24/06/2022
“Capelinha de Melão, é de São João, É de cravo é de rosa é de manjericão. São João está dormindo não acorda não, acordai, acordai, acordai, João "
E a gente vai cantando porque foi assim que nos ensinaram até que um dia você se pergunta:
- Afinal o que é uma Capelinha de Melão ?
Se você esta vendo a foto e pensa que já descobriu o que é uma “capelinha de melão”, você está redondamente enganado.
Certo é que este não é um costume só aqui do Sudeste do Brasil, e a primeira vista a capelinha acima nos parece uma delicada representação de uma devoção... mas não é isso, ou pelo menos não é só isso! Alguém em algum momento resolveu achar que essa deveria ser a "Capelinha de Melão" e resolveu montar uma como diz a música, mas apesar de ela ser linda... errou; melhor dizendo: talvez não tenha errado e a capelinha acima se incorpore ao nosso folclore mas a origem da “capelinha de melão” vem lá do Rio Grande do Norte e na busca da verdadeira capelinha a gente vai descobrindo muitas coisas... uma mais linda que a outra.
Primeiro descobri que a palavra “capela” é o nome dado a uma “reunião de foliões durante a festa de São João. Em Portugal é “coroa de flores ou folhas ”, e em outros lugares como no Rio Grande do Norte, a tal da “capelinha” é um folguedo junino com cânticos pastorais realizado na noite de São João.
As dançarinas se apresentam em numero par, sempre com roupas e sapatos brancos tendo na cabeça uma "capelinha" de "flores de melão de São Caetano". Faixas azuis ou vermelhas partindo do ombro se entrecruzam no busto e terminam com um grande laço abaixo da cintura.
Todas cantam e dançam tendo nas mãos uma "lanterninha" com a vela acesa e uma bandeirola de São João.
"Os instrumentos que acompanham as cantantes são: violão, rabeca, clarineta solista e, hoje em dia, a sanfona e o pandeiro.
No final da dança, duas moças retiram o "diadema" da cabeça e colocam em seu lugar panos enfeitados com moedinhas de papelão dourado e ficam com aspecto de ciganas. Com uma bandeja na mão elas percorrem a plateia masculina pedindo esmolas. Enquanto colhem as esmolas cantam e esse canto é respondido pelo coro das jovens que ficaram no tablado"
“São João está dormindo, não acorda não
Acordai, Acordai, Acordai João “
Mas porque devemos acordar São João ?
Diz a tradição que São João gosta muito de festas e que ele adormece no dia 24 de junho pois se ficar acordado e ver as fogueiras que são acesas em sua homenagem ele não resiste e volta para a Terra.
Os fogos de artifício são lançados ao céu para “acordar o João" e chamar ele para vir para a festa !
São João é bem festeiro !
VIVA SÃO JOÃO !!!