Histórico do surgimento do grupo de Vila da Penha
Sábado, 20 de abril de 2002
Tudo começou no coração do Grande e Soberano Deus. Seus desígnios de plena sabedoria determinaram que a semente desta nova igreja fosse lançada justamente neste ano inesquecível. O primeiro passo para o cumprimento de Seu desígnio veio da parte do próprio Deus, que deu ao seu servo
José Calixto, então pastor em Vila Kosmos a percepção de que a mesma apresentava um bom número de membros, e assim sendo poderia dividir-se para multiplicar. Uma matemática aparentemente estranha para alguns, porém, para Deus segura e satisfatória. Então com os primeiros membros reunidos em assembléia o pastor Calixto realizou uma reunião administrativa na qual apresentou ao plenário o convite para a formação de uma diretoria que iria conduzir o futuro grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia no bairro de Vila da Penha. Foi então apresentado o convite e o Espírito Santo apelou aos corações e transformou esse convite em uma convocação muito solene e especial. Um alto privilégio de poder cooperar com o Senhor. Um grupo de sete pessoas se dispuseram voluntariamente a assumir um cargo na pequena diretoria que ora se formava e implantou o trabalho do mais novo grupo da IASD. O local foi providenciado também pelo Todo Poderoso Deus antes mesmo que se cogitasse a possibilidade de existir um grupo naquele local, o qual nos foi alugado por um valor bem modesto. A diretoria foi formada pelos seguintes irmãos:
• Diretores: Antônio Russo e Ruth Vianna
• Tesoureiro: José Ferreira
• Secretária: Israelita Albuquerque
• Escola sabatina: Yolanda de Paula Luz
• Diaconato: Roberto França
• Operador de som: Rodrigo Moreira
No dia 20 de abril de 2002 realizou-se a inauguração do grupo da IASD em Vila da Penha, com sede na Rua Lafayette Stockler nº 11 – Sobrado. Realizou-se a Escola Sabatina e um emocionante culto de adoração com a presença do irmão Evandro que trouxe a mensagem da parte de Deus. O pastor Calixto também esteve presente em toda programação, e com uma oração de consagração constituiu a diretoria na presença de Deus. Nascia assim a pequena chama que recebeu de Deus a incumbência de irradiar a verdadeira luz em seus arredores no bairro de Vila da Penha. Ao longo desses nove anos, quatro meses e quinze dias, exatamente, foi possível contemplar as obras grandiosas de Deus em nosso favor. O elo de amor e união fraternal que nos une e dá a todos uma suave impressão do aconchego e do calor do Espírito Santo. O amor de Jesus envolveu este grupo ao longo de todo este tempo de existência e com ele tudo foi superado. O projeto dos centavos e dos cofrinhos desenvolveu em todos o desejo ardente de colaborar com Deus para a construção de um novo templo em terreno próprio. E o que dizer da revelação de dons e talentos. Ver o amadurecimento, o crescimento e o desenvolvimento de pessoas queridas que, ao tempo de Deus passaram a atuar eficazmente na casa de Deus. Todos os nomes são conhecidos por nosso Pai e o grande desejo que arde em nossos corações é de que esses nomes estejam escritos no Livro da Vida do Cordeiro. Finalmente, a maior e mais indelével marca deixada marca deixada em nossas vidas como fruto desses nove anos de existência, é a alegria que ultrapassa o entendimento pelas preciosas almas. Pessoas que se uniram a Cristo através do batismo, as quais são verdadeiros e valiosos troféus para a glória de Deus. Lembramos alguns nomes tais como: Eliani Lázaro, Laís, Kely, Ciça, Joel, Wilma, Samuel, Márcia Lázaro, Maria do Carmo, Rebeca, Sara, Jair, Paulo Nunes, Lídia Galvão, Lilian Sampedro e Carol Ferreira. Que Deus Maravilhoso. Os líderes que serviram a Deus ao longo destes nove anos deixaram contribuições importantes para serem sempre lembrados. São homens e mulheres que de alguma forma fizeram a diferença para que pudéssemos chegar ao dia de hoje. Os pastores: José Calixto, Lázaro Lottamer, Luciano Siqueira e o jovem Ygor de Carvalho que acreditou e lutou por essa realidade que hoje vivemos. Os diretores: Antônio Russo, Ruth Vianna, Daniel Rodrigues, Roberto França, Abraão Alves, Anderson Borges, Rodrigo Moreira, Sandra Ferreira, Cleire Soares Getirana, Marcelo Getirana e José Ricardo. Portanto, hoje, elevamos a Deus a mais profunda e solene adoração em gratidão por todo o cuidado, amor e direção concedidos ao longo desses anos. E pela felicidade e responsabilidade a nós confiada neste momento em que oficialmente nasce a IASD em Vila da Penha. A missão dessa igreja é ganhar preciosas almas para Cristo, pregando o Evangelho Eterno, levando assim a verdadeira luz. Que Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé possa nos abençoar e nos dar a vitória pelo poder do Espírito Santo. Relatora: Fernanda Cristina dos Santos Ferreira – 04/09/2011