18/05/2026
COMO NASCEU EṢÚ?
Conta-me uma ità (lenda ) que Eṣú nasceu porque Ọrúnmìlá (o orixá da sabedoria) e sua esposa queriam muito ter um filho.
Como o céu lhes negou o pedido, mas Ọlọrun (o Deus supremo) colocou um pedaço de laterita vermelha (uma pedra de barro petrificado) na porta da casa deles.
A esposa de Ọrúnmìlá desejava tanto ser mãe que ele pediu a permissão divina para que a pedra se transformasse em um menino.
Com essa permissão de Ọlọrun a pedra se transformou e assim nasceu Eṣú.