Fundado em 13 de Maio de 1985 pelos dirigentes espirituais, Pai André e Mãe Fátima, o Templo de Umbanda Vovô Serafim e Ogum Três Espadas tem como mentores espirituais os guias: Ogum Três Espadas e Preto Velho Vovô Serafim. Ao longo desses vários anos, o Templo tem prezado pelo progresso e desenvolvimento da Umbanda em diversos aspectos: material, espiritual, filosófico, moral, político, mediúnico,
dentre outros. Nosso maior objetivo é desenvolver e formar médiuns Umbandistas, além da prática da caridade em todos os sentidos da palavra, seja ela por meio de atendimento espiritual, ou de prestação de assistência social, na medida do possível. Fundada em 1985 uma Tenda de Umbanda pelo Pai André e pela Mãe Fátima. Na ocasião, por vontade divina, tiveram a benção do Sr. Ogum Três Espadas (Entidade de Pai André) e do Vovô Serafim (Entidade de Mãe Fátima) para que nascesse uma nova casa da Religião da Umbanda. No início, foram vários irmãos de uma mesma família que se puseram a trabalhar, eles formavam um time de 9 pessoas com fé e determinação. Hoje, após mais de 30 anos de trabalho sério, agregamos mais de 200 médiuns nesta casa, consolidando uma corrente de firmeza e força. Através do interesse das Entidades-Chefes que aqui trabalham e dos nossos Pais Espirituais, muitos obtêm orientação, fé e caridade, provocando o crescimento da Umbanda. Nos dias 23 de Abril e 13 de Maio fazemos reverências aos Guias- Chefes em suas datas de comemoração, são nossas saudações a Eles e a todas as entidades que aqui trabalham. Hoje o que vemos dentro deste Templo é o resultado de um trabalho comunitário de todos os filhos que recebem constantemente a orientação sábia e dócil do Vovô Serafim, a convicção combativa e a proteção do Sr. Ogum Três Espadas. Nossos Guias que nos mostram que a união dos filhos é o que edificou esta casa, gerando assim este todo que perdurará na caridade, nos trabalhos, na dedicação e no crescimento da religião.