29/05/2026
Em preparação para a Solenidade de Corpus Christi, celebrada este ano em 4 de junho, a Igreja de Sant’Ana – Santuário da Adoração Perpétua, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), realiza entre os dias 28 de maio e 3 de junho a 100ª Semana Eucarística. A celebração deste ano acontece em sintonia com o centenário da Obra da Adoração Perpétua no Brasil e da presença dos padres sacramentinos no santuário.
A Semana Eucarística é promovida pela Congregação do Santíssimo Sacramento, cujos membros são conhecidos como padres sacramentinos, e tem como tema “Eucaristia, unidade e missão” e lema “Embora sendo muitos, formamos um só corpo” (1Cor 10,17).
Segundo o vigário episcopal do Vicariato de Pastoral da arquidiocese do Rio, cônego Cláudio dos Santos, a celebração deste ano quer recordar a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja.
“Embora sendo muitos, formamos um só corpo. E com certeza é isso que a Eucaristia faz acontecer em cada um de nós”, disse o padre, segundo material divulgado pela arquidiocese do Rio.
A Igreja de Sant’Ana é o primeiro santuário de adoração perpétua do Brasil. A prática começou em 1926, quando o então arcebispo do Rio de Janeiro, dom Sebastião Leme Silveira Cintra, confiou aos padres sacramentinos a direção da Obra da Adoração Perpétua no local. Desde então, fiéis se revezam dia e noite diante do Santíssimo Sacramento no templo.
Segundo o cônego Cláudio, a presença dos religiosos “foi e é fundamental para manter viva essa prática contínua de adoração”.
Para ajudar os fiéis durante a Semana Eucarística, foi preparado um livrinho para orientar os momentos de Hora Santa. “Está pautado sobre o tema e o lema, levando-nos à reflexão e impulsionando-nos cada vez mais à missão”, disse o cônego.
Durante a semana, haverá momentos de oração e formação organizados por grupos e pastorais, mas “as pessoas podem ir à Igreja de Sant’Ana não apenas para a Hora Santa do seu grupo, mas em qualquer dia, para fazer seu momento de adoração a Jesus”, concluiu.
📌 Siga ACI Digital para mais conteúdo católico.