29/11/2024
E hoje o vem repleto de reflexões…
A ingrata amnésia….
Seis anos de dedicação se dissolvem como névoa na manhã... Como água que escorre entre os dedos, levando consigo memórias de noites em claro, preces sussurradas, conselhos oferecidos com o coração aberto. O tempo, esse tecedor de laços, parece agora um mero fio partido no tear da vida.
Por seis anos, minhas mãos estenderam-se como ponte sobre águas turbulentas, minha voz ecoou como bálsamo em momentos de aflição, meus olhos velaram noites de angústia. Cada problema seu tornou-se meu, cada vitória sua foi celebrada como própria. O sacerdócio não é apenas um título - é uma entrega, uma doação constante de si mesmo.
Mas eis que um único ato, uma escolha pessoal transforma o guardião em réu. De conselheiro a criminoso. De pai espiritual a fraudador. O tribunal da ingratidão não possui júri - apenas juízes implacáveis que, em sua soberba, esqueceram-se de sua própria humanidade.
Como é frágil a memória dos que se julgam superiores! Como é seletivo o esquecimento daqueles que, vestidos de moral, se esquecem de erros pretéritos… Sorrateiramente, como sombras que fogem da luz, cancelam compromissos, bloqueiam caminhos, erguem muros de silêncio. E eu, que sempre estive presente, torno-me ausente por decreto unilateral.
As palavras da sábia Mãe Arlete Moitta ecoam como verdade atemporal.. Aqueles que, nutridos com o leite da espiritualidade, voltam-se contra o seio que os alimentou.
Mas o sacerdócio não se mede pela gratidão recebida, e sim pelo amor ofertado. A missão como Pai e Sacerdote foi e será sempre cumprida com dedicação inabalável, com responsabilidade inquestionável, com amor incondicional. Que o Grande Arquiteto do Universo seja testemunha: o que foi plantado com amor, mesmo que não colhido com gratidão, permanece sagrado em sua essência.
E assim, seguimos: sempre em frente. Pois o rio da vida não para seu curso por causa das pedras em seu leito - ele simplesmente as contorna, seguindo seu destino eterno.
Pai Daniel.