24/01/2025
A Força da Fé e a Luz de Oxalá
Hoje, sexta-feira, dedicamos nosso coração e nosso pensamento a Oxalá, Pai da criação, Senhor da paz e da harmonia. Oxalá nos ensina que, mesmo diante das maiores adversidades, é possível caminhar com fé, força e esperança.
Conta um itan (história sagrada) que, certa vez, Oxalá enfrentou grandes desafios em sua jornada para cumprir uma importante missão. Ele havia sido incumbido de levar a mensagem da criação aos quatro cantos do mundo, mas, no caminho, enfrentou barreiras impostas por forças que desejavam atrasá-lo. Mesmo sem água para saciar sua sede e sem descanso para renovar suas forças, Oxalá seguiu em frente, guiado por sua fé e determinação.
Em um momento de extrema dificuldade, ele parou, ergueu suas mãos ao alto e pediu auxílio ao grande Olorum, o Criador. Foi então que, do céu, veio a resposta: uma chuva suave e refrescante que limpou seu caminho e renovou suas energias. Oxalá nos mostrou que, mesmo quando tudo parece impossível, a conexão com o divino nos dá força para continuar.
Assim como Oxalá superou suas provações, somos convidados a enfrentar nossos próprios desafios com coragem e confiança. Ele nos lembra que a fé é a ponte que nos conecta ao nosso propósito, e que, quando confiamos no sagrado, recebemos o auxílio necessário para seguir em frente.
Hoje, peçamos a Oxalá que nos ilumine com sua luz branca e nos encha de esperança. Que ele nos ajude a encontrar paz nos momentos de turbulência, força nas dificuldades e serenidade para entender que tudo na vida tem um propósito.
Axé, Pai Oxalá! Que sua luz brilhe em cada um de nós.
Que assim seja!