24/12/2025
Na Umbanda, o mês de dezembro é festejado desde seu início por conta das homenagens às Yabás: Iansã (dia 04), Oxum (dia 08) e Yemanjá (dia 31). Esta última, recebe na passagem de ano, milhares de devotos em suas areias brancas, que imbuídos dos sentimentos de esperança, fé e gratidão, levam suas oferendas acompanhadas de seus pedidos e agradecimentos, numa tradição secular, que apesar de toda repressão se mantém viva e firme.
No dia 25, a Umbanda, por princípios crísticos, comemora o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o filho amado do Pai Oxalá, o Mestre do amor, da caridade, da tolerância e do perdão. Velas acesas, flores, frutas, pão e vinho tinto, enfeitam os altares umbandistas, como uma forma de homenagear e agradecer Àquele que trouxe lições tão importantes para a evolução espiritual da humanidade. É dessa forma, que a religião de Umbanda reafirma seu compromisso com tudo que foi ensinado pelo Mestre Jesus, fazendo da caridade um exercício constante para levar àqueles que a procuram, os bálsamos da esperança, da fé e da compaixão. A Umbanda é crística por excelência! Afinal, é a única religião que ao receber em seus Templos um irmão necessitado, não lhe impõe nenhuma condição para ser atendido em seus anseios. Todos são recebidos na Umbanda como Jesus Cristo recebia os que lhe procuravam...