Darcy Bittencourt Costa, no bairro de Olaria – RJ. Após a construção Dom Eugênio, então Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pediu que a Capela se tornasse uma comunidade paroquial. Assim, a nova comunidade passou a chamar-se, desde o início, Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Por ser uma comunidade paroquial, esta necessitava de um dirigente pastoral. Em Março de 1972, Dom
Eugênio assinou contrato com Irmã Accácia de Araújo Lima, Provincial das Irmãs Doroteias do Brasil Sul, pelo qual esta se comprometia a ceder três ou quatro irmãs para assumirem uma Paróquia. Em 29 de março, o Comandante da Polícia Militar entregou as chaves do Conjunto Habitacional de Olaria ao Governador do Estado da Guanabara, que repassou ao Sr. Dom Eugênio entregou-a à Irmã Provincial, que a passou às mãos da Coordenadora do Conjunto, Irmã Maria Amélia Figueiredo Leal. Em 03 de abril, chegaram as primeiras Irmãs da Congregação das Dorotéias: as irmãs Leal, Paes Barreto, Maria Madalena e Aragão vieram de Nova Friburgo ao Rio, em companhia de Irmã Araújo Lima, para prepararem a casa. Após alguns dias, chegou a imagem de Nossa Senhora de Fátima. No dia 11, as Irmãs passaram a habitar a casa – com elas, Jesus Sacramentado – e, no dia 21, iniciaram o apostolado, com as primeiras visitas aos apartamentos, sendo sempre bem recebidas. Os trabalhos pastorais da comunidade foram iniciados com muita dificuldade, pois faltava um espaço, visto a Paróquia ser muito pequena; as celebrações da Santa Missa, os Batismos e os encontros da catequese, casamentos, eram realizados na rua, e às vezes no Clube Olariense aos finais de semana pelos sacerdotes que eram solicitados, ou pelo padre Bernard. E em 1972 celebrou-se a primeira turma de Primeira Eucaristia. Dentre todos os trabalhos realizados pelas Irmãs estas não deixavam de fazer também visitas freqüentes às famílias do bairro e foi através desta visitas que o número de paroquianos aumentou na Paróquia. Assim houve com o passar do tempo a necessidade de se aumentar o espaço físico, para melhor acolher aos paroquianos, este aumento aconteceu várias vezes dentro das necessidades de cada época, até chegar ao limite atual. Em 13 de maio, com uma Missa celebrada por Padre José Santos, foi solenemente inaugurada a Capela de Nossa Senhora de Fátima, estando presentes a Irmã Provincial e várias outras Irmãs, tanto do Colégio do Rio como do de Nova Friburgo, assim como Religiosas de outras Congregações. E no dia 21 de junho, finalmente, foi fundada a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, visando a atender a demanda, no Conjunto Habitacional de Olaria, de fiéis confiados por Deus. Por volta do segundo semestre de 1989, as Irmãs Dorotéias se desligaram da Comunidade. Bernard, então, solicitou à Madre Maria Bernadete que as Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho ajudassem na Administração Paroquial. Seu pedido foi atendido e foram enviadas à nossa Paróquia as irmãs Inês, Amábilis e Eliúde. Logo depois vieram as Irmãs Madalena, Clémens, Paulina, Consolata, Roseli, Apolônia e Priscila, que deram continuidade aos trabalhos começados pelas Irmãs Dorotéias. Como a comunidade paroquial tinha crescido consideravelmente, a paróquia já não comportava o número de fiéis. Por isso, em 13 de maio de 2000, após 5 anos de projetos, deu-se início à obra que ampliaria os espaços físicos paroquiais, podendo dar melhor suporte aos paroquianos e seus trabalhos pastorais. Atualmente, a Paróquia realiza diversos trabalhos pastorais e atende a inúmeros fiéis da redondeza e, mesmo com a obra, as atividades pastorais não deixaram de ser realizadas - pelo contrário, até se multiplicaram. Em 2010, a comunidade foi agraciada com a presença de um Sacerdote, Padre João Jefferson Chagas, que assumiu a Administração Paroquial e passou a residir em nossa Paróquia, possibilitando a realização de Celebração Eucarística diária e um pronto atendimento de Confissões, Unção dos Enfermos e outras atividades Sacramentais que só a um Sacerdote competem. As Irmãs do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho foram enviadas para uma nova Missão, estando algumas no Seminário Arquidiocesano de São José, outras atuando em outros estados do Brasil.