15/05/2026
(AE. 128. "E o que vencer não sofrerá a segunda morte" ). - "E o que vencer não sofrerá a segunda morte". Que isto signifique que aquele que permanece na genuína afeição do vero até o fim de sua vida no mundo virá ao novo céu vê-se pela significação de 'vencer', quando se trata daqueles que desejam as cognições do vero e do bem provenientes da Palavra, que é permanecer na genuína afeição do vero até o fim da vida no mundo. - Diz-se 'o que vencer' porque esses são os que suportam a tentação espiritual que vem dos males e falsos, e combatem. Vencer é resistir aos males e falsos, domá-los e subjugá-los como seus inimigos. Mas ninguém vence se não permanece na afeição espiritual do vero até o fim da vida no mundo. (Se vencer), então a obra está completa, pois o homem permanece na eternidade tal como então é, ou seja, tal como foi sua vida até esse término; a morte é a sua conclusão. - Mas, ninguém pode vencer senão pelo Senhor somente. - O homem que crê vencer por si mesmo e não pelo Senhor n'Ele, não vence, mas sucumbe, pois é a fé espiritual que vence, e nada da fé espiritual vem do homem, mas tudo que é da fé vem do Senhor. - (O que é a fé espiritual, vê-se no opúsculo Do Juízo Final, nºs 33-39; e, na Doutrina da Nova Jerusalém, nºs 108-109. E, o que é a tentação espiritual, nºs 187-201 ali). - Que 'não sofrer a segunda morte' seja vir ao novo céu ninguém pode saber se não sabe o que é o 'primeiro céu' e o que é o 'novo céu', dos quais se trata no Apocalipse (cap. 21). Mostrou-se alguma coisa a respeito do que é o 'primeiro céu' no opúsculo Do Juízo Final, nºs 65-72, e do que é o 'novo céu' na Nova Jerusalém e sua Doutrina, nºs 1-7. - Mas o que é a 'primeira morte' e o que é a 'segunda morte', como também o que é a 'primeira ressurreição' e a 'segunda ressurreição', isso se dirá na explicação dos capítulos 20 e 21, onde se diz:
"Os restantes dos mortos não reviverão, até que tenham sido completados mil anos; esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na segunda ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem poder, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo" (Ap. 20:5, 6)
"A parte deles será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte" (Ap. 21:8).
Daí é evidente que a 'segunda morte' é a danação. Assim, sofrê-la é ser condenado e, ao contrário, não sofrê-la é ser salvo. E como todos aqueles que são salvos vêm ao novo céu, por isso, 'não sofrer a segunda morte' significa vir ao novo céu. Sobre esse céu e sobre os que estão ali, vide os nºs 2-6, no opúsculo Da Nova Jerusalém e sua Doutrina.