04/02/2023
Evangelho (Mt 5,13-16)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.14Vós sois a luz do mundo. Não pode f**ar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Palavra da salvação.
O sal da terra é claramente um grão que quando agente derrama, os grãos se espalha. Nós somos como grãos da terra. O sal se ele tem sabor ele dar o sabor a comida. Se o sal f**a insosso ele f**a sem sabor e você não consegue fazer com que ele tenha sabor pra que ele dê o sabor. Assim somos nós, como assim ? Quem está na graça de Deus, quem tem o sabor da graça de Deus pode saborear com o amor o mundo. Na família, nas pessoas que não estão na conversão, na sociedade em que ninguém se ama. Nós podemos dar sabor a esse mundo, fazendo o bem pras pessoas. Mas para darmos o sabor, não podemos perder o sabor que é a graça de Deus.
Ao mesmo tempo, podemos ser luz do mundo. A luz ela existe para clarear o local escuro. Por exemplo a primeira coisa que vc faz ao chegar em casa, que ela está escura é acender a luz. O candeeiro no tempo de Jesus era um objeto que servia para acender o fogo como uma vela. Só que à uma diferença: na vela você acende o fogo direto, já no candeeiro você coloca óleo para que o fogo se consuma. Aí vc coloca o candeeiro numa parede para que ele brilhe em todo o lugar escuro. Lembra bem a parábola das dez jovens ou dez virgens em que as prudentes tinham óleo e as imprudentes não tinha. Daí o noivo já tinha chegado e as prudentes f**aram atentas ao aviso e entraram para o casamento. Enquanto as imprudentes foram ao mercado comprar óleo e depois chegaram atrasadas e não entraram.
A nossa claridade são as nossas boas atitudes, as boas ações. Fazer uma boa ação é um dever que a todo tempo devemos cumprir para agradar a Deus. Assim como a luz ilumina, nós também podemos iluminar o mundo, mudar esse mundo cheio de trevas, cheio maldades e de diversas coisas maliciosas. E também essa luz é Jesus. Ele é a luz que veio para tirar as trevas do pecado. O pecado causa dentro de nós uma escuridão onde a pessoa não sabe se encontrar. Ela f**a perdida na situação do pecado. Se encontre nessa luz que é Jesus, não fique nas trevas, saia da escuridão, porquê você estando na escuridão você não sabe nem mesmo aonde vc está. Vá para a luz que é Jesus, porquê é nele que você se encontra, é em Jesus que você se salva do pecado.
Amém