28/01/2021
Ser de Òrìṣà não evita termos problemas, porém, se aplicarmos a sabedoria de Òrìṣà em nossas vidas, superarmos os problemas com maior facilidade.
Cada vez que atravessamos um problema que se repete, devemos nos questionar qual é a atitude que temos que permite que tal situação seja constante em nossa vida e assim procurar compreender como evitar.
Quando enfrentamos um problema jamais vivido, devemos fazer a mesma reflexão, afinal, não custa solucionar com agilidade um momento difícil.
Os Yorùbá nos ensinam que há algumas formas de se evitar problemas, a primeira é sempre observar o nosso próprio comportamento e caráter, sabe aquele ditado, "errar uma vez é humano, duas é burrice", lembrou? Então, esse ditado embora não seja Yorùbá, está totalmente alinhado ao que essa cultura nos ensina sobre o erro, problemas e o tempo.
Quando erramos menos, certamente teremos menos problemas e perderemos menos tempo.
Em nossa sociedade é muito comum culparmos os outros, seres humanos e/ou divinos pelo mal que nos assola, mas, sábio é aquele que procura identificar o seu próprio erro, refletir sobre o mesmo e não mais repetir.
Òrìṣà não exige perfeição do seu devoto, mas, Òrìṣà gosta de ver um movimento constante rumo a evolução, rumo ao que chamamos de ìwà pẹ̀lẹ́, ou, ìwà rere.
Esse movimento não é fácil, pois, não é um movimento externo, feito para a sociedade, é um movimento interno, feito para nós mesmos.
Bom dia.
Ire o!