Igreja Assembléia de Deus foi crescendo de forma gradativa com a graça e manifestação de poder do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Na gestão do Pastor Presidente José Leôncio e Pastor da Filial Jose Luiz de Barros, e, aqui na Direção Local o Ev. Luiz Bezerra foi inaugurado no dia 08 de outubro de 1980, o Primeiro Templo. O Templo localiza-se na Rua Dom Moura, Nº 61. Posteriormente, esse 2º Templo foi inaugurado no dia 08 de outubro de 2000. Vários Dirigentes já colaboram com sua contribuição na obra do Senhor, dentre eles:
1. Diácono João Batista;
2. Jose Francisco;
3. Francisco Dionísio;
4. Juvêncio;
5. Sebastiao Alves:
6. Luiz Bezerra;
7. Pb. Eronildo José do Nascimento,;
8. Valdir Amadeu;
9. Everaldo do Nascimento;
10. Amaro Francisco. Diante de tudo isso, vimos o que Deus tem feito ao longo dos anos, temos convicção que Jesus é um Deus vivo e Poderoso, Isto diz o que é Santo, o que é verdadeiro, o que abre, e ninguém Fecha, e Fecha e ninguém abre. Na atualidade, sob a presidência do Pastor Ailton José Alves, tendo como Pastor Local, Pr. Josanias Clementino da Silva, e como Coordenador da Área 02 e Dirigente Local da Igreja: Pb. Marcos Lima. O Pastor conduziu as obras onde o templo foi reformado, sua fachada e outros melhoramentos e no dia 11 de Outubro de 2020, o templo foi reinaugurado. Realizou-se um Culto em ações de graça com a reforma do templo. Você faz parte dessa história, muitos passaram por aqui, outros permanecem firmes servindo ao Senhor é motivo de dizer: Até aqui nos ajudou o Senhor !! Na atualidade conta com os departamentos: EBD, Círculo de Oração, Umadesb, Eletrônico, Coi, Coral e Proati. Congregações: Oratório, Serra Grande, São Jorge, Boa Vista. Pontos de Pregação: Rua Nova e Chã do Cajá. Contando com o Corpo de Obreiros:
Presbítero: 04
Diácono: 04
Auxiliar: 11
Porteiro: 10