12/09/2025
Posse dos membros do Tribunal Eclesiástico da Eparquia marca novo capítulo da justiça
O evento foi celebrado durante a Divina Liturgia na Catedral da Eparquia, no Rio de Janeiro, e consolida institucionalmente a missão jurídica da Igreja oriental no Brasil.
No sábado, 3 de agosto de 2025, a Catedral de São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sede da Eparquia Greco-Melquita Católica do Brasil, acolheu com alegria e solenidade a cerimônia de posse dos membros do Tribunal Eclesiástico Eparquial. A celebração litúrgica, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom George Khoury – Eparca e Presidente do Tribunal, concelebrada por Mons. André Sampaio – Vigário Judicial – e Pe. Vitor Pereira – Vice-Chanceler e membro do Tribunal. Contou também com a presença dos demais membros e dos fiéis.
Este momento solene marca a consolidação de um passo importante já noticiado anteriormente pela Eparquia, quando, no dia 13 de julho, foi celebrada a Missa em Ação de Graças pela constituição oficial do Tribunal Eclesiástico Eparquial. Na ocasião, foram lidos os decretos de criação do tribunal e de nomeação de seus membros, agora empossados oficialmente para o exercício da missão.
Em nome de Dom George e do Vigário Judicial, Mons. André Sampaio de Oliveira, foi divulgada uma mensagem oficial de saudação e parabenização aos novos membros, ressaltando a importância da missão que assumem no seio da Igreja:
“Com grande alegria e gratidão a Deus, celebramos este momento marcante para a vida eclesial de nossa Eparquia… Que o Espírito Santo os conduza em cada decisão, concedendo sabedoria, prudência e caridade pastoral.”
O Tribunal Eclesiástico é responsável por julgar causas no foro do Direito Canônico, especialmente processos de nulidade matrimonial, e garante à comunidade greco-melquita no Brasil um serviço pastoral de justiça mais próximo, acessível e fiel à tradição oriental católica.
A celebração reafirmou o espírito de comunhão e zelo pela missão eclesial, destacando também os laços de confiança e responsabilidade pastoral que guiam esta nova etapa da vida jurídica da Eparquia. Aos membros ausentes por motivos justificados, a mensagem estendeu a mesma estima e comunhão espiritual.
Ao final da celebração, todos os presentes foram convidados a confiar à proteção de Nossa Senhora do Paraíso, Padroeira da Eparquia, os trabalhos e decisões do Tribunal, para que sejam sempre norteados pela verdade, misericórdia e justiça evangélica.