22/05/2026
🌈 Pentecostes, Diversidade e Acolhimento: O Amor de Deus é para Todos e Todas
Na Capela Anglicana Cristo Redentor, comunidade da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, especialmente em caminhada com a Diocese Anglicana de São Paulo, cremos profundamente que todas as pessoas são filhas e filhos de Deus. Cremos que ninguém precisa ser “curado” de sua orientação sexual ou de sua identidade de gênero, porque Deus, em seu amor infinito, já conhece, ama e acolhe cada ser humano como ele é.
G**s, lésbicas, pessoas trans, não binárias e todas as expressões da diversidade humana não estão fora do amor divino. Pelo contrário: fazem parte da beleza da criação de Deus. O Espírito Santo, que sopra onde quer, manifesta-se também na diversidade da humanidade, nos dons, nas histórias, nos afetos e nos caminhos de vida de cada pessoa.
Nós cremos em todos os tipos de família onde exista amor, respeito, fidelidade, cuidado e dignidade. Porque o amor verdadeiro nasce em Deus. E Deus, em sua magnificência, criou seres humanos capazes de amar, de se apaixonar, de construir vida juntos. O amor é um só quando é vivido com verdade, justiça e cuidado mútuo.
Neste tempo de Pride, reafirmamos publicamente o nosso compromisso de acolhimento, inclusão e respeito. A Capela Anglicana Cristo Redentor se coloca como casa de oração, esperança e pertencimento para todas as pessoas, sem exceção. Aqui ninguém deve esconder quem é para ser amado por Deus, porque Cristo nunca condicionou o seu amor à aparência, à identidade ou à orientação de ninguém. Jesus acolheu, sentou-se à mesa com os excluídos, tocou os feridos e rompeu barreiras impostas pela religião e pela sociedade.
Há mais de 7 anos, a nossa igreja, por decisão sinodal e pela voz democrática de seus representantes, aprovou o casamento homoafetivo. Essa caminhada não nasceu de modismos, mas de uma profunda reflexão pastoral, bíblica, humana e espiritual. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil esteve entre aquelas que lutaram publicamente pelo reconhecimento da dignidade e dos direitos das pessoas LGBTQIA+, inclusive em espaços públicos e institucionais em Brasília. Isso faz parte da nossa caminhada missionária e do nosso entendimento do Evangelho.
E dentro da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil entendemos também que todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, podem exercer os seus dons e ministérios dentro da Igreja. Pessoas LGBTQIA+ podem servir no ministério leigo, na música, na liturgia, na pastoral, na missão e também no clero, porque carregam dentro de si o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo não exclui, não rejeita e não faz distinção entre aqueles que são chamados por Deus para servir, amar e anunciar o Evangelho.
Sabemos que muitas pessoas LGBTQIA+ carregam feridas profundas causadas pelo preconceito, pela exclusão e pela violência. Muitas foram expulsas de suas casas, rejeitadas por igrejas, sofreram agressões, humilhações e até perderam a esperança de viver. Isso não vem de Deus. O amor de Deus jamais se manifesta em ódio, violência ou exclusão. O amor de Deus é acolhimento, cuidado, dignidade e vida.
Que sejamos uma igreja acolhedora como Cristo foi. Que neste tempo de Pentecostes possamos compreender a beleza da diversidade dos dons derramados pelo Espírito Santo. Assim como, naquele primeiro Pentecostes, pessoas diferentes ouviam a mesma mensagem de amor em suas próprias línguas, hoje também somos chamados a reconhecer que Deus continua falando através da diversidade humana.
Que o Espírito Santo renove em nós a esperança, a compaixão e a coragem de amar sem medo. E que toda pessoa que chegar à Capela Anglicana Cristo Redentor encontre abraço, respeito, escuta e paz. Porque Deus ama a todos e todas. E ninguém está fora do alcance da graça divina.