16/05/2026
São exatamente 2 anos e 26 dias de construção de axé.
E quem olha apenas a obra pronta, muitas vezes não imagina quantas dores, lágrimas, noites sem dormir e guerras foram enfrentadas até aqui.
Construir uma casa de candomblé do zero não é somente levantar paredes… é sustentar fé quando tudo tenta derrubar. É aprender a sorrir mesmo cansado, é continuar mesmo ferido, é lutar contra batalhas espirituais, emocionais e até humanas sem perder o amor pelos Orixás.
Quantas vezes chorei em silêncio…
Quantas vezes pensei no peso da responsabilidade…
Mas também quantas vitórias eu vi acontecer através dessa porta. Quantas vidas chegaram desacreditadas e reencontraram força, direção, paz e esperança dentro do ASÉ COLINA.
Eu, Matheus De Oxóssi, sou grato por nunca desistir de amar, respeitar e honrar meus Orixás.
E hoje deixo aqui um desabafo e também uma reflexão:
Aprendam a valorizar sua casa de candomblé.
Muitas vezes vocês enxergam apenas os momentos bons, as festas, os sorrisos e a alegria… mas até o zelador passa por lutas, dores e provações. Se quem cuida da casa também enfrenta guerras, por que vocês não enfrentariam?
O axé não se constrói apenas com flores.
O axé é construído na resistência, na fé, no silêncio das lágrimas e na coragem de nunca abandonar aquilo que se acredita.
Seguimos…
Porque enquanto houver fé, haverá força para continuar construindo.
ASÉ COLINA. 🏹🌿
❤️💞❤️